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Title: A temática da humanização no ensino: da oralidade para a autoestima cidadã
Other Titles: The theme of humanization in teaching: from orality to citizen self-esteem
Authors: Moraes, Rita de Cássia Martins
metadata.dc.contributor.advisor: Cavalcante, Larissa Maria Assad
metadata.dc.contributor.advisorco: Oliveira, Henrique Eduardo
Issue Date: 2018
Abstract: A presente tese de doutorado divide-se em Fase 1 (Artigo 1) e Fase 2 (Artigo 2). A Fase 1, objetivou identificar e analisar, através de uma pesquisa documental, a presença do termo humanização nos Projetos Político Pedagógico e Diretrizes Curriculares dos cursos de Medicina, Odontologia e Enfermagem da Universidade Federal Fluminense. Foi realizada uma pesquisa exploratória descritiva, com abordagem qualitativa. A análise documental evidenciou a aproximação com o tema nos três cursos estudados, porém com variações importantes no que se refere ao método de aplicação dos conteúdos teórico-práticos, ao longo do processo de formação. Nesta perspectiva o curso de Medicina apresentou distribuição mais homogênea dos conteúdos relacionados ao termo humanização encontrada nas suas disciplinas obrigatórias. Conclui-se que os três cursos estudados se esforçam em incorporar os pressupostos da humanização, tais como: ética, respeito, acolhimento, e procuram maior aproximação entre os sujeitos envolvidos na construção de novas relações entre alunos, docentes e usuários dos serviços e a rede SUS local. Já para Fase 2, o objetivo foi comparar, descrever e analisar o desenvolvimento da visão humanística no curso de graduação em Odontologia da Universidade Federal Fluminense Niterói RJ de dois Projetos Políticos Pedagógicos, a partir da ótica dos acadêmicos do referido curso. Realizou-se uma pesquisa descritivo- exploratória com enfoque quanti-qualitativo. A coleta de dados deu-se por meio de questionários abertos, fechados e grupo focal. A estratégia de análise utilizada foi: categorização, operações estatísticas simples, análise temática e análise crítica com a literatura revisada. Entre os resultados da pesquisa têm-se que não existiu diferença entre a visão humanística dos alunos no período inicial quando comparada com a dos alunos ao final do período do ciclo profissional no Projeto Pedagógico Antigo, já no Projeto Pedagógico Atual, os alunos demonstram a presença de uma visão humanística. Conclui-se que a humanização, do processo ensino-aprendizagem no contexto acadêmico pesquisado, apresenta deficiências, constituindo-se, portanto, em um caminho a perseguir, dependendo do comprometimento de todos os envolvidos neste processo de transformação. Por fim a autora faz algumas sugestões pertinentes ao tema da pesquisa.
metadata.dc.description.abstractother: This PhD thesis was divided into Phase 1 (Article 1) and Phase 2 (Article 2). Phase 1, aimed at identify and analyze, through a documentary research, the presence of the term humanization in the Political Pedagogical Projects and Curricular Guidelines of the Medicine, Dentistry and Nursing courses at the Federal Fluminense University. A descriptive exploratory research was carried out with a qualitative approach. The documentary analysis showed an approximation with the theme in the three courses studied, but with important variations regarding the method of application of the theoretical-practical content, throughout the training process. In this perspective the Medicine course presented a more homogeneous distribution of the contents related to the term humanization found in its obligatory subjects. It was concluded that the three courses studied endeavor to incorporate the humanization presuppositions, such as: ethics, respect, acceptance, and seek a closer approximation between the subjects involved in the construction of new relations among students, teachers and users of services and local SUS network. For Phase 2, the aim was to compare, describe and analyze the development of the humanistic vision in the undergraduate course in Dentistry of the Federal University FluminenseNiterói RJ of two Political Projects Pedagogical, from the perspective of the academics of this course. A descriptive-exploratory research with quantitative-qualitative approach was carried out. Data collection was done through open, closed questionnaires and a focus group. The analysis strategies used were categorization, simple statistical operations, thematic analysis and critical analysis with the reviewed literature. Among the results of the research are: there is no difference between the humanistic view of the students in the initial period when compared to the students at the end of the professional cycle in the Pedagogical Project, which occurs in the Current Pedagogical Project, students demonstrate the presence of a humanistic vision. It is concluded that the humanization of the teaching-learning process in the studied academic context presents deficiencies, constituting, therefore, a path to be pursued, depending on the commitment of all involved in this process of transformation. Finally, the author makes some suggestions pertinent to the research
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/14020
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