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Title: A moda como elemento cultural: uma oportunidade de desenvolvimento do turismo na cidade do Rio de Janeiro
Authors: Virkki, Kaarina Barbosa
metadata.dc.contributor.advisor: Mayer, Verônica Feder
metadata.dc.contributor.members: Machado, Marcello de Barros Tomé
Godoy, Karla Estelita
Issue Date: 22-Jan-2016
Abstract: O turismo é uma atividade que se relaciona com as esferas cultural, social e econômica de um destino. A multiplicidade do setor é transferida para o consumidor na medida em que os anseios do turista se tornam os mais variados diante de tantas opções turísticas. A segmentação é vista como uma tentativa de canalizar os esforços de marketing e oferecer um produto / serviço direcionado ao público-alvo. O objetivo do presente trabalho é demonstrar o caráter de segmentação do turismo a partir do setor da moda no Rio de Janeiro. O setor têxtil, visto a partir de suas particularidades culturais, pode se relacionar com o turismo como um fator de atratividade de visitantes. Para isso foi feita uma pesquisa qualitativa de natureza exploratória para identificar os aspectos culturais da moda que são passivos de serem explorados pelo turismo. Foram feitas entrevistas com roteiro não estruturado e perguntas abertas com profissionais especialistas nas duas áreas de interesse da pesquisa. Pretendia-se investigar a visão de indivíduos atuantes na área de turismo e moda a respeito destes mercados e sua integração. Dentre os resultados obtidos é relevante citar que é evidente a influência do estilo de vida carioca na produção têxtil da cidade. Isto é algo que confere diferencial e torna essa atividade particularmente atrativa para o turismo. Além disso, foi observado que a realização de eventos de moda pode ser aproveitada pelo turismo, pois este tipo de acontecimento atrai público de diversas partes do Brasil e do mundo que, além de ser visitante, pode se interessar em conhecer a moda local. Também foi possível concluir que para que tal integração ocorra é necessário que o trade dos dois setores esteja organizado em conjunto e faça investimentos necessários para, desta forma, oferecer um produto que tenha identidade e seja relevante. Portanto, é necessário que a integração do turismo e da moda seja feita a partir de um olhar cultural dos dois setores, de forma que as particularidades inerentes e identificáveis das atividades em questão sejam evidenciadas e trabalhadas em conjunto.
metadata.dc.description.abstractother: Tourism is an activity that relates to the cultural, social and economic spheres of a destination. The multiplicity of this sector is transferred to the consumer as the tourist’s desires become more varied in front of several touristic options. The segmentation is seen as an attempt to concentrate the marketing efforts and offer a product / service directed to the target audience. The purpose of this study is to demonstrate the tourism segmentation from the point of view of the fashion sector in Rio de Janeiro. The textile sector viewed as an industry, full of culture and peculiarities in the city, can be linked to tourism so that this activity turn the fashion produced in the city into a factor of attraction for tourists. For this purpose was made an exploratory nature of qualitative research to identify these cultural aspects of fashion that are liable to be exploited by tourism. Non structured and open question interviews were conducted with professional experts in the two areas of interest under research to investigate their vision about tourism and fashion markets and its integration. Among the results is relevant to mention the evidence of Rio de Janeiros’s lifestyle in this city’s textile production. This is something that gives differential and makes this activity particularly attractive for tourism. The happening of fashion events can be benefitted by tourism because this type of event attracts audiences from different parts of Brazil and the world, which beside of being tourists, can be potentially interested in knowing the local fashion. It was also possible to conclude that for the integration occurrence the tourism and fashion trade should be organized to make the necessary investments and offer a relevant product with identity. Therefore, it is important that the tourism – fashion integration is made from a cultural aspects of the two sectors, in the way that the inherent peculiarities of both activities are evident and identified.
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/1379
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