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Title: Papel do setor de gestão de pessoas na adaptação pós contratação de intercambistas
Authors: Souza, Sophie Pereira Rodrigues de
metadata.dc.contributor.advisor: Castro, Carolina Lescura de Carvalho
metadata.dc.contributor.members: Fonseca Filho, Ari da Silva
Rocha, Saulo Barroso
Issue Date: 2013
Abstract: No mundo corporativo, as pessoas buscam diferenciação para conseguir as melhores vagas de emprego. Muitos estudantes, procurando algo que os diferencie e que os qualifique diante de um mercado competitivo, realizam um intercâmbio de trabalho para os Estados Unidos. Eles viajam para trabalhar durante três meses nesse diferente país. As empresas que recebem esses intercambistas, geralmente hotéis e resorts, têm um grande desafio de ajudar na adaptação desse funcionário estrangeiro, essa adaptação influenciará em seu desempenho e consequentemente nos resultados da empresa. O estudo desenvolvido tem como objetivo analisar a relação do intercambista com o setor de recursos humanos, avaliando de que forma esse setor auxilia esses funcionários. Foi utilizado como unidade de investigação um resort norte-americano, localizado na Virgínia, nos Estados Unidos, que desde 2005 recruta intercambistas de diferentes nacionalidades. Para conseguir alcançar o objetivo central, foi realizada uma pesquisa bibliográfica e exploratória, foi feita uma análise documental e foram entrevistados intercambistas que trabalharam no resort, assim como também a gerente de recursos humanos. Os resultados foram organizados em dois grandes temas (recrutamento e seleção; socialização), sendo agrupado em cada um deles um conjunto de categorias que apontam respostas ao objetivo proposto neste estudo.
metadata.dc.description.abstractother: At corporate world, people try to search differentiation to get the best jobs. Many students, looking for something to differentiate them and qualify them in this competitive corporate market, travel to United States to make a three months professional internship. The companies that receive these exchange students, usually hotels and resorts, have a big challenge to help those foreign employees in adapting them. This study is designed to analyze the relationship between the students and human resources sector, assessing how this company helps these employees. The research unit was a resort, located in Virginia, United States, that since 2005 recruit these students from different nationalities. To accomplish the main goal, was conducted a literature search and exploratory, it was made a analysis of documents and exchange students, who worked at the resort, were interviewed, as well as the human resources manager. The results were organized into two major themes (Recruitment and Selection, Socialization), being grouped into each of them a set of categories that link responses to the objective proposed in this study.
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/1371
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