EDUCAÇÃO INCLUSIVA ENTRE A TEORIA E A PRÁTICA: ENSINO DE FÍSICA PARA DEFICIENTES AUDITIVOS
Educação inclusiva
Deficientes auditivos
Língua Brasileira de Sinais
Ensino de física
Educação inclusiva
Deficientes auditivos
Língua Brasileira de Sinais
Physics teaching
Inclusive education
Hearing impaired
Brazilian Sign Language
Mota, Viviane Medeiros Tavares | Posted on:
2019
Abstract
Os documentos oficiais que balizam a educação brasileira sofreram, nos últimos anos, modificações que promoveram avanços na inclusão de discentes com necessidades educacionais especiais na escola regular. Essas mudanças resultaram em um aumento expressivo da presença desses estudantes no ambiente escolar, mas apenas a garantia da presença não implica na inclusão desses sujeitos em sala de aula. Nesse sentido, o professor não pode ser omisso na consolidação de um ambiente escolar que respeite e valorize a diversidade de seus discentes. Desse modo, ele deve estar preparado para refletir, propor e implementar práticas educativas que permitam a plena participação de todos. Para um aprofundamento teórico sobre os aspectos que devem ser levados em conta para que os professores possam se tornar inclusivistas, recorremos a uma revisão bibliográfica sobre as principais recomendações de uma maneira geral, no âmbito do ensino de Física, mais especificamente, sobre a inclusão de deficientes auditivos para responder a pergunta que foi o cerne do nosso estudo: quais as principais barreiras para a inclusão de deficientes auditivos nas aulas de Física do Ensino Médio? Essa revisão bibliográfica nos permitiu a apropriação de um melhor conhecimento sobre surdez e as múltiplas identidades dos deficientes auditivos, além da compreensão sobre as especificidades relativas aos processos de ensino/aprendizagem desses sujeitos. Nossos resultados indicam que mudanças na prática docente são essenciais, mas não suficientes para a efetivação de um ensino de Física em prol da inclusão dos deficientes auditivos nas classes comuns do ensino regular. Tanto na Universidade, instituição responsável pela formação do professor, quanto nas escolas é fundamental que haja um ambiente propício ao diálogo entre os diferentes profissionais, dentre os quais, professores da educação de surdos, intérpretes e professores dos conteúdos disciplinares do currículo do Ensino Médio. O alcance dos objetivos geral e específico – contribuir para a inserção de práticas educativas no ensino de Física do Nível Médio da Educação Básica que, balizadas pelo respeito e valorização das diferenças entre discentes surdos e ouvintes, favoreçam que todos tenham acesso ao conhecimento científico; apresentar um recurso didático, sobre a grandeza física calor acessível a estudantes com e sem deficiência auditiva – se deu por meio da produção de um vídeo didático e a sua apresentação em três versões que visam torná-lo acessível aos ouvintes e à multiplicidade de sujeitos surdos
[Texto sem Formatação]
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Document type
Trabalho de conclusão de cursoSource
Mota, Viviane Medeiros Tavares. Educação inclusiva entre a teoria e a prática: ensino de física para deficientes auditivos. 2019. 71f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Instituto de Física, Universidade Federal Fluminense, 2019.Subject(s)
Ensino de FísicaEducação inclusiva
Deficientes auditivos
Língua Brasileira de Sinais
Ensino de física
Educação inclusiva
Deficientes auditivos
Língua Brasileira de Sinais
Physics teaching
Inclusive education
Hearing impaired
Brazilian Sign Language
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