Browsing POSEDUC - Teses - Niterói by Title
Now showing items 49-68 of 193
-
"E pra que tem um monte de caracol? Mas só precisava de um": a alfabetização como ato estético
Com o presente trabalho pretendemos compreender os processos de alfabetização das crianças das classes populares, problematizando as orientações teórico-metodológicas no ensino escolar. Nesse intento buscamos realizar ... -
A educação através dos fanzines do movimento punk: anarquismo e consciência
Esta tese tem como objetivo adentrar às fontes do Movimento Punk no Brasil, os fanzines da década de 1980 até meados da década de 1990. Em paralelo, ampliaremos nossas perspectivas de análises sobre os jovens punks a partir ... -
Educação básica em disputa: o jogo dos empresários no mercado mundial do conhecimento no século XXI
| Posted on: 2019A presente pesquisa buscou evidenciar a disputa pela educação básica no jogo dos empresários no mercado mundial do conhecimento, apreendendo o modus operandi da empresa internacional de consultoria McKinsey & Company na ... -
Educação de alunos surdos: desafios à formação docente e à inclusão na escola pública
| Posted on: 2017Esta tese tem como objetivo central analisar a prática docen te na educação bilíngue de alunos surdos do 6 o ao 9 o ano do Ensino Fundamental na Escola Municipal Paulo Freire/Niterói/RJ, no bojo do Programa de Bilinguismo ... -
Educação de Jovens e Adultos com Deficiência e inclusão escolar: demandas humanas, contradições e limites sociais
Esta tese de doutorado teve por objeto de estudo a inclusão de estudantes com deficiência na modalidade de Educação de Jovens e Adultos, com ênfase nas contradições e limites sociais, e foi desenvolvida sob o referencial ... -
Educação de Jovens e Adultos na forma da lei: análise das diretrizes fixadas pela legislação educacional brasileira (da Constituição ao Plano Nacional de Educação)
A presente tese buscou alcançar os seguintes objetivos: analisar a Educação de Jovens e Adultos (EJA) como prática pedagógica alinhada à perspectiva teórica da pedagogia de Paulo Freire; examinar as abordagens da pesquisa ... -
A EDUCAÇÃO DOS TRABALHADORES EM MATO GROSSO NO TEMPO DO AGRONEGÓCIO: CONTRADIÇÕES E PERSEPCTIVAS NO CAPITALISMO PERIFÉRICO
| Posted on: 2017Este estudo tem como objeto a educação dos trabalhadores mato-grossenses no tempo em que o Agronegócio se desenvolve com supremacia na economia e na política de Mato Grosso. Por conceber a educação como um fenômeno que não ... -
Educação e a miséria do saber na crise do capital: os embates em torno da escola no Brasil do século XXI
As primeiras décadas do século XXI apresentaram um vasto conjunto de transformações econômicas, políticas, culturais e sociais em várias partes do mundo. A expansão da racionalidade neoliberal e sua capilarização espacial ... -
Educação e cultura popular no Quilombo do Camorim: jongo, festas, identidades e saberes em trans-formação
Propõe-se apresentar nesse trabalho as principais manifestações culturais e educativas da Associação Cultural Quilombo do Camorim (ACUCA), com o objetivo de problematizar e destacar o território como um espaço educativo ... -
Educação e disputa por hegemonia no campo: o PRONEMA no Maranhão
| Posted on: 2021Esta tese é fundamentada no reconhecimento da disputa pela hegemonia dos territórios rurais brasileiros. Neste cenário, foram analisadas as escolarizações em EJA e a formação docente nos projetos Continuidade e Magistério ... -
Educação física e reordenamento no mundo do trabalho: mediações da regulamentação da profissão
O objetivo do estudo foi analisar: a) o reordenamento do mundo do trabalho e conseqüentes modificações no campo da educação física brasileira, tendo, como mediação, a sua regulamentação da profissão; b) as implicações da ... -
Educação Infantil a que será que se destina? Diálogos, conversas e contos com crianças e professores sobre os sentidos de educar com as infâncias
A presente pesquisa propõe, como tema central, compreender os sentidos da experiência da Educação Infantil no âmbito da UFF, buscando mapear a cultura, os modos de pensar, sentir e agir de um grupo de crianças e de ... -
Educação integral no ensino fundamental da rede municipal de Niterói: análise da gênese e dos fundamentos da proposta
A presente pesquisa tem como objetivo investigar as concepções teórico- metodológicas que fundamentam a proposta de educação integral para o ensino fundamental na rede municipal de educação de Niterói-RJ. O foco ... -
O educadornarrador: uma trajetória pela palavra e pela escuta
| Posted on: 2017Esta tese trata de pensar o encontro entre o educar e o narrar. Para isso, compõe o retrato do educadornarrador que se constitui pela palavra e pela escuta. Experiência, educação popular, cultura popular, palavra e cotidiano ... -
Educando libertos, escravizados e operários: a trajetória do professor Cincinato Franca, Bahia 1860-1934
| Posted on: 2020Esta tese parte da trajetória de Cincinato Franca (1860-1934), intelectual inserido em uma rede de profissionais liberais, homens e mulheres, negros e negras, brancos e brancas, voltados para a luta pela libertação de ... -
Elas com a palavra: gênero, saberes e narrativas sobre a docência
As reflexões que compõem esta investigação partem da possibilidade de aludir que a docência, por meio de suas práticas e saberes, é capaz de exprimir a dinâmica das relações de gênero que estrutura a nossa vida coletiva. ... -
Em conflito com a lei: um estudo sobre o "perfil" dos adolescentes e jovens acusados de prática de ato infracional no Rio de Janeiro (2017-2019)
| Posted on: 2022De natureza eminentemente quantitativa, o presente estudo se debruça sobre os dados das oitivas informais promovidas pelo Ministério Público (MPRJ) a fim de traçar e analisar o “perfil” dos adolescentes e jovens acusados ... -
Encontros com a corp(o)ralidade: Narrativa, presença & performance docente nas aulas de História da educação básica
O que narram as performances docentes sobre a presença das professoras e professores nas aulas de História? Essa é a questão que orienta o presente trabalho. Pelos encontros com três professores-narradores, esta pesquisa ... -
O Enem e a reforma curricular no despontar do século XXI: disposições sobre a História no ensino médio
| Posted on: 2017O propósito desta pesquisa é o de estudar as concepções atinentes ao ensino de história presentes em três políticas públicas do governo brasileiro: a publicação das Orientações Curriculares Nacionais (OCNs), das Diretrizes ... -
Ensino médio integral e integrado à educação profissional na rede SEEDUC/RJ: mediações e contradições na formação dos trabalhadores (2008-2021)
Essa tese tem como tema central o Ensino Médio Integral e Integrado, modalidade de ensino que permite ao jovem cursar o Ensino Médio de forma Integrada à Educação Profissional. E, mais especificamente, as contradições e ...