Browsing POSEDUC - Doutorado - Niterói by Title
Now showing items 1-20 of 94
-
Ao correr da penna: pretos e pardos letrados na cidade de Cuiabá/MT nos oitocentos.
| Posted on: 2017A presente tese resulta da investigação sobre a extensão do letramento entre pretos e pardos na cidade de Cuiabá, Província de Mato Grosso, entre os anos de 1850 e 1890. Para alcançar seus objetivos, concentrou-se em um ... -
A autoavaliação na universidade pública federal brasileira: o desafio de conhecer-se para transformar-se
| Posted on: 2020Esta tese faz uma reflexão acerca da contribuição que a autoavaliação pode prestar à emancipação das universidades públicas federais. Adotamos uma abordagem qualitativa, utilizando a metodologia de estudo de caso único ... -
Os bastidores de uma exposição de um museu de história natural: o processo de produção do discurso expositivo e seus agentes.
| Posted on: 2019Esta investigação tem como objetivo entender o processo de produção do discurso expositivo com foco na diversidade biológica de um museu de História Natural. Para isto foi realizado um estudo que trata da elaboração e ... -
O budismo como prática educacional transformadora
| Posted on: 2005Este trabalho de tese é dedicado a abordar o budismo segundo os aspectos de sua prática pedagógica, ou seja, através da transmissão e da aprendizagem dos seus ensinamentos -
Os caminhos e os desafios de uma licenciatura interdisciplinar em Ciências Naturais
| Posted on: 2019As Licenciaturas Interdisciplinares como proposta de formação docente têm se constituído temas de estudos. A presente tese é o resultado de um estudo sobre essa temática e nela analisam-se os desafios e as implicações ... -
Cartografias do olhar: devir-aracniano, autismo, Fernand Deligny
| Posted on: 2020A pesquisa de doutoramento Cartografias do olhar: devir-aracniano, autismo e Fernand Deligny vinculada a Linha de pesquisa dos Estudos do Cotidiano da Educação Popular do Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade ... -
Controle do trabalho docente na pós-graduação stricto sensu: análise das políticas de avaliação e desdobramentos profissionais
| Posted on: 2017Esta tese teve como objetivos (1) analisar os processos de formulação das políticas de avaliação da pós-graduação stricto sensu pela CAPES, bem como o seu desdobramento na prática, com foco nos critérios de produção ... -
Corporeidade e conhecimento: diálogos necessários à Educação Física e à escola
| Posted on: 2007Este trabalho tem como objetivo colocar em diálogo dois campos postos historicamente em oposição: conhecimento e corpo. O intuito é o de possibilitar outras formas de intervenção na escola que valorizem as diferentes ... -
Cotistas em um campus universitário do interior do Maranhão: um "grão" de democratização?
| Posted on: 2019A presente tese tem por objetivo analisar o processo de democratização da universidade pela via das ações afirmativas, na qual se propõe uma investigação das nuances referentes aos percursos educacionais de estudantes ... -
Crônicas da cidade: pensando na hospitalidade dos encontros
| Posted on: 2020O presente trabalho teve como objetivo compreender a qualidade dos encontros humanos no Centro da cidade do Rio de Janeiro. Partindo da tese de que a hospitalidade é escuta e que os encontros só são possíveis com ... -
Cultura, imaginário e arte: a festa junina na jornada de religação de saberes e de afetos na escola
| Posted on: 2017O objetivo deste estudo foi compreender a festa junina na jornada da religação de saberes e afetos na escola, considerando sua dimensão cultural na qual se realizam as práticas simbólicas organizadoras do real social. ... -
Currículo e formação: limites e contradições na educação inclusiva
| Posted on: 2019Esta tese tem como questão central o estudo do currículo na organização da escola em perspectiva crítica e emancipatória, com vistas ao compromisso humanizante da educação na rede pública municipal de ensino de Petrópolis, ... -
De escola do mato a escola popular do/no campo: presença, pertencimento e participação das famílias e comunidade em diálogo com uma escola pública municipal
| Posted on: 2020A presente pesquisa, desenvolvida numa escola pública localizada em uma comunidade rural, da rede municipal de Paraíba do Sul/RJ, teve por objetivo investigar como a participação popular – das famílias e comunidade – em ... -
A democracia burguesa possível no capitalismo dependente : luta de classes no município do Rio de Janeiro (1989-1992)
| Posted on: 2018Esta tese de doutorado em educação é um prolongamento e um desdobramento da dissertação de mestrado que defendi em 2014. Ela busca, ao fim e ao cabo, evidenciar, através da análise histórica do processo de conflitos entre ... -
“Democratização” do ensino superior em tempos neoliberais: análise do processo de expansão e interiorização da UFMA a partir do REUNI
| Posted on: 2019O presente estudo analisa a implementação do Plano de Reestruturação e Expansão da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), em decorrência da adesão desta IFES ao Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão ... -
O direito da criança à participação no processo educativo: o que dizem os documentos legais, os adultos e as crianças da educação infantil?
| Posted on: 2010Vive-se hoje uma mudança de paradigma em relação à situação da infância que estabelece que a criança é sujeito ativo de direitos. Esta tese adotou uma abordagem qualitativa para compreender o papel que a criança ocupa como ... -
Disciplina-ressignificação do corpo: imagens da educação na arte
| Posted on: 2018Esta tese tem como objetivo principal analisar o corpo e a disciplina a partir da filosofia de Merleau-Ponty (1908-1961) e da experiência estético-educativa desenvolvida nas proposições da artista brasileira Lygia Clark ... -
Do rural ao campo: formação de professores para qual educação?
| Posted on: 2020A presente tese é vinculada à linha de pesquisa Estudos do Cotidiano da Educação Popular (ECEP) do Doutorado em Educação da Universidade Federal Fluminense e tem como objeto de estudo a história da educação e a formação ... -
Docência em diálogos formativos: narrativas biográficas e processos identitários de docentes de química do Ensino Médio
| Posted on: 2022O trabalho estabelece diálogos entre estudos acadêmicos, que buscam refletir sobre formação docente, docência e processos identitários, e as narrativas biográficas de três docentes de Química, egressos do Instituto Federal ... -
Os doze trabalhos de Héracles: um estudo em doze ensaios sobre a prática do teatro escolar
| Posted on: 2020Esta tese tem o compromisso de discutir questões sobre o teatro na escola em caráter de rompimento com o seu sentido apenas representativo e espetaculoso. Buscamos com este trabalho, propostas de deslocamento para o teatro ...