Browsing POSEDUC - Teses - Niterói by Title
Now showing items 123-142 of 193
-
Na profusão de gestos, os corpos falam de modos de ser e de se relacionar na creche
| Posted on: 2020A relação corporal entre adultos e bebês no berçário é o foco desta tese, que teve como objetivo geral identificar e analisar as narrativas sobre/com o corpo tecidas nas relações entre professoras e bebês no cotidiano ... -
Narrativas de formação docente no Programa de Licenciaturas Internacionais: cultura e imaginário
| Posted on: 2017Esta tese tem o objetivo de compreender a formação inicial de professores, em seus aspectos latente e patente, desenvolvida em mobilidade internacional, entre a Universidade Federal Fluminense (UFF) e a Universidade de ... -
Narrativas e encontros: a negação da escolarização em histórias cotidianas de mulheres
| Posted on: 2020Caminhos percorridos em conversas cotidianas antes da construção desta tese propiciaram a construção de uma dissertação de mestrado. Destas conversas emergiram narrativas que traziam vozes e histórias de mulheres oriundas ... -
Narrativas lésbicas: vivências e sobrevivências constituintes de si
| Posted on: 2021Nesta tese de doutorado, o objetivo principal foi o de interrogar, por meio de narrativas (auto)biográficas, as experiências e os acontecimentos que permearam a vida de jovens lésbicas e bissexuais, discentes da rede ... -
Neoliberalização e Reforma Educacional: Ensina! Brasil e os ensaios da rede global Teach For All no país
A presente investigação dialoga, de maneira mais ampla, com um vasto conjunto de estudos que têm procurado discutir as transformações ocorridas desde a crise de acumulação e reestruturação capitalista desencadeada no ... -
Nossas histórias não serão apagadas: o ensino de histórias menores
Que currículos são anunciados nos cotidianos das aulas de histórias com turmas do primeiro ao terceiro anos em uma escola da rede estadual do Rio de Janeiro? Que novas conexões são vividas nos trânsitos entre o passado, ... -
Um novato lá na sala, tem que pegar ele também, tia. Escreve tudo agarrado! : a escuta das enunciações sobre o aprender nas conversas com crianças
| Posted on: 2018Este estudo buscou a compreensão das enunciações das crianças sobre sua aprendizagem e sua relação com a instituição escola. A pesquisa foi desenvolvida numa escola de tempo integral na Rede Municipal de Educação de ... -
Oficina de cerâmica do IBC Espaço para a arte – Espaço para a vida
| Posted on: 2019O presente estudo desenvolveu-se no âmbito da Oficina de Cerâmica do Instituto Benjamin Constant. Atuando na particularidade da educação especial e na especificidade do ensino de artes visuais para a pessoa cega, pessoa ... -
Ordinário, marche!: a marcha pela militarização da educação
O Estado brasileiro se ocupou em vários momentos da história das forças policiais e militares para, nos âmbitos sociais e educacionais, regular comportamentos e modificar o cenário urbano. A presente proposta de pesquisa tem ... -
Uma outra educação é possível nas prisões? O caso da associação de proteção e assistência aos condenados (APAC)
| Posted on: 2020A presente pesquisa analisa a concepção pedagógica do modelo de política de restrição e privação de liberdade implementado pela Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (APAC), que se autodenomina como educativo, ... -
Palavras (ocas) o vento leva.... as dimensões da escuta, do diálogo e da deliberação no estudo da participação infantil a partir da experiência da representação estudantil em uma escola pública municipal.
| Posted on: 2017Participar do espaço escolar é um direito subjetivo de qualquer criança, mas a forma como tal participação ocorre nos instiga a pensar se esta forma de inserção social tem a possibilidade de induzir a agenda política que ... -
Paradigmas de gênero, performatividades e subversão : uma discussão no contexto escolar
| Posted on: 2017A produção sobre o tema — performatividades de gênero femininas no contexto escolar — é, até o momento, ainda lacunar. Poucos estudos que abordam a temática de forma direta podem ser encontrados. Desta forma, a pesquisa ... -
Paulo Freire e África: colonialismo, libertação e educação em Moçambique
| Posted on: 2017O presente estudo tem como objetivo compreender as ideias de Paulo Freire sobre o colonialismo e a libertação na África e a sua possibilidade de ajudar na rediscussão do processo de emancipação do continente africano. Tal ... -
Pedagogia da "Tinta Vermelha"
O presente trabalho pretende pensar o ensino de filosofia. Cabe a esta, segundo acreditamos, exercitar, com os estudantes, o pensamento através da formulação de problemas. Pensar é formular problemas. Mas como colocar ... -
Pedagogia do movimento agroecológico : fundamentos teórico-metodológicos
| Posted on: 2020O objetivo desta tese é analisar os fundamentos teórico-metodológicos da Pedagogia do Movimento Agroecológico, tendo em conta as contradições capital/trabalho e as mediações entre trabalho e educação nas experiências ... -
Pelas mãos de mãe Nilza: mulheres negras e religião em Codó-MA
| Posted on: 2019Este trabalho tem como objetivo contribuir para a compreensão dos processos históricos que envolveram os grupos raciais pertencentes às religiões afro-brasileiras, especialmente as mulheres, em Codó, Maranhão, através ... -
Pelos espaços da escola: diálogos entre Pedagogia e Arquitetura
A presente tese, intitulada “Pelos espaços da escola: Diálogos entre Arquitetura e Pedagogia”, está inscrita no Campo dos Estudos do Cotidiano da Educação Popular. Realizada no cotidiano de uma escola pública federal ... -
Percursos formativos em um curso de engenharia ambiental e sanitária: narrativas sobre os desafios de uma proposta pedagógica interdisciplinar
| Posted on: 2019O presente trabalho de pesquisa utiliza a memória de docentes e discentes, expressa em narrativas orais registradas por gravadores, transcritas, ou seja, a geração da autobiografia conforme nos recomenda Jovchelovitch e ... -
Perspectivas da educação física escolar: narrativas sobre experiências que ultrapassam os muros da escola
| Posted on: 2019Nesta pesquisa, busquei compreender a cultura, os ―modos de pensar, sentir e agir‖ (MORIN, 2004), apreendidas nas experiências dos corpos dos estudantes de um grupo de alunos do Ensino Médio do Instituto Federal de ... -
Os piqueno da Baixada Maranhense: Subsídios para geografias outras do lugar
| Posted on: 2019A presente discussão consiste em relatar a pesquisa de tese final: “Os piqueno da Baixada Maranhense - Subsídios para geografias outras do lugar”. O trabalho se inicia com um memorial autobiográfico em narrativas de um ...