Browsing TGI - Trabalhos de Conclusão de Curso - Niterói by Issue Date
Now showing items 1-20 of 265
-
Encaminhamento de pacotes em redes orientadas a conteúdo
| Posted on: 2015Atualmente, os usuários da Internet estão mais interessados em obter conteúdos de interesse independentemente de onde estejam localizados e de quem envie esses conteúdos. Mais de 60% do tráfego atual da Internet são de ... -
Controle de braço mecânico
| Posted on: 2016Este trabalho desenvolveu uma aplicação para Braço Mecânico Leap Motion SDK para sistema operacional Windows. -
Suicídio : investigando as causas por meio da análise de dados?
| Posted on: 2017No presente artigo analisa-se a questão do índice de suicídio nos municípios, estados e regiões do Brasil nos primeiros 10 anos do século XXI e sua correlação com as diferenças socioeconômicas da população. Foram utilizadas ... -
aCAVE: augmented CAVEs for entertainment applications
| Posted on: 2018Os sistemas CAVE têm sido usado por soluções de realidade virtual por algum tempo. Estes sistemas mergulham os usuários em um ambiente onde as imagens são projetadas em suas paredes. Normalmente, nesses sistemas a interação ... -
Gamificação na educação: Uma proposta de ensino motivacional.
| Posted on: 2018Num contexto de evolução tecnológica e da transformação do modo de pensar da sociedade mediante as influências da era digital, novos métodos de ensino que se aproveitam da estrutura mental desenvolvida pelos alunos são ... -
Arquiteturas deep learning aplicadas em veículos autônomos
| Posted on: 2018Existem diversos modelos e parâmetros que podem ser utilizados ao classificarmos imagens utilizando \emph{Deep Learning}. Essas diversas variações afetam diretamente a qualidade das predições realizadas, e no contexto de ... -
Detecção de transtorno de personalidade narcisista a partir de tweets: um estudo preliminar
| Posted on: 2018As redes sociais são ambientes extremamente ricos em informações pessoais. É possível entender um indivíduo apenas analisando textos de autoria própria. É nesse tipo de análise que reside a identificação da sua personalidade, ... -
Sistema de votação eleitoral brasileiro: um modelo conceitual
| Posted on: 2018A votação eletrônica é realidade no Brasil e em outros países do mundo desde a década de 1990. Desde então, a adoção de sistemas e dispositivos tecnológicos por diversas nações do mundo aumentou consideravelmente. Com maior ... -
e-Chamada : o desenvolvimento e implantação de um sistema para o controle de frequência universitária
| Posted on: 2018Este trabalho tem como objetivo desenvolver um sistema digital que permita ao professor substituir o processo atual de registrar a presença de aluno na sala de aula por um processo que consuma menos tempo e seja menos ... -
Grafápagos : ferramenta desplugada para auxiliar o ensino de grafos e algoritmos em grafos no ensino básico
| Posted on: 2018Este projeto consiste na criação da ferramenta Grafápagos, de ensino desplugado de conceitos da Ciência da Computação, especificamente de Algoritmos em Grafos.Seguindo os princípios de projetos desplugados, o objetivo é ... -
Análise do perfil de eleitores brasileiros com mineração de dados abertos governamentais
| Posted on: 2018Atualmente, o Brasil é um país onde o sistema de votação é visto como avançado em termos de informatização. Em cada eleição, uma grande quantidade de dados é gerada e, com base em números estatísticos, são efetuados estudos ... -
A antecipação da incompletude dos sistemas formais por Emil Post durante a crise dos fundamentos da matemática
| Posted on: 2018Com a crise dos fundamentos da matemática, no final do século XIX e come ̧co do XX, teóricos produziram trabalhos para solucionar os problemas dessa ciência. Post foi um matemático cuja vida acadêmica coincide com esse ... -
Criptanálise aplicada ao DES: comparação e aplicação de métodos de GPU
| Posted on: 2018O DES foi o esquema de criptografia simétrico utilizado como padrão internacional por mais de 20 anos subsequentes e é considerado como o precursor da pesquisa em criptografia e criptanálise por parte da comunidade acadêmica ... -
Geração de mapas de iluminação baseado em topologia estimada para iluminação de sprites.
| Posted on: 2018Jogos 2D geralmente utilizam sprites que precisam ser iluminados artificialmente. Embora este processo seja trivial quando os sprites vem de modelos 3D, isso não acontece quando foram desenhados por um artista. Este ... -
Um player para General Game Playing baseado em busca na árvores de Monte Carlo
| Posted on: 2018Neste trabalho será abordado o tópico de General Game Playing (GGP) que é uma subárea da Inteligência Artificial, e consiste em desenvolver formas de modelar e resolver jogos de modo genérico. O objetivo principal deste ... -
Ciência da computação desplugada
| Posted on: 2018Muitos locais têm acesso precário de infraestrutura, isto é, sem energia elétrica ou computadores disponíveis. Com base nessa informação, esse projeto tem os seguintes objetivos: 1. mostrar uma nova possibilidade de ensino ... -
Maximus: automatizando tarefas por voz
| Posted on: 2018No mundo atual, as pessoas estão cada vez com mais tarefas para serem realizadas, o que faz o tempo possível a ser dedicado a tais tarefas cada vez menor. Na tentativa de aliviar o tempo gasto em cada tarefa, assistentes ... -
Correção de inconsistências nos dados de GPS de ônibus do Rio de Janeiro
| Posted on: 2018Com os avanços recentes na coleta de dados urbanos, consequência da evolução de diversos tipos de sensores, das tecnologias de comunicação sem fio e da capacidade de armazenamento de dados, surgem oportunidades para o ... -
Analisando técnicas de captura de movimento
| Posted on: 2018O conceito de animação, primeiramente utilizado pelo cartunista Winsor McCay, em 1911, que conseguiu obter o movimento de um personagem desenhando-o em múltiplos pedaços de papel, que eram visualizados segundo uma certa ... -
Um sistema para instanciação de máquinas virtuais em múltiplos provedores de nuvem: Sistema Multinuvem
| Posted on: 2018A computação em nuvem já existe na prática há poucas décadas. Em 1960, John McCarthy teorizou, pela primeira vez, algo que pudesse se encaixar neste conceito, sugerindo que a computação fosse usada como uma utilidade ...