Please use this identifier to cite or link to this item: https://app.uff.br/riuff/handle/1/13808
Title: Números negativos e imprensa no brasil: as discussões no periódico União Acadêmica
Authors: Rezende, Wanderley Moura
Dassie, Bruno Alves
Issue Date: 2019
Publisher: Atena Editora
Citation: REZENDE, Wanderley Moura ; DASSIE, Bruno Alves. Números negativos e imprensa no brasil: as discussões no periódico União Acadêmica. In: GONÇALVES, Felipe Antonio Machado Fagundes (org.). Educação Matemática e suas Tecnologias 4. Ponta Grossa: Atena Editora, 2019, p. 259-267.
metadata.dc.relation.ispartof: GONÇALVES, Felipe Antonio Machado Fagundes (org.). Educação Matemática e suas Tecnologias 4. Ponta Grossa: Atena Editora, 2019, p. 259-267. https://www.atenaeditora.com.br/wp-content/uploads/2019/05/E-BOOK-Educacao-Matematica-e-suas-Tecnologias-4.pdf
Abstract: O presente trabalho tem por objetivo analisar textos sobre as quantidades negativas que circularam no Brasil no século XIX, em particular, os que foram publicados na imprensa periódica pelo jornal União Acadêmica, do Rio de Janeiro, entre os meses de maio e agosto de 1880. Os textos foram elaborados por professores da Escola Politécnica e tratam da natureza das quantidades negativas e da operação de multiplicação. Pretende-se contribuir para a construção da historiografia deste tema considerando o campo da História da Educação Matemática e suas possíveis reflexões sobre a compreensão de práticas do presente, pois, ainda que essas ideias tenham circulado há mais de cem anos atrás, consideramos que elas apresentam contribuições relevantes para uma reflexão mais crítica sobre o ensino atual dos números negativos.
metadata.dc.description.abstractother: The present paper has the objective of analyzing texts on the negative quantities that circulated in Brazil in the 19th century, in particular, those published in the periodic press by the journal Academic Union in May and August of 1880. The texts, elaborated by professors of the Polytechnic School, discuss about the nature of the negative quantities and the multiplication operation. It is intended to contribute to the construction of the historiography of this subject considering the field of History of Mathematical Education and its possible reflections on the understanding of present practices, because, although these ideas circulated more than a hundred years ago, we consider they present relevant contributions for a more critical reflection about the current teaching of negative numbers.
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/13808
Appears in Collections:HEDUMAT - Livros e capítulos de livros - Niterói

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Rezende_Dassie_cap.pdfCapítulo de livro282.58 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons