Please use this identifier to cite or link to this item: https://app.uff.br/riuff/handle/1/13863
Title: Desenvolvimento de um instrumento de acompanhamento para reestruturação de grade curricular no ensino técnico: um estudo de caso aplicado
Authors: Couto, Washington Luiz Barros
metadata.dc.contributor.advisor: Ferreira, André
metadata.dc.contributor.members: Oliveira, Uálison Rébula de
Souza, Marco Antonio Ferreira de
Issue Date: 2019
Citation: COUTO, Washington Luiz Barros. Desenvolvimento de um instrumento de acompanhamento para reestruturação de grade curricular no ensino técnico: um estudo de caso aplicado. 2019. 114 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Administração) – Universidade Federal Fluminense, Volta Redonda, 2019.
Abstract: Desenvolvimento de um Instrumento de acompanhamento para reestruturação de grade curricular no ensino técnico: Um estudo de caso aplicado. Objetivo do trabalho:Este trabalho teve como objetivo central a elaboração de um Instrumento de acompanhamento para reestruturação de grade curricular no ensino técnico e tendo como pano de fundo a identificação dos Stakeholder ou grupos de interesses que possam contribuir na análise dessa reestruturação. Para tanto, foi desenvolvido um instrumento de pesquisa que foi aplicado à um curso técnico do Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais – IF Sudeste MG Campus Muriaé. Procedimentos/Método para a solução do problema: Refere-se um estudo de caso, sendo uma pesquisa qualitativa, onde foram realizadas: i) identificação, através de um levantamento inicial, pesquisa literária, documental e bibliográfica, além da percepção do pesquisador que por sua vez é servidor do Campus Muriaé, admitindo hipóteses com relação da inexistência de um acompanhamento para reestruturação de grade curricular no Instituto Federal - Campus Muriaé. ii) a realização do trabalho de campo ocorreu através de entrevistas semi estruturadas com os Stakeholders do Campus Muriaé, especificando a percepção em relação aos grupos de interesse e proporcionando questões e ações que podem ser realizadas e aplicabilidade do instrumento questionário aos Stakeholders; verificação prática da execução desse instrumento piloto. iii) proposta do instrumento corrigido com procedimentos para sua implantação. Resultados:não existe ainda um procedimento para reestruturação de grade curricular interno para esse acompanhamento e posteriormente sua análise. Nesse sentido, atingiu o objetivo geral proposto, ou seja, propondo um instrumento de acompanhamento para reestruturação de grade curricular, em conjunto com uma proposta de procedimento de aplicabilidade para o Campus. Implicações práticas:desenvolvimento de um instrumento que foi validado e revisado. O procedimento relata os grupos de interesse, a demanda do mercado de trabalho, o departamento responsável pelo envio do instrumento, e demais particularidades mencionadas, o período de aplicação no Campus e propiciando para conhecer a opinião dos Stakeholder. É importante destacar que o foco desse trabalho é órgão público federal no setor educacional. Originalidade e contribuições:o trabalho demonstrado é original e único, uma vez que foi adequado à realidade do IF Sudeste MG – Campus Muriaé. Por outro há a possibilidade de propagação da proposta em outras unidades de ensino. Irá possibilitar que a instituição de ensino possa ter uma olhar em relação aos atores internos e externos em relação ao Campus Muriaé, possibilitando que a instituição esteja mais alinhada às demandas do mercado de trabalho. Assim, o estudo se aproxima à linha de trabalho científico-tecnológica - organizações e sociedade (LACT 1), por investigar essa problematização de indagações voltadas à realidade da organização e no melhoramento do desempenho da gestão. Produção Técnica/Tecnológica:Tanto o instrumento como o procedimento para sua implementação são produtos desenvolvidos pelo trabalho. Delimita-se como Processo de Gestão que pertence ao Eixo 1 – Produtos e Processos. O referido instrumento demonstra sua utilidade, uma vez que foi validado tanto pela direção de ensino como pela coordenação do Campus; é inovador, já que essa proposta verificar tanto apercepção dos atores internos da instituição de ensino quanto dos atores externos. Através dessas percepções podem contribuir na alteração da grade curricular, atraindo uma visão mais profissional ao processo em relação às demandas do mercado de trabalho.Além disso, potencializar as trocas entre comunidade interna e externa podendo gerar benefícios adicionais para a instituição. Desta maneira acredita-se que o Instrumento proposto se qualifica como uma ferramenta de auxílio aos gestores na tomada de decisão durante o processo de atualização das grades curriculares.
metadata.dc.description.abstractother: Development of a follow-up instrument for restructuring the curriculum in technical education: an applied case study. Objective of the work: the elaboration of an accompanying instrument for the restructuring of the curriculum in technical education and having as a background the identification of Stakeholders or interest groups that can contribute to the analysis of this restructuring. To this end, a research instrument was developed and applied to a technical course at the Federal Institute of Southeast Minas Gerais - IF Sudeste MG Campus Muriaé. Procedures / Method for solving the problem: It refers to a case study, being a qualitative research, where the following steps were carried out: i) identification through an initial survey, literary, documentary and bibliographic research, and in addition to the perception of researcher who in turn is a server at Campus Muriaé, admitting hypotheses regarding the lack of follow-up to restructure the curriculum at the Federal Institute - Campus Muriaé. ii) the fieldwork took place through semi-structured interviews with the Stakeholders of the Campus Muriaé, specifying the perception in relation to the interest groups and providing questions and actions that can be carried out and the applicability of the questionnaire instrument to the Stakeholders; practical verification of the implementation of this pilot instrument. iii) proposal of the instrument corrected with procedures for its implementation. Results: The follow-up for the restructuring of the curriculum does not yet have an internal procedure for this follow-up and later its analysis. In this sense, it reached the proposed general objective, that is, proposing a follow-up instrument for restructuring the curriculum, together with a proposal for an applicability procedure for the Campus. Practical implications: the proposal of the instrument that was validated and revised, and the method proposing its establishment. The procedure reports the interest groups, the demand of the labor market, the department responsible for sending the instrument, and other particularities mentioned, the period of application on the Campus and allowing to know the opinion of the Stakeholders. It is important to highlight that the focus of this work is a federal public agency in the educational sector. Originality and contributions: the work shown is original and unique, since it was adapted to the reality of the IF Sudeste MG - Campus Muriaé. On the other hand, there is the possibility of spreading the proposal in other teaching units. It will make it possible for the educational institution to have a look at the internal and external actors in relation to the Muriaé Campus. What can provide that the institution can be more aligned to the demands of the labor market. Thus, the study is close to the line of scientific-technological work - organizations and society (LACT 1), as it investigates this problematization of inquiries focused on the reality of the organization and on improving management performance. Technical / Technological Production: Both the instrument and the procedure for its implementation are products developed by the work. It is defined as a Management Process that belongs to Axis 1 - Products and Processes. This instrument demonstrates its usefulness, since it has been validated by both the teaching direction and the Campus coordination; it is innovative, since this proposal verifies the perception of both the internal actors of the educational institution and the external actors. Through these perceptions, they can contribute to changing the curriculum, attracting a more professional view of the process in relation to the demands of the labor market. In addition, enhancing exchanges between internal and external communities, which can generate additional benefits for the institution. Thus, it is believed that the proposed Instrument qualifies as a tool to assist managers in decision making during the process of updating the curriculum.
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/13863
Appears in Collections:MPA - Teses e Dissertações

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação_Washington Luiz Barros Couto.pdfDissertação1.55 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons