POSEDUC - Mestrado - Niterói
Recent Submissions
-
Políticas de educação sexual na Argentina e no Brasil a partir da década de 1990: avanços e retrocessos em um contexto neoconservador
O presente trabalho se debruça sobre as disputas em torno da Educação Sexual nos currículos nacionais diante de um contexto de recrudescimento do neoconservadorismo na América Latina. Nesse sentido, objetiva investigar ... -
Práticas pedagógicas na EJA como possibilidades de construção da formação crítica do estudante
Esta dissertação resultou de uma pesquisa vinculada à linha de pesquisa Diversidade, Desigualdades Sociais e Educação, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal Fluminense e investigou as práticas ... -
A educação de axé e o curso de teologia de umbanda EAD: onde tocam os tambores?
Este trabalho convida à autopercepção, enquanto sujeitos historicamente situados, iniciando-se pela escrita autobiográfica, em forma de memorial. Deste modo, revela o trânsito da pesquisa, as descobertas e o encontro ... -
Escolas perambulantes: professores e estudantes que caminham pelas cidades
Este trabalho tem por objetivo discutir os processos de criação de conhecimentos que se dão nas aulas de história que acontecem nas ruas, praças, museus - entre outros espaços - na cidade do Rio de Janeiro. Busco ampliar ... -
Inclusão em educação e formação de professores: caminhadas e labirintos no (re)inventar das práticas pedagógicas
O presente estudo está vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação PPGE/UFF - Linha de Pesquisa “Ciência, Cultura e Educação” - e teve por finalidade investigar os desafios que se apresentam aos futuros professores ... -
Entre conversas na hora do recreio e corridas de currículos - tornando-se professoras de História em pré-vestibulares sociais
Este trabalho propõe narrar as conversas entre quatro mulheres acerca dos caminhos que envolvem o tornar-se professora. Em comum, além do mesmo curso de graduação, nós, pois sou uma destas professoras, vivenciamos, em ... -
Arte, infância e práticas pedagógicas na Educação Infantil: narrativas de professoras de Arte
Minha prática como professora de Arte e as diversas inquietações advindas do contato com as crianças pequenas me impuseram a necessidade de ampliar conceitos e práticas envolvidos no trabalho com arte na Educação Infantil, ... -
A relação pedagógica com o estudante autista: o (re)inventar de caminhos possíveis
Esta dissertação surge a partir da complexidade presente no estabelecimento da relação pedagógica com o estudante autista que acaba por reverberar em impasses em seu processo de escolarização. Desta forma, objetivou-se ... -
Disputas em torno da formação em educação física: as DCN para o Curso de Graduação em Educação Física (2004-2018)
O presente trabalho teve como objetivo analisar as disputas teórico-epistemológicas e políticas em torno da formação dos trabalhadores de Educação Física, sendo o objeto de estudo as Diretrizes Curriculares Nacionais de ... -
A dramaturgia da ópera para crianças: cultura e simbolismo
Essa dissertação tem como objetivo central estudar e compreender as diversas características que constituem a dramaturgia da ópera contemporânea para crianças, gênero ainda pouco difundido e estudado no Brasil. A fim de ... -
Concepções de práticas curriculares matemáticas na EJA enunciadas pelos licenciados de Pedagogia
Esta dissertação resultou de uma pesquisa vinculada à linha de pesquisa Diversidade, Desigualdades Sociais e Educação, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal Fluminense e investigou as práticas ... -
Fins de mundos cinematográficos e educação ambiental: entrelaçamentos cosmopolíticos
O fim do mundo prolifera diversos discursos na mídia, intensificando medos e incertezas. O cinema reverbera muitos destes discursos. Tendo em vista esta problemática, a presente dissertação teve como objetivo geral, ... -
(Con)formando professores eficazes: A relação política entre o Brasil e a Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE)
A presente dissertação analisa a relação política entre o Brasil e a Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). Apresenta algumas propostas que esse organismo internacional dirige ao governo ... -
As contradições e tensões do ensino no Liceu Nilo Peçanha
| Posted on: 2022Neste trabalho, identifico e analiso as tensões e contradições que se estabelecem entre o Ensino Religioso na escola pública e a laicidade na educação, sejam nas práticas, nos símbolos religiosos ou nas escolhas pedagógicas ... -
Contribuições da Pedagogia Social à formação de professoras da Educação Infantil em escolas da Rede Municipal Pública de Niterói
| Posted on: 2022Este estudo, realizado no âmbito da linha de pesquisa Estudos do Cotidiano e Educação Popular, propõe-se potencializar a voz das professoras da educação infantil da UMEI Unidade Municipal de Educação Infantil – Maria ... -
Ser/Estar professor? Eis a questão - vivências dos docentes de uma escola da Rede Estadual Pública do Rio de Janeiro durante a pandemia do Covid-19
| Posted on: 2022Em março de 2020 a Organização Mundial de Saúde (OMS) reconheceu a situação de saúde pública causada pelo COVID-19 como uma pandemia. Alguns estados, como Distrito Federal, São Paulo e Rio de Janeiro, anunciarem medidas ... -
A produção da autoimagem das pessoas negras: a importância das telenovelas brasileiras na manutenção do racismo
| Posted on: 2022Como as pessoas negras são representadas imageticamente na sociedade brasileira? Como essas imagens produzidas influenciam no processo de subjetivação das mesmas? De que forma a produção dessa visualidade opera na ... -
Por dentro da FAETEC: uma análise da oferta da Educação de Jovens e Adultos na rede da Fundação de Apoio à Escola Técnica (FAETEC)
| Posted on: 2021O presente estudo analisa a oferta da Educação de Jovens e Adultos (EJA) na rede da Fundação de Apoio à Escola Técnica (FAETEC) no período de 2003 a 2018. Referenciada na perspectiva do materialismo histórico-dialético, ... -
Vivências pedagógicas com escuta e sensibilidade na educação infantil: diálogos com a pedagogia social
| Posted on: 2022O objetivo deste estudo, norteado pelas pesquisas do cotidiano é apresentar uma análise da escuta sensível do professor de Educação Infantil e a importância das vozes das crianças no contexto da Educação Infantil a partir ... -
A criança na psicopedagogia: pensando caminhos outros
| Posted on: 2021O objetivo desta pesquisa é, a partir da minha atuação enquanto psicopedagoga clínica, contrapor teorias etapistas do desenvolvimento, cronologicamente medidas, com práticas baseadas nos estudos da teoria histórico-cultural ...