CONHECIMENTO DOS ENFERMEIROS SOBRE SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM: USO DE TECNOLOGIA EDUCATIVA COMO FERRAMENTA DA GERÊNCIA DO CUIDADO A PACIENTES COM DIABETES MELLITUS
Instrumentos para a Gestão da Atividade Científica
Processo de Enfermagem
Teoria de Enfermagem
Diabetes Mellitus
Administração dos Cuidados ao Paciente
Instrumentos para a Gestão da Atividade Científica
Processo de Enfermagem
Teoria de Enfermagem
Diabetes Mellitus
Patient Care Management
Instruments for Management of Scientific Activity
Nursing Process
Nursing Theory
Diabetes Mellitus
Manejo de Atención al Paciente
Instrumentos para la Gestión de la Actividad Científica
Proceso de Enfermería
Teoría de Enfermería
Diabetes Mellitus
Menezes Junior, Rogério Jorge Cirillo | Posted on:
2019
Abstract
A Diabetes Mellitus é uma doença metabólica que afeta os níveis de glicemia e o volume do plasma sanguíneo. Hoje aproximadamente 425 milhões de pessoas vivem com diabetes. Neste contexto, os enfermeiros necessitam utilizar ferramentas e instrumentos que subsidiem suas ações, de forma a sistematizar as ações de gerência do cuidado realizadas junto ao paciente hospitalizado. Para tal, o enfermeiro tem incorporado a suas ações de gerência do cuidado a Sistematização da Assistência da Enfermagem considerada uma ferramenta de gestão que organiza o trabalho quanto ao método, instrumentos e o trabalho da equipe de enfermagem, operacionalizada através do instrumento metodológico intitulado processo de enfermagem. Objetivo geral: avaliar a implementação da ação interventiva voltada à melhora do conhecimento dos enfermeiros sobre a aplicação da sistematização assistência de enfermagem e do processo de enfermagem como ferramenta e instrumento da gerência do cuidado a pacientes com diabetes mellitus, após aplicação da tecnologia educativa. Objetivos específicos: descrever o conhecimento dos enfermeiros sobre a aplicação da sistematização assistência de enfermagem e do processo de enfermagem como ferramenta e instrumento da gerência do cuidado antes e após a intervenção educativa; elaborar e implementar uma tecnologia educativa para capacitação dos enfermeiros acerca da aplicação da sistematização assistência de enfermagem e do processo de enfermagem na gerência do cuidado a pacientes diabéticos. Metodologia: estudo metodológico, interventivo desenvolvido em duas fases: a primeira consistiu na elaboração de uma tecnologia educativa e na segunda fase, realizou-se uma intervenção educativa com enfermeiros a partir da tecnologia educativa, com aplicação de questionário pré e pós-teste. A coleta de dados ocorreu no segundo semestre de 2019, com 13 enfermeiros atuantes no Instituto Estadual de Diabetes e Endocrinologia Luiz Capriglione - RJ (IEDE). Resultados: após a construção da cartilha e instrumentos para o processo de enfermagem, os enfermeiros foram submetidos a intervenção educacional com pré-teste, estudo da cartilha na modalidade sala de aula invertida, prática simulada em serviço e pós-teste. 76,9% da amostra foi do sexo feminino, idade média de 41 anos, com mais de 8 anos de experiência (76,9%). O Teste de Spearman apontou uma correlação positiva, ou seja, após a intervenção educativa houve melhora os saberes dos enfermeiros relacionados as variáveis: utilização do PE na sua prática profissional; o contato com conteúdo acerca do PE durante a formação; conhecimento das etapas do Processo de Enfermagem (PE); finalidade da SAE; participação do técnico de enfermagem na execução do processo de enfermagem. O Teste de McNemar mostrou uma associação significativa relacionada a mudança nos saberes dos enfermeiros entre o pré e o pós-teste quanto à variável considera os conhecimentos atuais suficientes para trabalhar com a SAE/PE na integra em sua instituição. Conclusão: os resultados do presente estudo apontam para necessidade de investimento das organizações na capacitação da força do trabalho em relação à Sistematização da Assistência de Enfermagem como uma ferramenta a ser utilizada no planejamento e organização das ações de gerência do cuidado, a serem implementadas pela equipe através do processo de enfermagem
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Document type
DissertaçãoSource
Menezes Junior, Rogério Jorge Cirillo. Conhecimento dos enfermeiros sobre sistematização da assistência de enfermagem: uso de tecnologia educativa como ferramenta da gerência do cuidado a pacientes com diabetes Mellitus. 2019. 97 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Enfermagem Assistencial) - Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2019Subject(s)
Administração dos Cuidados ao PacienteInstrumentos para a Gestão da Atividade Científica
Processo de Enfermagem
Teoria de Enfermagem
Diabetes Mellitus
Administração dos Cuidados ao Paciente
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Teoria de Enfermagem
Diabetes Mellitus
Patient Care Management
Instruments for Management of Scientific Activity
Nursing Process
Nursing Theory
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