POSEDUC - Doutorado - Niterói
Recent Submissions
-
Neoliberalização e Reforma Educacional: Ensina! Brasil e os ensaios da rede global Teach For All no país
A presente investigação dialoga, de maneira mais ampla, com um vasto conjunto de estudos que têm procurado discutir as transformações ocorridas desde a crise de acumulação e reestruturação capitalista desencadeada no ... -
A construção de uma comunidade de aprendizagem docente a partir da experiência formativa do PIBID de História da UFF no Colégio Estadual Aurelino Leal (2014-2018)
O presente trabalho aborda o processo formativo de professores de História, no âmbito do Programa de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), da Universidade Federal Fluminense, no Colégio Estadual Aurelino Leal (2014- 2018). ... -
Entre o visível e o invisível: tempos e espaços da arte nas narrativas de professoras da educação infantil
Ouvir histórias e saber contar histórias, é uma arte, que se conser - va no ato mesmo de contar e ouvir, contar e ouvir mais uma vez, e outra vez mais, como diz Benjamin (2010). O desejo de ouvir e (a)colher ... -
Cartografando com a avaliação do/no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal Fluminense: uma leitura entre parênteses
A presente tese tem como objetivo pesquisar como se efetivam os processos avaliativos – internos e externos – do/no Programa de Pós-Graduação em Educação da UFF e como estes são influenciados pelos sujeitos que atuam ... -
A presença das mulheres negras nos cursos de graduação da Universidade Federal Fluminense (UFF)
A presente pesquisa tem como objetivo investigar a presença das mulheres negras nos cursos de graduação da Universidade Federal Fluminense (UFF), nas unidades do município de Niterói, nos anos de 2012, 2018 e 2019. Como ... -
Nossas histórias não serão apagadas: o ensino de histórias menores
Que currículos são anunciados nos cotidianos das aulas de histórias com turmas do primeiro ao terceiro anos em uma escola da rede estadual do Rio de Janeiro? Que novas conexões são vividas nos trânsitos entre o passado, ... -
Poéticas negras, formação e prática docente na educação infantil: arte e estética (empre)tecidas
Histórias, bordadas pelas vivências da negritude, re-existem nesta tese, pelos sentidos da memória. Irrompem a partir da poética de mulheres-artistas negras, caracterizada pela beleza descolonizada, vívida e fértil, que ... -
Histórias de vida, saberes profissionais e inventividades docentes nas artes de ensinar geografias
O que os professores da educação básica fazem para ensinar as geografias? Esta foi a inquietação que guiou a tese. Em meio a tessitura de vozes escolares e escritas autorizadas do dizer acadêmico, almejamos reconhecer e ... -
Corpos, escolas e periferias: sentidos em disputa
A presente pesquisa intitulada “Corpos, escolas e periferias: sentidos em disputa” está inscrita na linha Estudos do Cotidiano da Educação Popular. A problemática da pesquisa se desenvolve ao refletir acerca de uma ... -
A Fortaleza improvisada: entre resistências, lutas e repressões: importância e atuação do DCE Fernando Santa Cruz nos tempos da Ditadura (1964-1979)
O movimento estudantil teve um importante papel no cenário brasileiro entre 1964 e 1979, pois lutou intensamente contra as arbitrariedades cometidas pela ditadura, no âmbito político, social, econômico e educacional. ... -
Professoras das infâncias e museus de arte: tecendo encontros, entrelaçando saberes na rede
Esta pesquisa se propôs a identificar e discutir o lugar que os saberes e as narrativas de docentes das infâncias ocupam e/ou poderiam ocupar nas ações educativas dos museus de arte. Buscando uma nova forma de aproximação ... -
O que é uma aula bacana para as crianças da turma 101 da escola Marie Curie?
A pesquisa em questão tem como título: O que é uma aula bacana para as crianças da Turma 101 da escola Marie Curie? Neste trabalho entendemos o conceito de aula como o usado pelos gregos “aulé” cujo significado remete ... -
Prática docente na pandemia em territórios quilombolas do Espírito Santo: aquilombar para aprender e ensinar
A presente pesquisa discutiu a educação escolar quilombola no contexto das lutas pelos direitos quilombolas no Brasil, tendo como campo duas comunidades quilombolas específicas, em duas escolas quilombolas no Estado do ... -
Ateliês de espaços efêmeros na formação estética docente: atravessamentos e ressonâncias
Com o objetivo de analisar a contribuição da organização de ateliês de espaços efêmeros, como dispositivos de formação estética docente, a pesquisa foi desenvolvida por meio da proposição de encontros-ateliês, com 13 ... -
Educação de Jovens e Adultos com Deficiência e inclusão escolar: demandas humanas, contradições e limites sociais
Esta tese de doutorado teve por objeto de estudo a inclusão de estudantes com deficiência na modalidade de Educação de Jovens e Adultos, com ênfase nas contradições e limites sociais, e foi desenvolvida sob o referencial ... -
A internacionalização da educação na América Latina: uma análise das instituições de ensino superior lassalistas
É possível perceber no início do século XXI o crescimento de iniciativas universitárias em todo o mundo com o intuito de atender aos desafios da globalização, impulsionando o fenômeno da internacionalização da educação ... -
A revitalização e a reestruturação do Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INPE) no contexto da reforma do Estado: 1995 a 2002
A presente tese de doutorado resultou de uma pesquisa sobre os processos de revitalização e reestruturação do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais INEP, no período compreendido entre 1995 e 2002, durante ... -
Viagens e narrativas sobre gênero e sexualidade na (des)formação docente: (re)invenção de mim e de nós
O textotese (des)tece resultados de uma pesquisaviagem sobre formação de professoras/es na perspectiva do Curso Ensino e gênero: perspectivas transversais, desenvolvido na Bacia do Jacuípe, mais especificamente em Mairi, ... -
Práticas, fundamentos e conceitos da educação museal: um estudo sobre as práticas educativas nos museus da República, da Maré e do Amanhã.
Esse trabalho busca, dentro do contexto da Política Nacional de Educação Museal, lançar um olhar para o fundamento e as práticas do campo da educação museal e educação museal online. Para tanto, a pesquisa de cunho ... -
Trajetórias acadêmicas de docentes negras da Universidade Federal Fluminense
O objetivo desta pesquisa foi analisar as trajetórias acadêmicas das docentes negras que atuam nos cursos de graduação da Universidade Federal Fluminense (UFF). De modo objetivo esta- beleci uma busca pela compreensão ...