CMPDI - Programa de Pós-Graduação em Diversidade e Inclusão - Niterói

Sub-communities within this community
-
CMPDI - EXT - Reconhecimento de diploma obtido no exterior
Nesta comunidade constam as teses ou dissertações referentes ao reconhecimento de diplomas obtidos no exterior
Recent Submissions
-
Acessibilidade em espaços culturais e de lazer no município de Niterói/RJ: um documentário sobre as percepções e subjetividades do legítimo outro
Diante da crescente urgência em se promover a inclusão social das pessoas com diversidade funcional em todas as esferas da vida, o presente estudo tem como questão central a acessibilidade dispensada às pessoas cegas, ... -
Protocolo de Avaliação sócio-Acadêmica para Atendimento Escolar de Alunos Autistas em Sala de Aula: avaliando aspectos comportamentais, cognitivo-verbais e adaptativos
Com base nas dificuldades encontradas pelo professor para compreender as manifestações comportamentais e identificar habilidades básicas do funcionamento dos alunos com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), a pesquisa ... -
Arquiteturas pedagógicas para suporte ao professor de aluno com TEA: Mooc como ferramenta de capacitação
Este estudo buscou compreender formas estratégicas que pudessem ser desenvolvidas para professores que atuam com alunos com TEA, a fim de fornecer-lhes ajudas para um processo de inclusão não apenas espacial, mas ... -
Brincadeiras de rua como estratégia para o atendimento educacional especializado
A escolarização de alunos com Necessidades Educacionais Especiais (NEEs) tem desafiado escolas a reinventarem novos fazeres pedagógicos, diante do seu diferenciado público. Para atender a essa demanda, apresentamos no ... -
Um suporte de acessibilidade: um guia orientador na educação profissional tecnológica do IFRJ
O presente trabalho dialogou com a Educação Especial e Inclusiva e a Educação Profissional e teve como objetivo contribuir com o debate sobre a inclusão de alunos público-alvo da Educação Especial na Educação Profissional ... -
O ensino de bocha como ferramenta de inclusão social: videoaulas para práxis de profissionais de educação física
A bocha adaptada é uma modalidade paralímpica voltada para pessoas com comprometimento motor severo, este jogo visa aproximar o maior número de bolas de cor do atleta da bola alvo. Acreditando que se faz necessário ... -
Um manual teórico-prático de técnicas de ensino-aprendizagem acessíveis e inclusivas para o ensino superior
O presente estudo surgiu da ampliação do acesso dos Educandos com deficiência (EcD) no ensino superior e foi realizado no curso de Ciências Biológicas (CB) da Universidade Federal Fluminense (UFF). Parte do questionamento ... -
Implantação de formação continuada na escola: reflexão para a inclusão
De acordo com a Constituição Federal de 1988, a educação deve assegurar o desenvolvimento da pessoa, potencializando os aspectos sociais, culturais, físicos e cognitivos da criança. Entretanto, o fracasso escolar tem ... -
Catálogo analítico de patentes nacionais e suas funções sociais junto à educação inclusiva
As patentes são consideradas indicadores importantes da capacidade de um país em converter o conhecimento científico em produtos ou inovações tecnológicas. No Brasil o INPI é o órgão responsável por receber os depósitos ... -
Alunos superdotados da Rede Municipal de Ensino de Nova Iguaçu: orientações e diretrizes para o cumprimento de política educacional inclusiva
Na educação especial, a escola, como promotora do desenvolvimento humano, desempenha papel fundamental para a identificação do aluno com comportamento superdotado e a potencialização do seu talento. O presente trabalho ... -
Desenvolvimento de uma proposta metodológica de educação científica inclusiva contextualizada com os modelos de deficiências sensoriais visual e auditiva
Consoante a Lei Brasileira de Inclusão (Lei 13.146/2015), verifica-se uma necessidade de garantir acesso aos conteúdos curriculares de forma igualitária a todos os estudantes, prevenindo um processo de exclusão por sonegação ... -
Produção de um livro digital para orientação de profissionais de psicologia no campo da surdez
Os profissionais da Psicologia, quando procurados para atendimento de questões relacionadas à surdez, normalmente, em sua maioria, desconhecem a Língua Brasileira de Sinais e, principalmente, a existência de identidade e ... -
Oficinas de Filosofia no Ensino Médio: proposta de educação para diversidade
Partindo de uma compreensão de inclusão e diversidade escolar como construção de uma educação para todas as pessoas, e percebendo que nem todas as determinações legais neste quesito se efetivam na prática, motivei-me a ... -
O lúdico na inclusão de alunos com dislexia: um instrumento de intervenção e facilitador de aprendizagem
De acordo com o DSM-V, a dislexia é um transtorno específico de aprendizagem, caracterizado pela dificuldade na capacidade de leitura e escrita, no reconhecimento preciso ou fluente de palavras, na decodificação e em ... -
Alunos com transtorno do espectro autista: buscando um novo olhar
Com o objetivo de elaborar manual orientador a professores de alunos com TEA, realizou-se um estudo sobre o transtorno e suas características dentro do processo de ensino-aprendizagem a partir de uma revisão bibliográfica ... -
Livro sobre trajetória e ressonâncias nas obras de Lygia Clark, a partir de sua docência com alunos surdos do INES
Lygia Clark é uma artista plástica renomada mundialmente, tendo parte de sua trajetória influenciada pelo contato com seus alunos surdos do INES. Esta pesquisa integra parte dos estudos realizados pelo Grupo de Pesquisa ... -
Diálogos entre psicologia e educação inclusiva: construindo um guia para a prática da mediação escolar de alunos com TEA
A proposta desta pesquisa é investigar e tecer possibilidades de contribuição da psicologia no campo da inclusão e da mediação escolar para alunos com Transtorno do Espectro do Autismo. Por ser uma função nova no campo ... -
A diversidade na surdez: criação de um guia para o ensino de surdos oralizados
A surdez é uma condição humana resultante de uma diversidade de indivíduos surdos, ainda sem reconhecimento pleno pela sociedade e, por muitas vezes, pelos professores que os ensinam. Além dos surdos que fazem uso da ... -
Uma arquitetura pedagógica como ferramenta colaborativa no processo ensino-aprendizagem para turmas de EJA
As arquiteturas pedagógicas são consideradas ferramentas potenciais, pois conseguem concretizar na prática o currículo, através das interações entre professores, alunos, objetos de estudo e aprendizagem. Esta pesquisa ... -
Criação de um site sobre discalculia em escolas municipais de 1º e 2º ciclos do ensino fundamental de Niterói
A discalculia do desenvolvimento é um distúrbio que afeta as habilidades matemáticas, causado, provavelmente, por uma deficiência específica das funções cerebrais. Esse tema, ainda, é pouco explorado e desconhecido ...