POSEDUC - Mestrado - Niterói
Recent Submissions
-
Cartas e narrativas do cotidiano de uma professora no atendimento escolar hospitalar
Esse trabalho busca repensar o lugar da formação dos professores das classes hospitalares nas suas relações com os espaços formativos em serviço e revelar em que medida os acontecimentos cotidianos são percebidos como ... -
Políticas em educação em ciências: dimensões do currículo e a nova política nacional do livro didático
A presente dissertação tem como objetivo compreender o processo de produção da política curricular de Educação em Ciências para os anos iniciais do Ensino Fundamental, focalizando as mudanças implementadas com a publicação ... -
Costuras narrativas na formação de professores de Educação Física no contexto de um projeto de extensão
A presente dissertação tem como questão problematizar, no processo (auto)biográfico, a experiência num projeto de extensão impacta reflexões sobre ser professora no processo da formação inicial e continuada. No processo ... -
“É preciso estar atento e forte”: uma análise da produção científica sobre a autonomia universitária num contexto de ofensiva conservadora contra a universidade pública
O cenário de ataques à universidade pública com o avanço do conservadorismo no Brasil, sobretudo a partir das manifestações de 2013, escancara a necessidade de desenvolver estratégias de defesa do ensino superior público. ... -
Efeitos da masculinidade hegemônica e do racismo sobre jovens negros: distorção idade-série de estudantes de uma escola municipal na cidade do Rio de Janeiro
O presente trabalho aborda, em perspectiva interseccional, o problema da distorção idade-série que atinge, em maior grau, os garotos negros da educação básica. Inserido na tradição das pesquisas sobre desigualdades sociais ... -
Nas entrelinhas dos relatórios: entre o vivido e o registrado, a prática docente desvelada em um texto que diz do(a) aluno(a), mas também da professora
A pesquisa que compõe esta dissertação se insere no campo dos Estudos com os Cotidianos das Classes Populares e acontece em uma escola pública da rede municipal de Niterói, com grupos de alunos do 1o e 2o anos do primeiro ... -
Gramsci e a educação das crianças das classes populares
A presente pesquisa tem como objetivo compreender como se deu a educação das crianças das classes populares frente à pandemia da Covid-19. Com o avanço contínuo da extrema direita em diversos países e suas concepções e ... -
Trabalho colaborativo entre o AEE e escola comum: caminho possível para o processo de inclusão do estudante autista
A pesquisa desenvolvida nasce da experiência como pedagoga, da realização de Rodas de Conversa para articulação entre os professores, pedagogo (ou diretor) da escola comum e os professores do AEE que atuam na instituição ... -
Caminhar é encontrar: inventário poético da formação estética pela periferia da zona leste paulistana
Esta pesquisa-caminhante atravessa o território educativo-cultural da periferia da zona leste paulistana, para buscar-encontrar vestígios da formação estética docente, sobretudo relacionada à Educação Infantil. ... -
Professoras, crianças e natureza: narrativas docentes da/na pandemia
Como garantir às crianças o contato com a natureza, que é seu direito? Como oportunizar experiências em liberdade, em espaços abertos? Entre a criança e a natureza, certamente há um adulto, que possibilita ou impede sua ... -
As ações afirmativas na educação superior: política de inclusão à lógica do capital
A investigação insere-se no contexto em que os ajustes estruturais no modo de produção e as reformas na organização do Estado encontram-se articulados com uma série de reformas educacionais, com centralidade na reforma da ... -
A ação coletiva dos estudantes secundaristas: passe livre na cidade do Rio de Janeiro
A pesquisa desenvolvida para a dissertação de mestrado investigou ação coletiva estudantil que culminou na aprovação na Câmara Municipal de Vereadores do Rio de Janeiro, do Artigo 151 da Lei Orgânica que instituiu o Passe ... -
Entre prosas, guardados de memória e experiências docentes: educação para as relações étnico-raciais na creche
Traçada na Linha de pesquisa Linguagem, cultura e processos formativos e no Círculo de estudo e pesquisa Formação de professores, Infância e Arte (FIAR), do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal ... -
Arte, Pedagogia e Formação Docente: narrativas e travessias
Como um chamado à travessia, a pesquisa de mestrado, fiada na Linha de Pesquisa “Linguagem, Cultura e Processos Formativos” do PPGEdu/UFF, trilha caminhos em busca de entrelaçamentos possíveis entre os cursos de Pedagogia ... -
Desvelamentos ao lecionar Filosofia na Rede Estadual de Educação do Estado do Rio de Janeiro: atividade docente no período pandêmico de 2020
O ensino de Filosofia na educação básica foi conquistado a duras penas. E, durante o período pandêmico de 2020, a atividade das e dos docentes de Filosofia da Secretaria de Educação de Estado do Rio de Janeiro (SEEDUC ... -
Uma experiência pedagógica do colégio Nova Friburgo no ensino de matemática: um olhar sobre as unidades didáticas
O Colégio Nova Friburgo (CNF) foi uma instituição de ensino secundário fundada pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) que, ao longo dos seus 26 anos de existência empreendeu uma experiência educacional baseada no Método de ... -
Matematicar em mares literários: um mapeamento de pesquisas em educação matemática com leituras literárias em sala de aula
É consenso, sobretudo na área da educação, a importância da leitura nos diversos campos do saber e, dessa forma, não há como pensarmos em compartilhar qualquer conhecimento sem a presença de algum tipo de prática de ... -
Avaliação escolar: sentidos que emergem no/do cotidiano por meio de práticas de profissionais da educação da Rede Municipal de Niterói
A presente dissertação apresenta reflexões sobre os sentidos da avaliação escolar, usando como meio para a produção desse conhecimento o diálogo com profissionais da educação da rede municipal de Niterói. A pesquisa nasce ... -
As influências da BNCC sobre as práticas curriculares dos professores na EJA de uma escola municipal de Angra dos Reis
Essa dissertação resultou de uma pesquisa vinculada à linha de pesquisa Diversidade, Desigualdades Sociais e Educação, do Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Federal Fluminense e investigou as práticas ... -
Escritas multiespécies para habitar o Chthuluceno
Os desastres ecológicos já são uma infeliz realidade que atinge diversas criaturas pelo planeta. O aquecimento global cresce a cada ano, junto das incertezas quanto as nossas possibilidades de sobrevivência diante do ...