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Title: Educação de Jovens e Adultos:sugestões de abordagem no ensino de química a partir da realidade socioambiental
Authors: Alves, Thiago Rodrigues de Sá
metadata.dc.contributor.advisor: Latini, Rose Mary
metadata.dc.contributor.members: Castro, Denise Leal de
Oliveira, Luiza Rodrigues de
Chacon, Eluzir Pedrazzi
Issue Date: 21-Dec-2016
Citation: ALVES,Thiago Rodrigues de Sá. Educação de Jovens e Adultos:sugestões de abordagem no ensino de química a partir da realidade socioambiental. 2016. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências da Natureza)-Instituto de Química, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2016.
Abstract: Neste trabalho tivemos por objetivo propor a inserção de temas ambientais na Educação de Jovens e Adultos que contribua para a aproximação do ensino de química da realidade socioambiental dos alunos. Para tal, analisamos nos principais documentos oficiais voltados para essa modalidade de ensino; Reorientação Curricular (2006), Currículo Mínimo (2013) e o Material do Professor da Nova EJA/NEJA (2013); o programa de química e sua interface com a perspectiva ambiental. Por meio da Análise Textual Discursiva (ATD) realizamos o tratamento de dados com categorias estabelecidas a priori que foram a contextualização e conceitos químicos, tendo como pano de fundo a temática ambiental. Os resultados apontam, que quando a temática ambiental surge nos documentos é predominada pela perspectiva conservadora da educação ambiental, não conseguindo problematizar os conhecimentos químicos por meio da realidade local e global. Como produto final são apresentadas propostas para a inserção de temas ambientais que possam ser utilizados como temas geradores de problematização na EJA que possibilitem uma maior compreensão dos conceitos químicos e das questões ambientais propostas.
metadata.dc.description.abstractother: In this work we had the objective of proposing the insertion of environmental themes in the Education of Young and Adults that contributes to the approximation of the teaching of chemistry of the socio-environmental reality of the students. For this, we analyze in the main official documents directed to this modality of education; Curricular Reorientation (2006), Minimum Curriculum (2013) and New Teacher's EJA / NEJA Teacher Material (2013); the chemistry program and his interface with the environmental perspective. Through the Discursive Textual Analysis (ATD) we performed the data treatment with categories established a priori that were the contextualization and chemical concepts, having as background the environmental theme. The results show that when the environmental theme emerges in the documents, it is dominated by the conservative perspective of environmental education, not being able to problematize the chemical knowledge through local and global reality. As a final product, proposals are presented for the insertion of environmental themes that can be used as themes that generate problems in the EJA that allow a better understanding of the chemical concepts and the proposed environmental issues.
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/13861
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