COLORAÇÃO TOTAL EQUILIBRADA NO ENSINO MÉDIO
Grafos Bipartidos Completos Balanceados
Educação Matemática
Proposta de Atividades
Resolução de Problemas
Ensino de Matemática
Teoria dos grafos
Ensino médio
Silva, Anderson Gomes | Posted on:
2016
Abstract
O presente trabalho tem por objetivo problematizar a ausência do tema teoria dos grafos no ensino médio. Para tanto, adotou-se como metodologia uma proposta de atividades envolvendo conceitos básicos de coloração total equilibrada de grafos bipartidos completos balanceados. A teoria dos grafos é uma área da matemática discreta que lida com a relação entre objetos de um determinado conjunto. O que fundamenta teoricamente este trabalho é a metodologia de ensino-aprendizagem-avaliação de matemática através da resolução de problemas. Segundo tal metodologia, ensino, aprendizagem e avaliação são elementos que devem ocorrer simultaneamente nas aulas de Matemática. As questões propostas foram contextualizadas de acordo com situações que podem ser vivenciadas por alunos do ensino médio ou qualquer outro cidadão comum que não seja necessariamente matemático. Tais questões envolvem distribuição de tarefas e agendamento de atividades. As conclusões obtidas foram de que o trabalho contribuiu tanto para a educação matemática, pela proposta inovadora para o ensino médio, quanto para o desenvolvimento científico do tema, pela submissão de artigo sobre o tema para congresso.
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Document type
Trabalho de conclusão de cursoPublisher
Universidade Federal Fluminense
Source
SILVA, Anderson Gomes. Coloração total equilibrada no ensino médio. 2016. 43f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Instituto de Matemática e Estatística, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2016.Subject(s)
Coloração total equilibradaGrafos Bipartidos Completos Balanceados
Educação Matemática
Proposta de Atividades
Resolução de Problemas
Ensino de Matemática
Teoria dos grafos
Ensino médio
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