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Title: Animação cultural: estratégias pedagógicas nas políticas de lazer para formação de outra ordem social
Authors: Silveira, Bruna Galassi
metadata.dc.contributor.advisor: Guimarães, Valéria Lima
metadata.dc.contributor.members: Cheibub, Bernardo Lazary
Fratucci, Aguinaldo Cesar
Issue Date: 26-Jan-2016
Abstract: Este trabalho questiona a complexidade das políticas públicas de inclusão de jovens em situação de risco na cidade de Niterói (RJ). O objetivo do trabalho é demonstrar a importância da animação cultural para a formação do cidadão e para a transformação social para uma outra ordem mais justa e inclusiva. A hipótese de que a inserção da animação cultural nas políticas de lazer ajudará a transformar a realidade de exclusão das minorias sociais, sem acesso à educação e às atividades de lazer, em Niterói, configura-se em uma justificativa na preocupação da autora no seu exercício de cidadania enquanto moradora da cidade. Estimular a investigação e reflexão sobre a temática do lazer, pode ser o objetivo específico ao criticar algumas concepções desatualizadas de lazer e viabilizar o diálogo com outros componentes curriculares e com representações sociais de Niterói. A elaboração de uma síntese da análise dos discursos contextualizada com a visão de mundo da pesquisadora, em conjunto com uma pesquisa descritiva bibliográfica, contribuiu para que o grupo deixe de ser apenas público, compreendido como categoria generalizada, e torne-se atento e participativo na vivência de seus momentos de lazer. Espera-se que as análises resultantes do modelo de interpretação do discurso do sujeito coletivo sejam mais complexas e próximas da realidade social. Uma comparação com as informações recolhidas nas entrevistas com os sujeitos demonstra a percepção de lazer segundo a oportunidade à educação dos integrantes pertencentes ao grupo focal, que tendem a interpretar as frases de acordo com as suas vivências.
metadata.dc.description.abstractother: The question of the problem it is about the complex of the public policies to included teens from poor community at Niterói. This article aims to show how the important is the cultural animation to form a citizen and to change the social order, for one more fair and inclusive. The hypothesis that cultural animation on the leisure policies will help to change the reality of social minority exclusion, without access for education and leisure activities, in Niterói, configures on a justification on concern of the author on your citizenship exercise as resident of the city. Stimulate the investigation and reflection about the leisure thematic, can be the specific objective to criticize some outdated conceptions of leisure and make possible the dialogue with others curriculum components and with social representation at Niterói. The elaboration of an analysis synthesis of the speeches contextualized with the world vision from the researcher, with the bibliographic descriptive research, will contribute to let the group no more only like public, understood as generalized category, and become aware and participative on the experiences of their leisure moments. The analysis result of the interpretation model speeches of the collective subject hoping to be more complex and closer to social reality. One comparison with the information collected on the interviews with the subject will demonstrate the perception of leisure according the opportunity of the education of the members from focus group, which could understand the phrases according their experiences.
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/1388
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