CADERNOS DE ÁFRICA: CORPOREIDADES E NARRATIVAS NEGRAS PELAS VIAS DAS ENCRUZILHADAS
Cadernos de África
Encruzilhada
Artes plásticas
Produção intelectual
Paulo Nazareth
Cadernos de África
Crossroads
Rocha, Leandro de Souza | Posted on:
2020
Abstract
Essa pesquisa tem por objetivo a reflexão teórica e crítica a respeito do projeto Cadernos de África, trabalho em processo do artista Paulo Nazareth. A análise explorou as relações entre corporeidades negras e narrativas visuais a partir de um exame de seus panfletos, cadernos de projeto, fotografias e vídeos que permitem interpretar os processos de criação de Paulo Nazareth como sujeito de arte e de sua produção narrativa fundamentada em caracteres oriundos das culturas africanas e afro-brasileiras. O posicionamento teórico e metodológico privilegia uma abordagem afro-referenciada e a noção de encruzilhada é elencada e desenvolvida como principal categoria de análise. Refletimos sobre a presença de elementos estruturantes de uma cosmovisão africana em Cadernos de África, sendo eles o tempo, a palavra, a ancestralidade e o mito como propriedades que orientam o trabalho do artista e que são ritualizados ao longo do seu percurso de criação. São esses também os elementos que dão ritmo à narrativa do trabalho.
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Document type
DissertaçãoNote
A autora dessa dissertação também assina seus trabalhos como Napê Rocha.Source
ROCHA, Leandro de Souza. Cadernos de África: corporeidades e narrativas negras pelas vias das encruzilhadas. 2020. 150 f. : il. Dissertação (Mestrado)-Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2020.Subject(s)
Paulo NazarethCadernos de África
Encruzilhada
Artes plásticas
Produção intelectual
Paulo Nazareth
Cadernos de África
Crossroads
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