POSEDUC - Programa de Pós-Graduação em Educação - Niterói
Sub-communities within this community
-
POSEDUC - EXT - Reconhecimento de diploma obtido no exterior
Nesta comunidade constam as teses ou dissertações referentes ao reconhecimento de diplomas obtidos no exterior
Recent Submissions
-
Grupo de mulheres: sistematizando uma prática emancipatória de educação e saúde
Esta tese de doutorado é um estudo de caso de uma prática de educação e saúde, desenvolvida com um grupo de mulheres de uma comunidade favelizada do Rio de Janeiro. Trata da sistematização dessa experiência, com base no ... -
Entre o quilombo e a cidade: trajetórias de individuação de jovens mulheres negras
BASTOS, Priscila da Cunha. Entre o quilombo e a cidade: trajetórias de individuação de jovens mulheres negras. Orientador: Paulo Cesar Rodrigues Carrano. Niterói-RJ/UFF, 13/05/2009. Dissertação (Mestrado em Educação), 105 ... -
Os jovens e as perspectivas educativas no Brasil: retratos do desamparo e do desalento em um pré-vestibular comunitário
Ainda que no Brasil as últimas décadas tenham sido marcadas pela expansão das políticas públicas de acesso e permanência às universidades, o ensino médio, por sua vez, é palco de grande disputa política traduzida ... -
A angústia como sinal de desalienação de pessoas negras
Em uma sociedade estruturada pelo racismo e marcada pelo trauma decorrente dele, pensar em uma educação emancipadora e capaz de contribuir para a construção subjetiva da pessoa negra é de suma importância. Esta pesquisa ... -
O Google Workspace for Education (GWE): Capital, Trabalho e Educação - Plataformização da educação e hegemonia do capital
Esta dissertação, fruto de pesquisa documental, objetiva compartilhar elementos que concorrem para o entendimento do processo pelo qual a empresa de capital tecnológico da internet Google LLC, através de sua mercadoria ... -
Territórios de infância: especializações da narrativa medicalizante na escola
Nesta pesquisa tenciono a forma como o saber médico psiquiátrico, representado pelos processos de medicalização, vem ocupando um lugar hegemônico dentro do campo educativo e, sendo assim, disputando os sentidos sobre a ... -
Traduções de obras atribuídas a L. S. Vigotski no Brasil e seus impactos em monografias do curso de Pedagogia da UFF/Niterói
Lev Vigotski é um autor muito estudado por pesquisadores brasileiros de diversos campos, desde o lançamento de traduções na década de 80 de livros atribuídos a ele, chamados A formação social da mente e Pensamento ... -
Estratégias de professores de matemática na Educação de Jovens e Adultos em uma escola estadual do município de Mesquita no contexto do ensino remoto
Esta dissertação intitulada “ESTRATÉGIAS DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS EM UMA ESCOLA ESTADUAL NO MUNICÍPIO DE MESQUITA NO CONTEXTO DO ENSINO REMOTO”, buscou compreender quais estratégias ... -
Entre vozes: Música e Dialogismo
A presente dissertação teve como objetivo traçar uma compreensão da canção contemporânea brasileira como enunciado valorado e ideológico. Consideramos o problema da pouca reflexão da canção como uma linguagem ideológica ... -
Coletivos negros universitários: agentes e agendas antirracistas na Universidade Federal Fluminense
A década de 1970 é entendida como período de (re)surgimento do movimento negro contemporâneo. Ratts (2009) aponta a atuação política e a formação de novos grupos do movimento social negro dentro das universidades, ... -
Educação Ambiental em contexto de pandemia: desafios para o ensino de ciências
O presente trabalho tem como foco dissertar sobre o atual cenário de pandemia como uma consequência da crise ambiental e a relação deste com o capitalismo, a história do Brasil e o sequestro da Educação Ambiental da BNCC. ... -
A relação entre os evangélicos e o bolsonarismo e suas consequências na educação
No Brasil, há 10 anos atrás, a crise de hegemonia, como uma especificidade própria do ciclo do capital, desencadeou um movimento de massa, conduzido por radicais da extrema direita, pela mídia burguesa e pela manipulada ... -
Investigando a disciplina escolar Integração da Mídias e Novas Tecnologias (IMNT) no curso normal de uma escola estadual do Rio de Janeiro
O presente trabalho tem como objetivo analisar a disciplina Integração das Mídias e Novas Tecnologias (IMNT) no curso de formação de professores em nível médio, o antigo curso normal (CN), em uma escola pública do estado ... -
Proposta para formação continuada de professores da Educação Infantil no contexto do programa Mais Infância (2013-2020)
O presente estudo se insere no debate acerca das propostas municipais para a formação continuada de professores da Educação Infantil. Nosso foco são as ações empreendidas no âmbito do Programa Mais Infância, implementado ... -
Leitura literária, entre documentos e processos formativos na Educação Infantil: um olhar a partir das narrativas docentes
Esta pesquisa intitulada Leitura literária, entre documentos e processos formativos na Educação Infantil: um olhar a partir das narrativas docentes, vinculada a linha de pesquisa: Linguagem, Cultura e Processos Formativos, ... -
Pesquisa e aprendizagem narrativas na EJA em Queimados/RJ: um memorial sobre formação mútua tecido a várias mãos
Esta é uma pesquisa-formação realizada em meio à atuação docente da pesquisadora na Educação de Jovens e Adultos (EJA) no município de Queimados/RJ. Enquanto pressupostos teórico-filosóficos figuram a perspectiva freireana ... -
A matemática nos exames de preparatórios no Rio de Janeiro durante o século XIX
Durante o século XIX, a educação básica no Brasil contava com um número ainda incipiente de escolas e pouca atenção do governo central para as instituições de ensino secundário. Com o Ato adicional em 1834 e a criação ... -
A política de educação de jovens e adultos da classe trabalhadora nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia no Estado do Rio de Janeiro
Esta pesquisa tem como objetivo analisar a configuração da Educação de Jovens e Adultos (EJA) nos Institutos Federais do estado do Rio de Janeiro – o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (IFF) ... -
Potências pedagógicas de escrevivências feministas negras
Temos um acúmulo de debates e reflexões provenientes do movimento negro e, dentro desse, cada vez mais as mulheres negras tem ocupado a centralidade. Dentre estas, existem aquelas que se autodeclaram enquanto feministas ... -
"Com certeza tem uma história aí": infância, escrita e escola sentidos em (des)construção
Esta tese experimenta sentidos para as palavras infância, escrita e escola e suas interrelações. Refletir a partir de um olhar filosófico e político inicialmente a infância em uma escola que ensina a escrita. Em seguida ...