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dc.contributor.authorDassie, Bruno Alves-
dc.contributor.authorMorais, Letícia Maria Ferreira da Costa de-
dc.date.accessioned2020-05-19T12:39:23Z-
dc.date.available2020-05-19T12:39:23Z-
dc.date.issued2020-
dc.identifier.citationDASSIE, Bruno Alves; MORAIS, Letícia Maria Ferreira da Costa. O Minicomputador de Papy: uma interpretação sobre sua produção no Brasil. Educação Matemática Pesquisa, v. 22, p. 632-657, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://app.uff.br/riuff/handle/1/13794-
dc.description.abstractO objetivo deste texto é apresentar uma interpretação sobre a produção do Minicomputador de Papy no Brasil, material didático idealizado por Georges Papy. Para isso, este texto é guiado pela seguinte problematização: como compreender a produção desse artefato didático no Brasil visto a diversidade de mobilizações do Movimento da Matemática Moderna em práticas escolares? Apresenta-se, então, um breve resumo de seu funcionamento e as concepções envolvidas em sua constituição a partir de documentos de autoria de Georges e Frédérique Papy. Em seguida, argumenta-se em favor da constituição de uma rede de relações e de circulação das propostas metodológicas de Papy no Rio de Janeiro e a consequente institucionalização de novos métodos no ensino de matemática. A terceira e última parte do texto é reservada para a apresentação de registros sobre o uso do Minicomputador e sobre práticas pedagógicas e escolares no Rio de Janeiro envolvendo esse artefato. Nessa parte, tem-se também a descrição do exemplar produzido pela Didacta Sistemas Educacionais S.A., empresa subsidiária da Editora José Olympio.pt_BR
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dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherPUC SPpt_BR
dc.relation.ispartofEducação Matemática Pesquisa, v. 22, p. 632-657, 2020. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/emp/article/view/38944pt_BR
dc.rightsopenAccess*
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.titleO Minicomputador de Papy: uma interpretação sobre sua produção no Brasilpt_BR
dc.title.alternativePapy’s Minicomputer: an analysis on its Brazilian productionpt_BR
dc.typeArtigo de periódicospt_BR
dc.description.versionSimpt_BR
dc.subject.keywordMinicomputador de Papypt_BR
dc.subject.keywordMovimento da Matemática Modernapt_BR
dc.subject.keywordMaterial didáticopt_BR
dc.subject.keywordEditora José Olympiopt_BR
dc.subject.keywordDidacta Sistemas Educacionais S.Apt_BR
dc.creator.affilliationUFFpt_BR
dc.subject.keywordotherPapy’s Minicomputerpt_BR
dc.subject.keywordotherNew Math Movementpt_BR
dc.subject.keywordotherCoursewarept_BR
dc.subject.keywordotherEditora José Olympiopt_BR
dc.subject.keywordotherDidacta Sistemas Educacionais S.A.pt_BR
dc.description.abstractotherThis paper presents an interpretation on the Brazilian production of Papy’s Minicomputer, a courseware developped by Georges Papy. The following question is discussed: how can the production of this courseware in Brazil be understood given the diversity of school practices during the New Math Movement? A brief on how the Minicomputer works is presented, along with the ideas wich originated the artifact. Documents from Georges and Fréderique Papy are used fot that. On the sequence, the paper argues that a net around the ideias and the methodological suggestions of Papy is formed in Rio de Janeiro; thereafter, new methods on teaching mathematics are institutionalized. The third and last part of the paper brings situations on the use of the Minicomputer and on pedagogical and educacional practices envolving the artifact. A description of the model produced by Didacta Sistemas Educacionais S.A, an affiliate of the publishing house José Olympio, is also presented.pt_BR
dc.identifier.vinculationProfessorpt_BR
dc.publisher.departmentNiteróipt_BR
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