POSEDUC - Doutorado - Niterói
Envíos recientes
-
O que/como os estudantes do ensino médio precisam viveraprender na escola?
| Publicado en: 2022O objetivo geral dessa tese de Doutorado foi o de compreender os desejos de aprendizagens escolares de alunos e alunas do Ensino Médio do Colégio Salesiano Santa Rosa, em permanente relação com vivências ocorridas no ... -
Docência em diálogos formativos: narrativas biográficas e processos identitários de docentes de química do Ensino Médio
| Publicado en: 2022O trabalho estabelece diálogos entre estudos acadêmicos, que buscam refletir sobre formação docente, docência e processos identitários, e as narrativas biográficas de três docentes de Química, egressos do Instituto Federal ... -
Espacialidades dos CIEPs fluminenses: contribuições para a geografia da educação
| Publicado en: 2022Durante os anos de 1980, Leonel Brizola e Darcy Ribeiro, governador e vice- governador do estado do Rio de Janeiro, respectivamente, prometeram realizar uma revolução educacional. Em sua proposta estava a construção de ... -
Educação e disputa por hegemonia no campo: o PRONEMA no Maranhão
| Publicado en: 2021Esta tese é fundamentada no reconhecimento da disputa pela hegemonia dos territórios rurais brasileiros. Neste cenário, foram analisadas as escolarizações em EJA e a formação docente nos projetos Continuidade e Magistério ... -
As linguagens expressivas e a formação dos professores da educação infantil: novas formas de dizer
| Publicado en: 16 dez. 2021As linguagens expressivas como as artes e o brincar estão presentes nas instituições infantis reafirmadas pelas Diretrizes Nacionais para a Educação Infantil (2010), entre outros documentos legais. A presença destas ... -
História do currículo e da disciplina escolar Ciências entre as décadas de 1960 e 1980: as "Três Vidas" de Nilza Vieira, uma professora inesquecível
| Publicado en: 2021Esta tese, posicionada na interface entre os campos do Currículo, da História da Educação e da História de Vida, investiga a trajetória e as inovações curriculares de Nilza Bragança Pinheiro Vieira, professora de Ciências ... -
Juventudes do campo e agroecologia: a condição juvenil camponesa na Zona da Mata de Minas Gerais
| Publicado en: 2021O objetivo desta tese é analisar a relação entre as experiências de agroecologia e a condição e situação juvenil de jovens do campo na Zona da Mata de Minas Gerais. Esta é uma das regiões do Brasil onde se encontra um ... -
Narrativas lésbicas: vivências e sobrevivências constituintes de si
| Publicado en: 2021Nesta tese de doutorado, o objetivo principal foi o de interrogar, por meio de narrativas (auto)biográficas, as experiências e os acontecimentos que permearam a vida de jovens lésbicas e bissexuais, discentes da rede ... -
Os modos como vamos nos tornando mulheres negras e educadoras antirracistas: narrativas de formação para pensar a educação das relações raciais
| Publicado en: 2021Será que uma professora negra que não se reconhece como tal pode ter atuação efetiva para uma educação antirracista? O esforço empreendido aqui concentra-se no campo da Educação, especificamente inspirado nos estudos dos ... -
Políticas afirmativas no ensino superior público: melhores oportunidades para minorias bem qualificadas?
| Publicado en: 2021Considerando a multidimensionalidade das desigualdades sociais (PIKETTY, 2018, TILLY, 2000; FRASER, 2006; SEN, 2012) e a persistente desigualdade social no Brasil, que impactam o acesso à educação de qualidade, assistimos, ... -
De escola do mato a escola popular do/no campo: presença, pertencimento e participação das famílias e comunidade em diálogo com uma escola pública municipal
| Publicado en: 2020A presente pesquisa, desenvolvida numa escola pública localizada em uma comunidade rural, da rede municipal de Paraíba do Sul/RJ, teve por objetivo investigar como a participação popular – das famílias e comunidade – em ... -
“Se chover demais é ruim para plantação”: vivências atmosféricas das crianças em Feira de Santana, Bahia
| Publicado en: 2021Esta tese teve como objetivo compreender as vivências atmosféricas das crianças, suas lógicas e autorias a partir das espacialidades em que estão inseridas. Algumas questões se apresentaram como indagações que a originaram, ... -
Por uma história da educação politécnica: concepções, experiência e perspectivas
| Publicado en: 2016A ideia de politecnia ou educação politécnica atualmente encontra-se ligada às concepções contra-hegemônicas de educação, assumindo grande importância entre socialistas e anarquistas. Esse conceito, no entanto, tem origem ... -
Uma outra educação é possível nas prisões? O caso da associação de proteção e assistência aos condenados (APAC)
| Publicado en: 2020A presente pesquisa analisa a concepção pedagógica do modelo de política de restrição e privação de liberdade implementado pela Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (APAC), que se autodenomina como educativo, ... -
Formação como escritura: um estudo bakhtiniano com coletivos de professoras “Dinossauro”
| Publicado en: 2021Essa tese, defendida no curso de Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal Fluminense (UFF), no Campo dos Estudos da Linguagem, Cultura e Processos Formativos, com orientação da Profa Dra ... -
Podemos falar em judicialização da educação?
| Publicado en: 2021Esta investigação visa mapear quais os sentidos e os usos dados à expressão “judicialização” quando utilizada nas dissertações e teses da área da educação. Sustenta-se a hipótese que a palavra judicialização é polissêmica ... -
Narrativas e encontros: a negação da escolarização em histórias cotidianas de mulheres
| Publicado en: 2020Caminhos percorridos em conversas cotidianas antes da construção desta tese propiciaram a construção de uma dissertação de mestrado. Destas conversas emergiram narrativas que traziam vozes e histórias de mulheres oriundas ... -
“Libros del Rincón: a gênese das políticas públicas de leitura para a Educação no México. Os conceitos de leitura e cidadania em questão.”
| Publicado en: 2020O principal objetivo desta tese é contribuir com a construção de uma memória sobre as políticas públicas de leitura na educação básica no México e analisar o discurso sobre os conceitos de leitura e de cidadania. A ... -
Cartografias do olhar: devir-aracniano, autismo, Fernand Deligny
| Publicado en: 2020A pesquisa de doutoramento Cartografias do olhar: devir-aracniano, autismo e Fernand Deligny vinculada a Linha de pesquisa dos Estudos do Cotidiano da Educação Popular do Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade ... -
Trajetórias de vida de jovens em situação de privação de liberdade no Estado do Rio de Janeiro: intersecções entre vulnerabilidades, vitimizações e atos infracionais
| Publicado en: 2020Este estudo sobre trajetórias de vida de jovens em situação de privação de liberdade no estado do Rio de Janeiro tem por objetivo analisar as intersecções entre as vulnerabilidades experimentadas, vitimizações sofridas ...