PFL - Trabalhos de Conclusão de Curso - Santo Antônio de Pádua
Submissões recentes
-
O jogo como ferramenta de aprendizagem e avaliação no ensino de física
Com o intuito de melhorar a maneira como a Física tem sido abordada no Ensino Médio, na região do Noroeste Fluminense, pesquisamos opções viáveis para serem utilizadas em sala de aula. Com a intenção de tornar o estudo ... -
Sobre a relatividade no ensino médio: uma possível abordagem
Este trabalho possui como principal objetivo propor uma possível abordagem para o ensino de Física no Ensino Médio. Para tanto apresentamos inicialmente alguns desafios a serem superados pela pesquisa no ensino de Física. ... -
Nucleossíntese e evolução estelar no ensino de física
A nucleossíntese e a evolução estelar, juntamente com outros temas relacionados à formação e composição do universo geram grande curiosidade nas pessoas. Nesta conjuntura, manifestou-se um interesse de propiciar um melhor ... -
O ensino de física moderna em tempos de pandemia
A Física Moderna desperta nos alunos um certo receio, por se tratar de uma área não tão palpável como a Física Clássica, onde é possível visualizar fenômenos do cotidiano de uma forma macro. Ao contrário do que se pensa, ... -
Trabalhando com um aluno autista alguns conceitos da física através de uma abordagem diferenciada: experimento de baixo custo e aplicação de software
O Transtorno do Espectro Autista (TEA) nos indivíduos permaneceu incompreendido por muito tempo, fazendo com que muitos fossem excluídos, sem acesso à educação, a um diagnóstico e, portanto, a uma saúde de qualidade. ... -
Antipartículas no ensino médio: análise dos livros didáticos e propostas de abordagem
A Física de Partículas Elementares compõe uma das grandes áreas da pesquisa científica. Nesta perspectiva, compreendida a incorporação da área pela BNCC, buscou-se aspectos ligados à contemporaneidade que fossem capazes ... -
Ensino de física: material didático adaptado para alunos com deficiência visual
O propósito central deste trabalho é desenvolver material didático especializado para alunos cegos e com baixa visão. A Física é disciplina essencial na formação dos alunos, sendo encarada por muitos como algo complexo, o ... -
O ensino de física para deficientes visuais: uma proposta aplicada à aprendizagem de eletricidade
A construção de uma visão que remete a aspectos inclusivos é necessária em todos os âmbitos sociais. No contexto educacional, a inclusão escolar é uma forma de materialização desta visão, que pode ser efetivada por meio ... -
A história da participação feminina no desenvolvimento da física nuclear incorporada ao ensino dessa temática
Este trabalho tem como objetivo elaborar alternativas para propiciar o debate de gênero no Ensino de Física na Educação Básica, ao versar sobre a importância que as mulheres tiveram no desenvolvimento da Física Nuclear e ... -
Ensino interdisciplinar: a física no esporte
O presente trabalho propõe abordar a interdisciplinaridade entre o ensino da física e o esporte, visando minimizar as dificuldades dos alunos no aprendizado, tornando a aula mais atrativa e dinâmica. A escolha do tema é ... -
Do visível ao invisível: uma proposta didática para o ensino da radiação eletromagnética do ensino médio
Este trabalho de conclusão de curso apresenta a construção de uma proposta pedagógica para o ensino das radiações através de uma sequência de aulas sobre assuntos tanto da Física Clássica quanto da Física Moderna para o ... -
O uso da experimentação como estratégia pedagógica no ensino de corrente contínua e alternada
A experimentação na Física tem um papel substancial na necessidade de averiguar uma determinada conjectura teórica. No ensino, o seu uso também tem se mostrado primordial como meio de auxiliar na aprendizagem de forma a ... -
A física forense como ferramenta de aprendizagem: uma proposta para o ensino médio
O ensino de física nas escolas torna-se desinteressante e pouco atrativo na medida em que é praticado sem uma contextualização, ou seja, sem a ligação com os elementos que motivam a própria existência da ciência. Por isso, ... -
A inclusão dos alunos da APAE de Além Paraíba com deficiência intelectual em aulas de física no ensino regular com recursos adaptados
A educação inclusiva vem ultrapassando concepções antigas de atendimentos especializados e mostrando cada vez mais sobre a importância da adaptação curricular. A aprendizagem está diretamente ligada ao currículo e quando ... -
Interdisciplinaridade e experimentação no ensino de física: o olho como instrumento óptico
O uso da interdisciplinaridade é uma ferramenta que se torna indispensável para conseguir um ensino dinâmico, contextualizado, que aproxime a/o estudante dos diversos conceitos que estão inseridos no cotidiano e que, às ... -
Abordando Física Moderna e Contemporânea na Educação Básica através de experimentos de baixo custo e suas aplicações
| Postado em: 2019Com uma breve observação nas aulas de Física do Ensino Médio, tornam-se nítidas as dificuldades encontradas pelos professores ao tentar ensinar os conceitos teóricos, de forma com que o aluno preste atenção e construa um ... -
O ensino de Física e o magnetismo na Educação Básica: abordando o efeito magnetocalórico
| Postado em: 2015O efeito magnetocalórico - EMC é uma das características dos materiais magnéticos. Este fenômeno foi descoberto no século XIX, mais precisamente no ano de 1881, e consiste na propriedade intrínseca que tais materiais têm ... -
Proposta de experimentos na sala de aula: fenômenos ondulatórios
| Postado em: 2017Com o propósito de contribuir com a incessante busca do aperfeiçoamento da qualidade do Ensino de Física no Ensino Médio, o presente trabalho propôs, dentro do panorama atual de diversas vertentes que se observam no sistema ... -
O uso do livro didático no ensino médio: podemos usar a história da ciência para ensinar sobre Galileu e a queda dos corpos
| Postado em: 2017Este trabalho monográfico teve por princípio dissertar e, também tendo como proposta, sobre o pertinente tema que hoje é bem discutido entre pesquisadores: a inserção da História da Ciência nas escolas como ferramenta ... -
A experimentação no ensino de eletromagnetismo no currículo mínimo do estado do Rio de Janeiro
| Postado em: 2016A Física é de grande importância dentro do currículo da Educação Básica por ser a base dos grandes avanços tecnológicos utilizados pela humanidade. Entretanto o processo de ensino e aprendizagem da disciplina encontra-se ...