POSEDUC - Doutorado - Niterói
Submissões recentes
-
Grupo de mulheres: sistematizando uma prática emancipatória de educação e saúde
Esta tese de doutorado é um estudo de caso de uma prática de educação e saúde, desenvolvida com um grupo de mulheres de uma comunidade favelizada do Rio de Janeiro. Trata da sistematização dessa experiência, com base no ... -
Potências pedagógicas de escrevivências feministas negras
Temos um acúmulo de debates e reflexões provenientes do movimento negro e, dentro desse, cada vez mais as mulheres negras tem ocupado a centralidade. Dentre estas, existem aquelas que se autodeclaram enquanto feministas ... -
"Com certeza tem uma história aí": infância, escrita e escola sentidos em (des)construção
Esta tese experimenta sentidos para as palavras infância, escrita e escola e suas interrelações. Refletir a partir de um olhar filosófico e político inicialmente a infância em uma escola que ensina a escrita. Em seguida ... -
Trabalho-Educação, experiência de classe e relações pedagógicas tecidas nos espaços de ocupação do Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto (MTST)
Protagonizadas pela classe trabalhadora, as experiências históricas de ocupação de terras, fábricas e escolas têm sido, em geral, acompanhadas por reivindicações de melhores condições de moradia. Partindo da premissa de ... -
A política de educação de jovens e adultos trabalhadores do município de Iataboraí a partir do caso CREMII
Esta tese tem por objetivos: a) analisar a política pública de Educação de Jovens e Adultos Trabalhadores em Itaboraí, problematizando a correlação de forças no aparelho político-estatal, a partir da experiência do Centro ... -
Desinteresse escolar e modos de vida: (Des)encontros entre jovens de distintos mundos sociais e econômicos
O Presente estudo procurou compreender o desinteresse escolar de estudantes de realidades socioeconômicas distintas a partir da análise dos seus modos de vida. Para tal, o método utilizado foi o estudo de caso comparado ... -
Bilenge na Botongi: experiências escolares de jovens em contexto de refúgio
A pesquisa busca entender como jovens em contexto de refúgio constroem seus modos de vida no Brasil. Para tal, acompanha o cotidiano de um grupo de jovens constituído por imigrantes, refugiados, solicitantes de refúgio ... -
Pelos espaços da escola: diálogos entre Pedagogia e Arquitetura
A presente tese, intitulada “Pelos espaços da escola: Diálogos entre Arquitetura e Pedagogia”, está inscrita no Campo dos Estudos do Cotidiano da Educação Popular. Realizada no cotidiano de uma escola pública federal ... -
Centrais sindicais como educadores coletivos: CUT, UGT e CTB em busca do diálogo com a juventude trabalhadora
Esta tese aborda as práticas sindicais de caráter educativo destinadas à juventude trabalhadora, no âmbito das três maiores centrais sindicais do Brasil, entendidas como educadores coletivos: Central Única dos Trabalhadores ... -
A docência como recurso de reconhecimento intergeracional: a tessitura da reprocidadeformativa entre as histórias de vida e projetos profissionais
A presente tese consolida a experiência de produção de espaços narrativos intergeracionais entre docentes da rede municipal de Niterói, cidade localizada na região metropolitana do estado do Rio de Janeiro, com o intuito ... -
Ordinário, marche!: a marcha pela militarização da educação
O Estado brasileiro se ocupou em vários momentos da história das forças policiais e militares para, nos âmbitos sociais e educacionais, regular comportamentos e modificar o cenário urbano. A presente proposta de pesquisa tem ... -
A reforma do Ensino Médio no Estado do Rio de Janeiro (2017-2022): a formação dos jovens em fragmentos
Este trabalho realiza um estudo crítico acerca da reforma do Ensino Médio, instituída a partir da Medida Provisória 746/2016 e, posteriormente, aprovada na forma da Lei no 13.415/2017. Seu objetivo é analisar o processo ... -
Democratização da Educação Superior Privada no Brasil: análise das características do ingresso com financiamento público e privado
Este trabalho tem como objetivo comparar financiamento público e privado nas instituições de ensino superior privadas, relacionando com a democratização. Como referências teóricas para a discussão da democratização, ... -
Educação integral no ensino fundamental da rede municipal de Niterói: análise da gênese e dos fundamentos da proposta
A presente pesquisa tem como objetivo investigar as concepções teórico- metodológicas que fundamentam a proposta de educação integral para o ensino fundamental na rede municipal de educação de Niterói-RJ. O foco ... -
A cruz e a espada: o surgimento da União Católica Militar e sua atuação político-educacional (1917-1930)
Esta tese objetivou compreender o surgimento da União Católica Militar (UCM) e a sua atuação político-educacional no sentido de religar o reacionarismo católico com as Forças Armadas Brasileiras após o afastamento ... -
Minha vida é um bagulho doido: produção de existências na lógica produtiva da inexistência
Nossas histórias são mais coletivas do que individuais, ainda assim repletas de peculiaridades, (an)danças e (des)caminhos. Por isso, conversei com jovens de favelas cariocas e interroguei os modos como estão construindo ... -
Educação Infantil a que será que se destina? Diálogos, conversas e contos com crianças e professores sobre os sentidos de educar com as infâncias
A presente pesquisa propõe, como tema central, compreender os sentidos da experiência da Educação Infantil no âmbito da UFF, buscando mapear a cultura, os modos de pensar, sentir e agir de um grupo de crianças e de ... -
Política Nacional de Indução à Gestão Democrática no Estado do Rio de Janeiro: o papel do grupo articulador de fortalecimento dos Conselhos Escolares
A presente pesquisa tem como objetivo analisar a influência do Grupo Articulador de Fortalecimento dos Conselhos Escolares do Estado do Rio de Janeiro (GAFCE/RJ) como instância indutora de políticas de gestão democrática ... -
Samba e Educação: cruzando possibilidades para uma Educação Antirracista e Decolonial
Propõe-se apresentar, nesta tese, possibilidades de práticas pedagógicas mobilizadas pelo samba com o objetivo de salientar a potência dessa prática cultural na construção de uma educação antirracista e decolonial. Para ... -
Gestão da aprendizagem da Matemática no Sistema de Avaliação da Educação de Niterói (SAEN): contribuições e limites
O estudo tem como objetivo analisar como a aprendizagem da matemática é gerida na Rede Pública Municipal de Educação de Niterói, por meio do seu próprio sistema implantado em 2015 - o Sistema de Avaliação da Educação de ...