Browsing CMPDI - Dissertações - Niterói by Issue Date
Now showing items 1-20 of 176
-
Estudo sobre material educativo oferecido aos usuários surdos na temática da saúde: a produção de um livro informativo acessível sobre a febre amarela
Em virtude da diferença linguística, os surdos pertencem a um grupo cultural minoritário. No Brasil, as ações educativas na área da saúde pública para surdos são essencialmente desenvolvidas pela escola para contemplar ... -
Acessibilidade, reconhecimento facial e inteligência artificial com Hand Talk
O World Deaf tech visa reunir a informática surda em todo o mundo e ser seu ponto de referência, dando a oportunidade de comunicação também através da língua de sinais. Acessibilidade com intérprete virtual no aplicativo ... -
Proposta curricular para o ensino de libras para ouvintes do primeiro segmento do ensino fundamental: um caminho para inclusão de surdos
Atualmente, as políticas públicas de educação destacam a importância de investimentos em uma educação inclusiva como maneira de pensar uma sociedade igualitária. Com base nessa premissa e pensando sobre a inclusão educacional ... -
Produção de um livro com orientações e práticas para mediação pedagógica do aluno surdo-autista: uma perspectiva bilíngue de escolarização
A escolarização de estudantes Público-alvo da Educação Especial (PEE), em geral, é percebida como complexa e desafiante, exigindo esforço não só dos responsáveis pela mediação pedagógica desses sujeitos aprendentes, mas ... -
A escuta do olhar: um guia para adaptação de jogos inclusivos para surdos na disciplina de Ciências Naturais
Entende-se a educação inclusiva a partir de princípios políticos, culturais, sociais e pedagógicos que a colocam como um direito de respeito e reconhecimento da diversidade humana. Percebe-se que as dificuldades e precariedades ... -
Proposição de um manual de aula-passeio para a pessoa com deficiência visual a partir do enfoque de Orion (1993)
A aula-passeio permite ao aluno observar e interagir de maneira prática com temas tratados, teoricamente, em sala de aula, sendo uma ferramenta importante para a aprendizagem. Sob uma perspectiva inclusiva, a aula-passeio, ... -
A sala de recursos multifuncional: uma revisão da produção bibliográfica sobre a implantação e o trabalho com alunos com deficiências e altas habilidades/superdotação
Acreditando que os alunos com deficiência e altas habilidades/superdotação necessitam do Atendimento Educacional Especializado de qualidade, realizar uma Revisão Bibliográfica das publicações sobre a Sala de Recursos ... -
Experimentação investigativa: uma sugestão e reflexão para o percurso do ensino da Química para o letramento científico do aluno surdo no Ensino Médio
Existe a necessidade de se pensar em um ensino de química mais útil à sociedade sob a perspectiva da surdez. O presente trabalho analisou relatos de alunos, professores e intérpretes sobre quais eram as maiores dificuldades ... -
A criação de uma Comissão de Diversidade e Inclusão na Ordem dos Advogados do Brasil em Niterói-RJ
A importância de um olhar atento às diferenças existentes na nossa sociedade em vários segmentos nos faz refletir sobre uma série de questões e problematizar as necessidades à criação de uma Comissão de Diversidade e ... -
O Programa NASF (Núcleo de Apoio à Saúde da Família) enquanto proposta inclusiva no Município de São Gonçalo- RJ: impactos e desafios
O presente estudo busca problematizar o Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) como uma proposta inclusiva. Tal política pública, voltada a ampliar a abrangência e a integralidade das ações de saúde, pode e deve ser ... -
Os recursos de acessibilidade ao computador como instrumento do desenvolvimento de potencialidades e possibilidades dos alunos com deficiência visual
O presente estudo teve por finalidade apresentar o DOSVOX como uma tecnologia assistiva que auxilia o processo de inclusão escolar de alunos cegos e com deficiência visual, através de um minicurso em EAD que procurou ... -
Desenvolvimento social e acadêmico de estudantes com deficiência intelectual na Educação de Jovens e Adultos: uma proposta de trabalho com jogos
O (des)envolvimento nas atividades escolares e a aprendizagem de estudantes com deficiência intelectual na Educação de Jovens e Adultos podem ser desafios para os educadores. O presente estudo, realizado por meio de revisão ... -
A matemática e o aluno surdo: uma proposta de formação continuada para professores do 6º ao 9º ano do ensino fundamental
Na última década, os surdos conseguiram a imposição legal da presença do intérprete de LIBRAS junto ao professor para fazer a comunicação ouvinte-surdo na turma bilíngue. Certamente um grande passo em direção a inclusão, ... -
Parâmetros para formação continuada de professores em altas habilidades/superdotação
As políticas públicas voltadas para a Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva, enfatizam a inclusão de todas as crianças na escola. O atendimento a essa premissa tem revelado a dificuldade do professor em ... -
Produção de um coração humano tátil para ensino de ciências
A pesquisa foi desenvolvida a partir da observação da pesquisadora em relação à escassez de materiais adaptados voltados para o aluno com deficiência visual, bem como da sua inquietude ao perceber momentos em que este ... -
Acessibilidade educativa para cegos: anatomia e fisiologia do sistema digestório humano por adaptação tátil, audiodescrição e braille
O Sistema Digestório é um tema presente na disciplina de Ciências Biológicas presente na educação básica nos níveis fundamental e médio, introduzindo os alunos a uma grande diversidade de conhecimentos, dentre eles os ... -
A atuação do Instituto Rogerio Steinberg com crianças e adolescentes de favelas cariocas: uma Cartilha Informativa sobre Altas Habilidades/ Superdotação
Com a presente pesquisa acadêmica, demonstrou-se a importância dos processos de identificação e de acompanhamento de alunos, moradores de comunidades carentes e/ou favelizadas do Rio de Janeiro, que são atendidos por uma ... -
Software aplicativo Nitdown responde: dúvidas jurídicas sobre Direito das Pessoas com Deficiência
Segundo o Censo de 2010, divulgado pelo IBGE, 46,5 milhões de pessoas declararam possuir pelo menos um tipo de deficiência, o que corresponde a 23,9% da população brasileira à época. A maior parte desse quantitativo ... -
Guia pedagógico para elaboração de materiais de alfabetização de discentes com deficiência intelectual
Pesquisas que dialogam sobre o desenvolvimento escolar do aluno com deficiência intelectual, principalmente no que se refere ao processo de aquisição da leitura e escrita, revelam o grande desafio do professor em ... -
A produção de uma vídeo aula sobre um circuito psicomotor como estratégia de inclusão de alunos com TEA
O presente trabalho visa relacionar os circuitos psicomotores nas aulas de Educação Física com a inclusão de 05 (cinco) crianças com Transtorno do Espectro Autista e 24 (vinte e quatro) alunos típicos, matriculados em uma ...