Please use this identifier to cite or link to this item: https://app.uff.br/riuff/handle/1/14185
Title: Das igrejas para os palcos: o mercado da música católica - apropriações e ressignificações
Authors: Ferreira, Selene
metadata.dc.contributor.advisor: Nercolini, Marildo
metadata.dc.contributor.members: Vital, Christina
Monteiro, Tiago
Issue Date: 2013
Abstract: O presente estudo se propõe a analisar uma esfera do mercado musical. Trata-se de um olhar sobre fenômenos recentes que movimentam os fluxos de um negócio de nicho e atraem os investimentos de camadas da indústria fonográfica brasileira. A partir das influências do processo de globalização percebe-se o surgimento de novas formas de produzir música e expressar a fé através delas. O público cristão, nesse sentido, torna-se um nicho comercial promissor dentro desse mercado, na medida em que, gradativamente, a música católica deixou de ocupar um lugar secundário nas práticas de consumo entre os fiéis, para se tornar um importante elemento que se adapta aos processos e técnicas da música popular espetacularizada e, por consequência, reforça as referidas mudanças do mercado fonográfico. Através de três estudos de caso (uma gravadora, um grande evento e uma premiação) este trabalho avalia as estratégias que inserem a música católica na dinâmica do mercado da música em geral.
metadata.dc.description.abstractother: The present study aims to analyze a portion of the music market. This is a study of a recent phenomena that drives the flow of a particular segment in the music business, and attracts investment layers to its industry in Brazil. From the influences of globalization, one can see the development of new ways to make music and express faith through it. The Christian public, in this scenario, becomes a promising commercial niche within that market in that, gradually, Catholic music no longer occupies a secondary place in consumption practices among the faithful. It becomes an important element that adapts to the processes and techniques of popular music spectacularized and therefore reinforcing these changes in the music industry. Through three case studies (a label, a great event and awards) this work evaluates the strategies that belong to Catholic music in the market dynamics of music in general.
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/14185
Appears in Collections:PPGCOM - Teses e Dissertações

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Das igrejas - Selene Ferreira.pdf4.11 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons