RENDIMENTO ACADÊMICO DOS ASPIRANTES DA ESCOLA NAVAL: UMA ABORDAGEM POR REGRESSÃO QUANTÍLICA
Escola Naval
Regressão quantílica
Desempenho acadêmico
Perfil socioeconômico
Rendimento escolar
Estatística
Gualberto, Luciana Cavalcante | Posted on:
2017
Abstract
O presente trabalho tem como objetivo analisar o desempenho acadêmico dos Aspirantes da Escola Naval, uma vez que suas notas são fator de influência na antiguidade que levam para o restante da carreira militar na Marinha do Brasil. O método escolhido foi a abordagem através do método de regressão quantílica, pois assim é possível verificar as diferenças entre alunos com notas mais altas e mais baixas. Foram consideradas como variáveis de desempenho acadêmico a média final, equivalente ao coeficiente de rendimento, e as médias em cada Centro, englobando disciplinas de exatas, humanas e práticas navais. Para analisar o desempenho acadêmico foram utilizadas informações do perfil socioeconômico dos ingressantes na Escola Naval no ano de 2016. Ao fim, concluiu-se que escolaridade dos pais e idade são fatores de influência em todos os quantis. Fatores como escola do ensino médio e fundamental e morar no Rio de Janeiro foram significativos em quantis e Centros específicos
[Texto sem Formatação]
[Texto sem Formatação]
Document type
Trabalho de conclusão de cursoSource
GUALBERTO, Luciana Cavalcante. Rendimento acadêmico dos aspirantes da Escola Naval: uma abordagem por regressão quantílica. 2017. 67 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação de Estatística) - Instituto de Matemática e Estatística, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2017.Subject(s)
AspirantesEscola Naval
Regressão quantílica
Desempenho acadêmico
Perfil socioeconômico
Rendimento escolar
Estatística
License Term
CC-BY-SAThe following license files are associated with this item: