POSEDUC - Doutorado - Niterói
Recent Submissions
-
Democratização da Educação Superior Privada no Brasil: análise das características do ingresso com financiamento público e privado
Este trabalho tem como objetivo comparar financiamento público e privado nas instituições de ensino superior privadas, relacionando com a democratização. Como referências teóricas para a discussão da democratização, ... -
Educação integral no ensino fundamental da rede municipal de Niterói: análise da gênese e dos fundamentos da proposta
A presente pesquisa tem como objetivo investigar as concepções teórico- metodológicas que fundamentam a proposta de educação integral para o ensino fundamental na rede municipal de educação de Niterói-RJ. O foco ... -
A cruz e a espada: o surgimento da União Católica Militar e sua atuação político-educacional (1917-1930)
Esta tese objetivou compreender o surgimento da União Católica Militar (UCM) e a sua atuação político-educacional no sentido de religar o reacionarismo católico com as Forças Armadas Brasileiras após o afastamento ... -
Minha vida é um bagulho doido: produção de existências na lógica produtiva da inexistência
Nossas histórias são mais coletivas do que individuais, ainda assim repletas de peculiaridades, (an)danças e (des)caminhos. Por isso, conversei com jovens de favelas cariocas e interroguei os modos como estão construindo ... -
Educação Infantil a que será que se destina? Diálogos, conversas e contos com crianças e professores sobre os sentidos de educar com as infâncias
A presente pesquisa propõe, como tema central, compreender os sentidos da experiência da Educação Infantil no âmbito da UFF, buscando mapear a cultura, os modos de pensar, sentir e agir de um grupo de crianças e de ... -
Política Nacional de Indução à Gestão Democrática no Estado do Rio de Janeiro: o papel do grupo articulador de fortalecimento dos Conselhos Escolares
A presente pesquisa tem como objetivo analisar a influência do Grupo Articulador de Fortalecimento dos Conselhos Escolares do Estado do Rio de Janeiro (GAFCE/RJ) como instância indutora de políticas de gestão democrática ... -
Samba e Educação: cruzando possibilidades para uma Educação Antirracista e Decolonial
Propõe-se apresentar, nesta tese, possibilidades de práticas pedagógicas mobilizadas pelo samba com o objetivo de salientar a potência dessa prática cultural na construção de uma educação antirracista e decolonial. Para ... -
Gestão da aprendizagem da Matemática no Sistema de Avaliação da Educação de Niterói (SAEN): contribuições e limites
O estudo tem como objetivo analisar como a aprendizagem da matemática é gerida na Rede Pública Municipal de Educação de Niterói, por meio do seu próprio sistema implantado em 2015 - o Sistema de Avaliação da Educação de ... -
De físicos(as) a professores(as) de física: uma narrativa genealógica da docência em física na Universidade Federal Fluminense
Esta pesquisa objetiva compreender os processos de produção da docência realizados pelos físicos(as) que atuam no ensino superior brasileiro, em especial os(as) narrados no contexto do primeiro Simpósio Nacional de Ensino ... -
Pedagogia da "Tinta Vermelha"
O presente trabalho pretende pensar o ensino de filosofia. Cabe a esta, segundo acreditamos, exercitar, com os estudantes, o pensamento através da formulação de problemas. Pensar é formular problemas. Mas como colocar ... -
"Eu não sei escrever academicamente": apreciações valorativas de estudantes do Programa de Tutoria da Pedagogia da UFF sobre suas práticas letradas acadêmicas
O objetivo geral desta tese foi o de conhecer e analisar as apreciações valorativas dos estudantes de Pedagogia da UFF (campus Niterói) que participaram do Programa de Tutoria, nos semestres letivos de 2019 e 2020, período ... -
Disputas hegemônicas contemporâneas na Educação Brasileira: conflitos ideológicos em torno da BNCC
Partindo da constatação histórica de que conflitos ideológicos e disputas por hegemonia sempre estiveram presentes na trajetória da educação brasileira, buscamos, nesta tese, identificar e analisar os conflitos ideológicos ... -
As costuras-narrativas de mulheres negras e professoras, e suas histórias de vida-formação
Busca-se nas costuras-narrativas das mulheres negras e professoras, conhecer suas histórias de vida-formação. Existe uma urgência das mulheres negras erguerem suas vozes diante de uma sociedade centrada no racismo ... -
Neoliberalização e Reforma Educacional: Ensina! Brasil e os ensaios da rede global Teach For All no país
A presente investigação dialoga, de maneira mais ampla, com um vasto conjunto de estudos que têm procurado discutir as transformações ocorridas desde a crise de acumulação e reestruturação capitalista desencadeada no ... -
A construção de uma comunidade de aprendizagem docente a partir da experiência formativa do PIBID de História da UFF no Colégio Estadual Aurelino Leal (2014-2018)
O presente trabalho aborda o processo formativo de professores de História, no âmbito do Programa de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), da Universidade Federal Fluminense, no Colégio Estadual Aurelino Leal (2014- 2018). ... -
Entre o visível e o invisível: tempos e espaços da arte nas narrativas de professoras da educação infantil
Ouvir histórias e saber contar histórias, é uma arte, que se conser - va no ato mesmo de contar e ouvir, contar e ouvir mais uma vez, e outra vez mais, como diz Benjamin (2010). O desejo de ouvir e (a)colher ... -
Cartografando com a avaliação do/no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal Fluminense: uma leitura entre parênteses
A presente tese tem como objetivo pesquisar como se efetivam os processos avaliativos – internos e externos – do/no Programa de Pós-Graduação em Educação da UFF e como estes são influenciados pelos sujeitos que atuam ... -
A presença das mulheres negras nos cursos de graduação da Universidade Federal Fluminense (UFF)
A presente pesquisa tem como objetivo investigar a presença das mulheres negras nos cursos de graduação da Universidade Federal Fluminense (UFF), nas unidades do município de Niterói, nos anos de 2012, 2018 e 2019. Como ... -
Nossas histórias não serão apagadas: o ensino de histórias menores
Que currículos são anunciados nos cotidianos das aulas de histórias com turmas do primeiro ao terceiro anos em uma escola da rede estadual do Rio de Janeiro? Que novas conexões são vividas nos trânsitos entre o passado, ... -
Poéticas negras, formação e prática docente na educação infantil: arte e estética (empre)tecidas
Histórias, bordadas pelas vivências da negritude, re-existem nesta tese, pelos sentidos da memória. Irrompem a partir da poética de mulheres-artistas negras, caracterizada pela beleza descolonizada, vívida e fértil, que ...