Please use this identifier to cite or link to this item: https://app.uff.br/riuff/handle/1/13939
Title: Análise de Componentes Principais e Análise de Autovetores na abordagem Singular Spectrum Analysis para modelagem e previsão de velocidade do vento
Authors: Marques, Bruna Ferreira
metadata.dc.contributor.advisor: Menezes, Moisés Lima de
metadata.dc.contributor.members: Menezes, Moisés Lima de
Santos, Hugo Henrique Kegler dos
Ramos, Thiago Graça
Issue Date: 2019
Publisher: UFF
Citation: MARQUES, Bruna Ferreira. Análise de Componentes Principais e Análise de Autovetores na abordagem Singular Spectrum Analysis para modelagem e previsão de velocidade do vento. 2019. 56f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação de Estatística) - Instituto de Matemática e Estatística, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2019.
Abstract: A energia elétrica no Brasil é basicamente gerada a partir da fonte hidráulica, cujo processo de geração provém da força das águas, nas usinas hidrelétricas onde são construídos reservatórios e incluem o desvio dos rios. Porém, há necessidade de recorrer a fontes complementares, uma vez que durante a época de estiagem há uma baixa nos níveis dos rios dificultando o abastecimento das usinas, e também, principalmente na região Nordeste, onde há esgotamento dos meios de exploração de recursos hídricos. Muitos países têm-se preocupado com o desenvolvimento nas pesquisas em energia renovável. Há diversas vantagens para investir em geração de energia Eólica, pois além de ser barata, limpa e renovável, a energia eólica também não emite gases de efeito estufa (GEE) para a atmosfera. O presente estudo teve como objetivo avaliar o potencial eólico da área de Campina Grande (PB) e consequentemente verificar a possibilidade de instalações de parques eólicos para geração de energia. Para isso, análise de séries temporais foi utilizada em busca de um melhor ajuste de modelos de Holt-Winters e Box \& Jenkins, e de avaliar o ganho preditivo da filtragem Singular Spectrum Analysis (SSA) nos modelos de previsão. Os modelos de Box \& Jenkins apresentaram os melhores ajustes, mas o melhor modelo foi proveniente da filtragem SSA via análise de componentes principais. Concluindo que há viabilidade para a instalação de parques eólicos em Campina Grande (PB).
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/13939
Appears in Collections:GGV - Trabalhos de Conclusão de Curso - Niterói

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tcc_20192_BrunaFerreiraMarques_213054093.pdf2.42 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons