Please use this identifier to cite or link to this item: https://app.uff.br/riuff/handle/1/13816
Title: Da informação técnico-administrativa à científico-tecnológica: a influência do regime de informação estadocêntrico na formação do Instituto Brasileiro de Bibliografia e Documentação (IBBD)
Authors: Gugliotta, Alexandre Carlos
metadata.dc.contributor.advisor: González de Gómez, María Nélida
Fonseca, Vitor Manoel Marques da
metadata.dc.contributor.members: Souza, Elisabete Gonçalves de
Juvêncio, Carlos Henrique
Oddone, Nanci Elizabeth
Andrade, Rômulo de Paula
Issue Date: 2019
Citation: GUGLIOTTA, Alexandre Carlos. Da informação técnico-administrativa à científico-tecnológica: a influência do regime de informação estadocêntrico na formação do Instituto Brasileiro de Bibliografia e Documentação (IBBD). 2019. 246p. Tese. (Doutorado em Ciência da Informação) – Universidade Federal Fluminense, Niterói, RJ, 2019.
Abstract: Analisa a importância da informação para o Estado brasileiro a partir da Era Vargas (1930-1945) até o início da década de 1950 com a criação do Instituto Brasileiro de Bibliografia e Documentação (IBBD). Compreende que nesse período, o Estado possuiu um papel direto na moldagem de um regime de informação estadocêntrico convertendo a informação num instrumento estratégico para as ações de desenvolvimento nacional. Diante da falta de uma política formal para as questões informacionais, a tese apoia-se no conceito de regime de informação para estudar a forma como o Brasil passou a lidar com a informação administrativa e a informação técnico-científica. Investiga a formação de instituições estatais e suas relações com a informação como elemento estratégico para as políticas de Estado. Indica a presença de outros interesses político-econômico e novos agentes sociais que influenciaram os rumos do regime de informação após a Segunda Guerra Mundial. Discute o papel de Paulo Carneiro, representante brasileiro na UNESCO, como mediador no processo de formação do Instituto Brasileiro de Bibliografia e Documentação (IBBD). Considera os primeiros anos de atuação do Instituto Brasileiro de Bibliografia e Documentação (IBBD) por meio da apreciação do Boletim Informativo do IBBD. Conclui que o conceito de regime de informação se apresenta como uma ferramenta importante para a compreensão das ações informacionais desencadeadas pelo Estado em favor da expansão dos serviços bibliográficos, bibliotecários e documentalistas no Brasil.
metadata.dc.description.abstractother: This study analyzes the importance of information for the Brazilian State from the Vargas Era (1930-1945) until the beginning of the 1950s, when the Instituto Brasileiro de Bibliografia e Documentação (IBBD) was created. It understands that in that period, the State had a direct role in shaping a state-centric information system, converting information into a strategic instrument for national development actions. Given the lack of a formal policy for informational issues, the thesis relies on the concept of information regime to study how Brazil started to deal with administrative information and technical-scientific information. It investigates the formation of state institutions and their relations with information as well as with strategic elements for State policies. It indicates the presence of other political-economic interests and new social agents that influenced the direction of the information regime after World War II. It also discusses the role of Paulo Carneiro, Brazilian representative at UNESCO, as mediator in the formation process of the Instituto Brasileiro de Bibliografia e Documentação (IBBD). It considers the first years of operation of the Instituto Brasileiro de Bibliografia e Documentação (IBBD) through the IBBD Newsletter and concludesthat the concept of information system presents itself as an important tool for understanding the informational actions triggered by the State in favor of the expansion of bibliographical services, librarians and documentalists in Brazil.
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/13816
Appears in Collections:PPGCI - Teses e Dissertações

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Alexandre Carlos Gugliotta_tese_2019.pdf1.49 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.