POSEDUC - Doutorado - Niterói
Recent Submissions
-
As formulações do Instituto Votorantim para a educação básica: um estudo sobre o Programa Parceria Pela Valorização da Educação (PVE) no município de Juiz de Fora
Esta pesquisa está fundamentada no materialismo-histórico-dialético. É resultado de uma investigação sobre o Programa Parceria pela Valorização da Educação (PVE) desenvolvido na rede municipal de Juiz de Fora – MG, no ... -
Formação continuada de professores (as) para a educação inclusiva: alcances e limites da Meta 4 do Plano Nacional de Educação
A presente investigação tem como objetivo central analisar a efetividade da formação continuada de professores (as) para a educação inclusiva, com vistas ao cumprimento da Meta 4 do PNE (2014-2024), durante o seu período ... -
Educação de Jovens e Adultos na forma da lei: análise das diretrizes fixadas pela legislação educacional brasileira (da Constituição ao Plano Nacional de Educação)
A presente tese buscou alcançar os seguintes objetivos: analisar a Educação de Jovens e Adultos (EJA) como prática pedagógica alinhada à perspectiva teórica da pedagogia de Paulo Freire; examinar as abordagens da pesquisa ... -
Aguyjevete para quem luta: movimento indígena e povos originários na luta por direitos à educação: uma escrita Autoetnográfica
A presente tese apresenta uma análise sobre o processo de Educação implícito na sociedade e como o processo educacional desconsidera estas contribuições, mantendo ainda hoje, os livros didáticos reproduzindo os mesmos ... -
O lugar da criação artística entre jovens de camadas populares: sentidos e suportes da arte aos estudantes da rede estadual fluminense
Esta tese investiga a relação de jovens de camadas populares do Rio de Janeiro com a arte através da produção e da análise de dados quantitativos e qualitativos levantados entre 2021 e 2022 junto a estudantes da rede ... -
Seleção de diretores escolares no Rio de Janeiro: (in)tensidades da gestão democrática
Esta tese de doutorado tem como objetivo desvendar e compreender os processos de seleção de diretores das escolas públicas municipais dos 92 municípios do estado do Rio de Janeiro, buscando contribuir para as discussões ... -
A aula como ato responsável: concepções de linguagem no ensino de Língua Portuguesa
O presente estudo aborda algumas questões com fundamentos filosóficos ligados à relação entre linguagem e escola para compreendermos se é possível, na escola em que se ensina linguagem, pensarmos nas concepções que ... -
“Tio, isso vale ponto?!” Reflexões sobre histórias de manhas docentes e discentes sob o império da performatividade
A presente pesquisa toma por base a experiência do autor como docente da Educação Básica em redes públicas do estado do Rio de Janeiro, em escolas localizadas em regiões periféricas, entre os limites da Zona Norte carioca ... -
Concepções práticas pedagógicas em escolas de assentamento do Movimento do Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST): contribuição à decolonização do saber
Esta tese analisa as concepções e práticas pedagógicas em escolas de assentamento do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e suas contribuições ao processo de decolonização do saber. A opção pela Pedagogia ... -
O Rio de valorização: motivações e inspirações na elaboração do Decreto 42.793/2011 como política pública à educação do estado do Rio de Janeiro
A tese busca compreender as influências na construção da política educacional após a divulgação do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – IDEB, ao indicar o Estado do Rio de Janeiro em penúltimo lugar no ranking ... -
Descolonização e socialismo: classe, raça, nação e pedagogia política em Florestan Fernandes
O presente trabalho investiga o tema da descolonização na obra e na práxis sociológica de Florestan Fernandes considerada como sendo, também, uma pedagogia política de orientação e sentido socialista. A forma como ... -
"E pra que tem um monte de caracol? Mas só precisava de um": a alfabetização como ato estético
Com o presente trabalho pretendemos compreender os processos de alfabetização das crianças das classes populares, problematizando as orientações teórico-metodológicas no ensino escolar. Nesse intento buscamos realizar ... -
Interações de jovens nas redes sociais, entre o clicar e o publicar: O que pode uma selfie?
Esta tese trata sobre a fotografia contemporânea como elemento de socialização, em relação às mudanças que ocorreram na produção e circulação das imagens pela internet, tendo como objeto de análise a produção de ... -
Elas com a palavra: gênero, saberes e narrativas sobre a docência
As reflexões que compõem esta investigação partem da possibilidade de aludir que a docência, por meio de suas práticas e saberes, é capaz de exprimir a dinâmica das relações de gênero que estrutura a nossa vida coletiva. ... -
Tessituras da autoria literária em narrativas docentes de vida e formação
O presente estudo, ao se identificar como uma pesquisaformação narrativa (auto)biográfica, se propôs a conhecer os percursos e as experiências de vida e de formação de um grupo de professoras autoras de textos literários ... -
Encontros com a corp(o)ralidade: Narrativa, presença & performance docente nas aulas de História da educação básica
O que narram as performances docentes sobre a presença das professoras e professores nas aulas de História? Essa é a questão que orienta o presente trabalho. Pelos encontros com três professores-narradores, esta pesquisa ... -
Ensino médio integral e integrado à educação profissional na rede SEEDUC/RJ: mediações e contradições na formação dos trabalhadores (2008-2021)
Essa tese tem como tema central o Ensino Médio Integral e Integrado, modalidade de ensino que permite ao jovem cursar o Ensino Médio de forma Integrada à Educação Profissional. E, mais especificamente, as contradições e ... -
Da poética trivial às experiências educativas em territórios periféricos
A tese Da poética trivial às experiências educativas em territórios periféricos se constitui como uma pesquisa construída no contexto social e periférico de Belford Roxo, buscando com os sujeitos a representificação da ... -
Temporalidades e as relações de ensino e aprendizagem na Educação de Jovens e Adultos
Por mais que consideremos o tempo essencial para a vida e basilar para as relações humanas, costumamos tê-lo como algo dado, não o problematizamos. Orientamo-nos conforme o relógio e os calendários, mas nem sempre paramos ... -
O conceito de liberdade em Spinoza e Vigotski: educar para emancipação ou para subalternidade?
O presente trabalho tem como objetivo apresentar, analisar e discutir o conceito de liberdade, tendo por base o pensamento de Baruch Spinoza e Lev Vigotski. Cada autor desenvolveu suas reflexões em um locus, ou seja, ...