Please use this identifier to cite or link to this item: https://app.uff.br/riuff/handle/1/1373
Title: Economia da experiência e turismo
Authors: Lopes, Pedro Henrique de Mendonça
metadata.dc.contributor.advisor: Vilela, Eduardo Antônio Pacheco
metadata.dc.contributor.members: Gandara, José Manoel Gonçalves
Machado, Marcello de Barros Tomé
Issue Date: 18-Jan-2016
Abstract: O presente trabalho faz um levantamento dos principais conceitos e características da Economia da Experiência e suas ligações com o turismo. Apresenta estudos de casos nacionais e internacionais que exemplificam as ideias expostas. No primeiro capítulo, há um apanhado histórico sobre a evolução do lazer e como se chegou ao formato atual de entretenimento. Em seguida, a experiência é apresentada como um ramo da oferta econômica e uma possível ferramenta de marketing. Diversas experiências de lugares e empreendimentos que contam alguma história, real ou criada, são citados para ilustrar a utilização das ferramentas da experiência pelas atividades turísticas. O trabalho foi realizado através de pesquisas em referências bibliográficos e da observação de diferentes aplicações práticas do tema. Os grandes autores, nos dois temas, foram citados, interligados e confrontados para dar embasamento teórico às ideias apresentadas neste estudo. Devido a alta customização e imersão nos produtos, as experiências acabam afetando e transformando os turistas. Conclui-se que o turismo deixa de ser visto como uma atividade de mera contemplação, para ser entendido como um elemento que propicia a imersão do turista nas diferentes culturas e experiências.
metadata.dc.description.abstractother: This work is a key concepts and characteristics survey of the Experience Economy and its links with tourism. It presents national and international case studies which exemplify the ideas outlined. In the first chapter, a historical overview on the leisure development and how this realm arrived at the current format of entertainment. Then the experience is presented as a branch of economic offering and a possible marketing tool. Several examples of places and businesses that tell any story, real or created, are cited to illustrate the use of the experience tools by tourist activities. The work was conducted through searches in bibliographic references and the observation of practical applications of the subject. Major authors in experience economy and tourism were cited, linked and compared to the theoretical ideas presented in this study. Due to high product customization and immersion in the experience, the tourists are affected and transformed by its consumption. It is concluded that tourism is no longer seen as an activity of pure contemplation, to be understood as an element that makes the immersion of tourists in different cultures and experiences.
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/1373
Appears in Collections:SGT - Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
85 - Pedro Lopes.pdf275.78 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.