POSEDUC - Programa de Pós-Graduação em Educação - Niterói
Sub-communities within this community
-
POSEDUC - EXT - Reconhecimento de diploma obtido no exterior
Nesta comunidade constam as teses ou dissertações referentes ao reconhecimento de diplomas obtidos no exterior
Recent Submissions
-
Políticas em educação em ciências: dimensões do currículo e a nova política nacional do livro didático
A presente dissertação tem como objetivo compreender o processo de produção da política curricular de Educação em Ciências para os anos iniciais do Ensino Fundamental, focalizando as mudanças implementadas com a publicação ... -
Educação de Jovens e Adultos na forma da lei: análise das diretrizes fixadas pela legislação educacional brasileira (da Constituição ao Plano Nacional de Educação)
A presente tese buscou alcançar os seguintes objetivos: analisar a Educação de Jovens e Adultos (EJA) como prática pedagógica alinhada à perspectiva teórica da pedagogia de Paulo Freire; examinar as abordagens da pesquisa ... -
Costuras narrativas na formação de professores de Educação Física no contexto de um projeto de extensão
A presente dissertação tem como questão problematizar, no processo (auto)biográfico, a experiência num projeto de extensão impacta reflexões sobre ser professora no processo da formação inicial e continuada. No processo ... -
Aguyjevete para quem luta: movimento indígena e povos originários na luta por direitos à educação: uma escrita Autoetnográfica
A presente tese apresenta uma análise sobre o processo de Educação implícito na sociedade e como o processo educacional desconsidera estas contribuições, mantendo ainda hoje, os livros didáticos reproduzindo os mesmos ... -
O lugar da criação artística entre jovens de camadas populares: sentidos e suportes da arte aos estudantes da rede estadual fluminense
Esta tese investiga a relação de jovens de camadas populares do Rio de Janeiro com a arte através da produção e da análise de dados quantitativos e qualitativos levantados entre 2021 e 2022 junto a estudantes da rede ... -
Seleção de diretores escolares no Rio de Janeiro: (in)tensidades da gestão democrática
Esta tese de doutorado tem como objetivo desvendar e compreender os processos de seleção de diretores das escolas públicas municipais dos 92 municípios do estado do Rio de Janeiro, buscando contribuir para as discussões ... -
A aula como ato responsável: concepções de linguagem no ensino de Língua Portuguesa
O presente estudo aborda algumas questões com fundamentos filosóficos ligados à relação entre linguagem e escola para compreendermos se é possível, na escola em que se ensina linguagem, pensarmos nas concepções que ... -
“É preciso estar atento e forte”: uma análise da produção científica sobre a autonomia universitária num contexto de ofensiva conservadora contra a universidade pública
O cenário de ataques à universidade pública com o avanço do conservadorismo no Brasil, sobretudo a partir das manifestações de 2013, escancara a necessidade de desenvolver estratégias de defesa do ensino superior público. ... -
Efeitos da masculinidade hegemônica e do racismo sobre jovens negros: distorção idade-série de estudantes de uma escola municipal na cidade do Rio de Janeiro
O presente trabalho aborda, em perspectiva interseccional, o problema da distorção idade-série que atinge, em maior grau, os garotos negros da educação básica. Inserido na tradição das pesquisas sobre desigualdades sociais ... -
Nas entrelinhas dos relatórios: entre o vivido e o registrado, a prática docente desvelada em um texto que diz do(a) aluno(a), mas também da professora
A pesquisa que compõe esta dissertação se insere no campo dos Estudos com os Cotidianos das Classes Populares e acontece em uma escola pública da rede municipal de Niterói, com grupos de alunos do 1o e 2o anos do primeiro ... -
Gramsci e a educação das crianças das classes populares
A presente pesquisa tem como objetivo compreender como se deu a educação das crianças das classes populares frente à pandemia da Covid-19. Com o avanço contínuo da extrema direita em diversos países e suas concepções e ... -
“Tio, isso vale ponto?!” Reflexões sobre histórias de manhas docentes e discentes sob o império da performatividade
A presente pesquisa toma por base a experiência do autor como docente da Educação Básica em redes públicas do estado do Rio de Janeiro, em escolas localizadas em regiões periféricas, entre os limites da Zona Norte carioca ... -
Concepções práticas pedagógicas em escolas de assentamento do Movimento do Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST): contribuição à decolonização do saber
Esta tese analisa as concepções e práticas pedagógicas em escolas de assentamento do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e suas contribuições ao processo de decolonização do saber. A opção pela Pedagogia ... -
O Rio de valorização: motivações e inspirações na elaboração do Decreto 42.793/2011 como política pública à educação do estado do Rio de Janeiro
A tese busca compreender as influências na construção da política educacional após a divulgação do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – IDEB, ao indicar o Estado do Rio de Janeiro em penúltimo lugar no ranking ... -
Descolonização e socialismo: classe, raça, nação e pedagogia política em Florestan Fernandes
O presente trabalho investiga o tema da descolonização na obra e na práxis sociológica de Florestan Fernandes considerada como sendo, também, uma pedagogia política de orientação e sentido socialista. A forma como ... -
"E pra que tem um monte de caracol? Mas só precisava de um": a alfabetização como ato estético
Com o presente trabalho pretendemos compreender os processos de alfabetização das crianças das classes populares, problematizando as orientações teórico-metodológicas no ensino escolar. Nesse intento buscamos realizar ... -
Interações de jovens nas redes sociais, entre o clicar e o publicar: O que pode uma selfie?
Esta tese trata sobre a fotografia contemporânea como elemento de socialização, em relação às mudanças que ocorreram na produção e circulação das imagens pela internet, tendo como objeto de análise a produção de ... -
Elas com a palavra: gênero, saberes e narrativas sobre a docência
As reflexões que compõem esta investigação partem da possibilidade de aludir que a docência, por meio de suas práticas e saberes, é capaz de exprimir a dinâmica das relações de gênero que estrutura a nossa vida coletiva. ... -
Tessituras da autoria literária em narrativas docentes de vida e formação
O presente estudo, ao se identificar como uma pesquisaformação narrativa (auto)biográfica, se propôs a conhecer os percursos e as experiências de vida e de formação de um grupo de professoras autoras de textos literários ... -
Encontros com a corp(o)ralidade: Narrativa, presença & performance docente nas aulas de História da educação básica
O que narram as performances docentes sobre a presença das professoras e professores nas aulas de História? Essa é a questão que orienta o presente trabalho. Pelos encontros com três professores-narradores, esta pesquisa ...