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Title: Rendimento acadêmico dos aspirantes da Escola Naval: uma abordagem por regressão quantílica
Authors: Gualberto, Luciana Cavalcante
metadata.dc.contributor.advisor: Carvalho, Márcia Marques de
metadata.dc.contributor.members: Carvalho, Márcia Marques de
Lobão, Waldir Jesus de Araujo
Machado, Danielle Carusi
Issue Date: 2017
Publisher: Universidade Federal Fluminense
Citation: GUALBERTO, Luciana Cavalcante. Rendimento acadêmico dos aspirantes da Escola Naval: uma abordagem por regressão quantílica. 2017. 67f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação de Estatística) - Instituto de Matemática e Estatística, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2017
Abstract: O presente trabalho tem como objetivo analisar o desempenho acadêmico dos Aspirantes da Escola Naval, uma vez que suas notas são fator de influência na antiguidade que levam para o restante da carreira militar na Marinha do Brasil. O método escolhido foi a abordagem através do método de regressão quantílica, pois assim é possível verificar as diferenças entre alunos com notas mais altas e mais baixas. Foram consideradas como variáveis de desempenho acadêmico a média final, equivalente ao coeficiente de rendimento, e as médias em cada Centro, englobando disciplinas de exatas, humanas e práticas navais. Para analisar o desempenho acadêmico foram utilizadas informações do perfil socioeconômico dos ingressantes na Escola Naval no ano de 2016. Ao fim, concluiu-se que escolaridade dos pais e idade são fatores de influência em todos os quantis. Fatores como escola do ensino médio e fundamental e morar no Rio de Janeiro foram significativos em quantis e Centros específicos.
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/13788
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