Please use this identifier to cite or link to this item: https://app.uff.br/riuff/handle/1/1377
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorSpolon, Ana Paula Garcia-
dc.contributor.authorSilva, Maria Gabriela Evangelista Soares da-
dc.date.accessioned2016-01-22T14:00:38Z-
dc.date.available2016-01-22T14:00:38Z-
dc.date.issued2016-01-22-
dc.identifier.urihttps://app.uff.br/riuff/handle/1/1377-
dc.description.abstractA alimentação pode deixar de ser apenas um elemento importante da viagem para se tornar o elemento motivador. Assim, torna-se importante saber qual o nível de qualidade que os estabelecimentos têm a oferecer aos turistas que buscam na alimentação a satisfação de seus desejos. Os indicadores de qualidade são ferramentas usadas para expressar quantitativamente algo que se considera importante para uma empresa, ajudando a mensurar resultados diante das estratégias utilizadas, podendo mantê-las ou modificá-las de acordo com a resposta obtida. Neste contexto, o desenvolvimento intenso da gastronomia e a acirrada concorrência em torno dos restaurantes têm exigido que as empresas invistam na qualidade. O presente trabalho busca entender como a gestão da qualidade tem sido abordada dentro dos estabelecimentos comerciais de alimentação e se há a utilização de indicadores no auxílio dessa gestão. Este estudo baseou-se em uma pesquisa bibliográfica acerca da história da gastronomia, da evolução dos restaurantes, da gestão da qualidade e do uso de indicadores. Posteriormente, uma pesquisa de campo, de natureza qualitativa, foi realizada com quatro restaurantes conceituados no cenário turístico da cidade do Rio de Janeiro, visando saber se esses estabelecimentos estão preocupados com a qualidade, se aplicam os conceitos da gestão da qualidade em sua administração, se empregam algum tipo de indicador e de que forma isso ocorre. Os resultados da pesquisa permitiram concluir que os estabelecimentos de alimentos e bebidas (A&B) focam a qualidade em todos os seus setores, utilizam diferentes tipos de indicadores de qualidade (apesar de desconhecerem este termo) e passam por fiscalizações semanais com o objetivo de avaliar os procedimentos adotados, desde a limpeza do espaço físico até o frescor dos alimentos, visando uma melhoria contínua.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Cesar Lemos (cesarascesar@gmail.com) on 2016-01-18T13:38:39Z No. of bitstreams: 1 40 - Maria Gabriela Silva.pdf: 1853285 bytes, checksum: e6c6471a9d47dc71e812f43ffa0b8827 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Jussara Moore (jussaramoore@id.uff.br) on 2016-01-21T16:07:02Z (GMT) No. of bitstreams: 1 40 - Maria Gabriela Silva.pdf: 1853285 bytes, checksum: e6c6471a9d47dc71e812f43ffa0b8827 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-01-22T14:00:38Z (GMT). No. of bitstreams: 1 40 - Maria Gabriela Silva.pdf: 1853285 bytes, checksum: e6c6471a9d47dc71e812f43ffa0b8827 (MD5)en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsOpen Accesspt_BR
dc.titleAnálise dos processos de gestão da qualidade em quatro restaurantes turísticos da cidade do Rio de Janeiropt_BR
dc.typemonografia de conclusão de cursopt_BR
dc.subject.keywordTurismo gastronômicopt_BR
dc.subject.keywordGestão da qualidadept_BR
dc.subject.keywordIndicadores de qualidadept_BR
dc.subject.keywordRestaurantespt_BR
dc.subject.keywordRio de Janeiro - RJpt_BR
dc.contributor.membersFratucci, Aguinaldo Cesar-
dc.contributor.membersSilva, Erly Maria de Carvalho e-
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR
dc.subject.descriptorGestão da qualidadept_BR
dc.subject.descriptorRestaurantept_BR
dc.subject.descriptorTurismopt_BR
dc.subject.descriptorGastronomiapt_BR
dc.subject.keywordotherGastronomic tourismpt_BR
dc.subject.keywordotherQuality managementpt_BR
dc.subject.keywordotherQuality´s indicativespt_BR
dc.subject.keywordotherRestaurantspt_BR
dc.subject.keywordotherRio de Janeiro - RJpt_BR
dc.description.abstractotherThe alimentation became the cause of a trip and not just an important element. So, it is important to know what kind of quality the food and beverage´s establishments are offering to the tourists that look for satisfaction of their desires tasting different food. The quality´s indicatives are an implement used to express in numbers something that is important to a company, helping to measure the results of the application of some strategics. This will help them to know if they need make changes or not. In this context, the gastronomy development and the increase of competition between restaurants oblige tem to invest in quality. This research tries to understand how the quality management is seen in the food and beverage companies and they use quality´s indicatives. This study is based in a bibliographic research about this history of the gastronomy, the evolution of the restaurants, the quality management and the use of quality´s indicatives. Besides that, an qualitative research was made with four respected restaurants in the touristic scenery of the city of Rio de Janeiro, driving to know if theses establishments are worried with the quality, if the apply the concepts of quality, if they use any kind of quality´s indicatives and how they do that. The results obtained in that research allowed conclude that the food and beverage establishments focus the quality in their management, they use some kinds of quality´s indicatives (although they don´t know this term) e are exposed a periodic tests with the purpose to evaluate the procedures like the cleaning and the fresh of the aliments looking for a continuous quality improvement.pt_BR
dc.identifier.vinculationAluno de Graduaçãopt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal Fluminensept_BR
dc.degree.departmentDepartamento de Turismopt_BR
dc.degree.date2008-12-02-
dc.degree.localNiterói, RJpt_BR
dc.degree.cursoCurso de Turismopt_BR
dc.publisher.departmentNiteróipt_BR
Appears in Collections:SGT - Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
40 - Maria Gabriela Silva.pdf1.81 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.