Browsing POSEDUC - Doutorado - Niterói by Issue Date
Now showing items 1-20 of 94
-
O budismo como prática educacional transformadora
| Posted on: 2005Este trabalho de tese é dedicado a abordar o budismo segundo os aspectos de sua prática pedagógica, ou seja, através da transmissão e da aprendizagem dos seus ensinamentos -
Corporeidade e conhecimento: diálogos necessários à Educação Física e à escola
| Posted on: 2007Este trabalho tem como objetivo colocar em diálogo dois campos postos historicamente em oposição: conhecimento e corpo. O intuito é o de possibilitar outras formas de intervenção na escola que valorizem as diferentes ... -
O direito da criança à participação no processo educativo: o que dizem os documentos legais, os adultos e as crianças da educação infantil?
| Posted on: 2010Vive-se hoje uma mudança de paradigma em relação à situação da infância que estabelece que a criança é sujeito ativo de direitos. Esta tese adotou uma abordagem qualitativa para compreender o papel que a criança ocupa como ... -
Ensino secundário militar na primeira república: a construção dos colégios militares (1889-1919)
| Posted on: 2012Esse trabalho teve como objetivo pesquisar a constituição do ensino secundário militar, nas primeiras décadas da república, privilegiando como foco, a expansão inicial do Colégio Militar, instituição criada em 1889, na ... -
Por uma história da educação politécnica: concepções, experiência e perspectivas
| Posted on: 2016A ideia de politecnia ou educação politécnica atualmente encontra-se ligada às concepções contra-hegemônicas de educação, assumindo grande importância entre socialistas e anarquistas. Esse conceito, no entanto, tem origem ... -
A EDUCAÇÃO DOS TRABALHADORES EM MATO GROSSO NO TEMPO DO AGRONEGÓCIO: CONTRADIÇÕES E PERSEPCTIVAS NO CAPITALISMO PERIFÉRICO
| Posted on: 2017Este estudo tem como objeto a educação dos trabalhadores mato-grossenses no tempo em que o Agronegócio se desenvolve com supremacia na economia e na política de Mato Grosso. Por conceber a educação como um fenômeno que não ... -
Paradigmas de gênero, performatividades e subversão : uma discussão no contexto escolar
| Posted on: 2017A produção sobre o tema — performatividades de gênero femininas no contexto escolar — é, até o momento, ainda lacunar. Poucos estudos que abordam a temática de forma direta podem ser encontrados. Desta forma, a pesquisa ... -
Rumo à Universidade: percursos biográficos de jovens aprovados para cursos altamente seletivos da UFF
| Posted on: 2017No decorrer desta pesquisa, objetivei compreender os percursos de formação dos jovens universitários a partir de suas vivências e experiências em cursos altamente seletivos da Universidade Federal Fluminense – UFF. Parti ... -
Formação Cultural e Educação Inclusiva: estudo sobre o curso de Pedagogia da Universidade Federal Fluminense
| Posted on: 2017Esta tese tem como objeto de estudo a formação cultural dos estudantes do curso de Pedagogia da UFF. Estabelece-se como problema de estudo a relação da formação cultural com a educação inclusiva como possibilidade ... -
A institucionalização das Ciências Biológicas na universidade brasileira: investigando sentidos nas matrizes curriculares de Ciências Naturais e História Natural (1934-1942)
| Posted on: 2017Esta tese investiga a institucionalização do campo de conhecimento de Ciências Biológicas como curso de graduação nas instituições universitárias em sua relação com o contexto brasileiro da primeira metade do século XX. A ... -
Paulo Freire e África: colonialismo, libertação e educação em Moçambique
| Posted on: 2017O presente estudo tem como objetivo compreender as ideias de Paulo Freire sobre o colonialismo e a libertação na África e a sua possibilidade de ajudar na rediscussão do processo de emancipação do continente africano. Tal ... -
Narrativas de formação docente no Programa de Licenciaturas Internacionais: cultura e imaginário
| Posted on: 2017Esta tese tem o objetivo de compreender a formação inicial de professores, em seus aspectos latente e patente, desenvolvida em mobilidade internacional, entre a Universidade Federal Fluminense (UFF) e a Universidade de ... -
Práticas curriculares no ensino básico: tecendo e narrando redes de experiências na formação continuada dos professores da disciplina de Ofícios em Moçambique
| Posted on: 2017A tese intitulada “Práticas curriculares no ensino básico: tecendo e narrando redes de experiência na formação continuada dos professores da disciplina de ofícios em Moçambique” se inscreve nos estudos do cotidiano (embasado ... -
Linguagens sociais: modos de dizer e compreender o mundo em histórias e desenhos de crianças da Educação infantil
| Posted on: 2017A tese, apresentada à Linha de Pesquisa Linguagem, Cultura e Projetos Formativos, parte do seguinte pressuposto: crianças pequenas têm linguagens sociais próprias, modos próprios de compreender e de se expressar no mundo ... -
O educadornarrador: uma trajetória pela palavra e pela escuta
| Posted on: 2017Esta tese trata de pensar o encontro entre o educar e o narrar. Para isso, compõe o retrato do educadornarrador que se constitui pela palavra e pela escuta. Experiência, educação popular, cultura popular, palavra e cotidiano ... -
Palavras (ocas) o vento leva.... as dimensões da escuta, do diálogo e da deliberação no estudo da participação infantil a partir da experiência da representação estudantil em uma escola pública municipal.
| Posted on: 2017Participar do espaço escolar é um direito subjetivo de qualquer criança, mas a forma como tal participação ocorre nos instiga a pensar se esta forma de inserção social tem a possibilidade de induzir a agenda política que ... -
Estudo crítico sobre as políticas públicas e a formação estético-cultural em Campos dos Goytacazes.
| Posted on: 2017O presente estudo crítico busca compreender as relações sociais de produção em Campos dos Goytacazes, Rio de Janeiro, em particular a relação entre a política, definida pelos investimentos públicos na área de cultura, e o ... -
Gambiarras, tramoias cenas e esquemas prática docente, cotidiano e memória na Escola de Teatro Martins Penna
| Posted on: 2017A presente tese, defendida em 21 de agosto de 2017, foi produzida no curso de Doutorado do Programa de Pós-Gaduação em Educação da Universidade Federal Fluminense – UFF, no campo dos Estudos do Cotidiano e da Educação ... -
Formação de professores em tempos neoliberais: Crítica ao Parfor enquanto política de resiliência
| Posted on: 2017Este estudo doutoral está circunscrito à linha “Trabalho e Educação” da Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal Fluminense. Objetiva analisar as Políticas de Formação de Professores, com ênfase no Plano Nacional ... -
Educação de alunos surdos: desafios à formação docente e à inclusão na escola pública
| Posted on: 2017Esta tese tem como objetivo central analisar a prática docen te na educação bilíngue de alunos surdos do 6 o ao 9 o ano do Ensino Fundamental na Escola Municipal Paulo Freire/Niterói/RJ, no bojo do Programa de Bilinguismo ...