ESTUDANTES TRANSEXUAIS E TRAVESTIS, ACESSIBILIDADE, DIREITOS E FORMAÇÃO NA UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE
Permanência
Curso superior
Travestis
Transexuais
Universidade Federal Fluminense
Ensino superior; aspecto social
Transexualidade
Identidade sexual
Accessibility
Permanence
Superior course
Travestis
Transsexuals
Federal Fluminense University
Nascimento, Priscilla de Souza | Posted on:
2018
Abstract
O presente trabalho de pesquisa analisou as vivências de alunos travestis e transexuais da Universidade Federal Fluminense no que tange ao acesso e permanência na Universidade Pública. Esses novos sujeitos há muito excluídos e ausentes do contexto universitário ocupam cada vez mais esses espaços enfrentado as dificuldades e o estigma de ser um aluno trans. Deste modo, a partir das quatro histórias de vida de discentes trans da Universidade Federal Fluminense foram analisados temas como a infância e a família, o período escolar e a busca pela universidade, além de outros temas que permeiam a vida das pessoas trans como o processo transexualizador, o nome social, a retificação do registro civil e o banheiro público. Outros aspectos do ambiente universitário também são analisados como a relação com a comunidade acadêmica, a transfobia, os coletivos, a militância e as expectativas após a formação acadêmica. Os períodos delimitados foram o primeiro semestre de 2018, sendo encontrado nesse período um total de 37 alunos trans, em cinco campi da UFF, que faziam uso do nome social e alunos formados entre 2014 e 2017 que fizeram uso do nome social, sendo encontrados 9 alunos, em 2 campi da UFF. Diante desses contextos, pressupõe-se que as narrativas dos discentes possibilitarão uma visão mais íntegra e solidária aos processos de construção dessas identidades que rompem com o padrão heteronormativo e vão em busca de direitos básicos como o acesso à educação.
[Texto sem Formatação]
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Document type
DissertaçãoSource
NASCIMENTO, Priscilla de Souza. Estudantes transexuais e travestis, acessibilidade, direitos e formação na Universidade Federal Fluminense. 2018. 95 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Administração Pública) - Universidade Federal Fluminense, Volta Redonda, 2018.Subject(s)
AcessibilidadePermanência
Curso superior
Travestis
Transexuais
Universidade Federal Fluminense
Ensino superior; aspecto social
Transexualidade
Identidade sexual
Accessibility
Permanence
Superior course
Travestis
Transsexuals
Federal Fluminense University
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