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Title: A avaliação institucional como instrumento de gestão das unidades acadêmicas da Universidade Federal Fluminense (UFF)
Authors: Lira, Davi Tavares de
metadata.dc.contributor.advisor: Amaral, Marcelo Gonçalves do
metadata.dc.contributor.members: Rocha, Saulo Barroso
Oliveira, Virgílio Cézar da Silva e
Issue Date: 2018
Citation: LIRA, Davi Tavares de. A avaliação institucional como instrumento de gestão das unidades acadêmicas da Universidade Federal Fluminense (UFF). 2018. 84 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Administração Pública) - Universidade Federal Fluminense, Volta Redonda, 2018.
Abstract: O presente trabalho analisou como está ocorrendo a avaliação institucional na Universidade Federal Fluminense, ressaltando os benefícios da sua efetiva implantação e os desafios e dificuldades que ainda se apresentam. Para este fim, foi divulgado questionário aos presidentes de comissões locais de avaliação e representantes estudantis vinculados aos diretórios acadêmicos. De forma complementar, entrevistas foram realizadas com a presidente da Comissão Própria de Avaliação da UFF e gestores de uma unidade acadêmica. Os dados foram tratados e apresentados de forma descritiva diagnosticando principais pontos apontados pelos respondentes da pesquisa. Concluiu-se que o processo de avaliação institucional da universidade vem gradativamente ganhando importância dentro da organização, essencialmente pelo trabalho realizado pelas comissões (própria e locais) nas unidades. Apesar de fatores negativos observados, estes podem representar oportunidades de melhoria e adequações. A visualização de todo o processo como ferramenta de melhoria contínua é essencial para o atingimento dos objetivos institucionais e que o conflito entre objetivos institucionais e pessoais se apresenta em todo o processo. Infere-se ainda que para melhoria da representatividade, o processo deveria estar relacionado a algum sistema de recompensa direcionado a cada segmento (docentes, técnico-administrativos e estudantes) e que é crescente a influência efetiva da avaliação institucional no planejamento dos cursos, das unidades acadêmicas e da UFF.
metadata.dc.description.abstractother: The present paper analyzed how the institutional evaluation at fluminense federal university (uff) has been conducted, highlighted the benefits of its effective implementation and the challenges and difficulties that still come up. For this purpose, a survey was presented to the local evaluation committee presidents and student representatives tied to the academic administrations. In a complementary manner, interviews were done with the president of the uff own evaluation committee and with managers of an academic unit. The data were handled and presented in a descriptive way in order to diagnose the main aspects pointed by the survey respondents. It was concluded that the process of institutional evaluation of the university has grown importance inside the organization, essentially due to the work done by the committees (own and locals) in each unit. Despite the negative factors noted, those can represent opportunities of improvement and adaptations. The visualization of the whole process as a tool of continuous improvement is essential to achieve the institutional goals. Also, the conflict between the institutional goals and the personal ones appear in the whole process. It is also evident that, to improve representativeness, the process should be related to a reward system directed to each segment (teaching staff, technical administrative staff and students) and until the moment there is no relevant influence of the institutional evaluation in the course planning or the academic units at UFF.
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/13851
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