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Title: Análise dos processos de gestão da qualidade em quatro restaurantes turísticos da cidade do Rio de Janeiro
Authors: Silva, Maria Gabriela Evangelista Soares da
metadata.dc.contributor.advisor: Spolon, Ana Paula Garcia
metadata.dc.contributor.members: Fratucci, Aguinaldo Cesar
Silva, Erly Maria de Carvalho e
Issue Date: 22-Jan-2016
Abstract: A alimentação pode deixar de ser apenas um elemento importante da viagem para se tornar o elemento motivador. Assim, torna-se importante saber qual o nível de qualidade que os estabelecimentos têm a oferecer aos turistas que buscam na alimentação a satisfação de seus desejos. Os indicadores de qualidade são ferramentas usadas para expressar quantitativamente algo que se considera importante para uma empresa, ajudando a mensurar resultados diante das estratégias utilizadas, podendo mantê-las ou modificá-las de acordo com a resposta obtida. Neste contexto, o desenvolvimento intenso da gastronomia e a acirrada concorrência em torno dos restaurantes têm exigido que as empresas invistam na qualidade. O presente trabalho busca entender como a gestão da qualidade tem sido abordada dentro dos estabelecimentos comerciais de alimentação e se há a utilização de indicadores no auxílio dessa gestão. Este estudo baseou-se em uma pesquisa bibliográfica acerca da história da gastronomia, da evolução dos restaurantes, da gestão da qualidade e do uso de indicadores. Posteriormente, uma pesquisa de campo, de natureza qualitativa, foi realizada com quatro restaurantes conceituados no cenário turístico da cidade do Rio de Janeiro, visando saber se esses estabelecimentos estão preocupados com a qualidade, se aplicam os conceitos da gestão da qualidade em sua administração, se empregam algum tipo de indicador e de que forma isso ocorre. Os resultados da pesquisa permitiram concluir que os estabelecimentos de alimentos e bebidas (A&B) focam a qualidade em todos os seus setores, utilizam diferentes tipos de indicadores de qualidade (apesar de desconhecerem este termo) e passam por fiscalizações semanais com o objetivo de avaliar os procedimentos adotados, desde a limpeza do espaço físico até o frescor dos alimentos, visando uma melhoria contínua.
metadata.dc.description.abstractother: The alimentation became the cause of a trip and not just an important element. So, it is important to know what kind of quality the food and beverage´s establishments are offering to the tourists that look for satisfaction of their desires tasting different food. The quality´s indicatives are an implement used to express in numbers something that is important to a company, helping to measure the results of the application of some strategics. This will help them to know if they need make changes or not. In this context, the gastronomy development and the increase of competition between restaurants oblige tem to invest in quality. This research tries to understand how the quality management is seen in the food and beverage companies and they use quality´s indicatives. This study is based in a bibliographic research about this history of the gastronomy, the evolution of the restaurants, the quality management and the use of quality´s indicatives. Besides that, an qualitative research was made with four respected restaurants in the touristic scenery of the city of Rio de Janeiro, driving to know if theses establishments are worried with the quality, if the apply the concepts of quality, if they use any kind of quality´s indicatives and how they do that. The results obtained in that research allowed conclude that the food and beverage establishments focus the quality in their management, they use some kinds of quality´s indicatives (although they don´t know this term) e are exposed a periodic tests with the purpose to evaluate the procedures like the cleaning and the fresh of the aliments looking for a continuous quality improvement.
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/1377
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