Browsing CMPDI - Dissertações - Niterói by Title
Now showing items 1-20 of 176
-
ABC da Educação Especial na Educação Infantil
A presente pesquisa aborda a importância de ofertar uma orientação aos profissionais de Educação Infantil, no que tange à inclusão do aluno com deficiência na escola regular. Faz-se necessário compreender o papel do educador ... -
Acessibilidade educativa para cegos: anatomia e fisiologia do sistema digestório humano por adaptação tátil, audiodescrição e braille
O Sistema Digestório é um tema presente na disciplina de Ciências Biológicas presente na educação básica nos níveis fundamental e médio, introduzindo os alunos a uma grande diversidade de conhecimentos, dentre eles os ... -
Acessibilidade em espaços culturais e de lazer no município de Niterói/RJ: um documentário sobre as percepções e subjetividades do legítimo outro
Diante da crescente urgência em se promover a inclusão social das pessoas com diversidade funcional em todas as esferas da vida, o presente estudo tem como questão central a acessibilidade dispensada às pessoas cegas, ... -
Acessibilidade para pessoas com deficiência visual: construção de material audiodescritivo do acervo do Museu de Arqueologia de Itaipú em Niterói
Muito se tem debatido sobre a acessibilidade de pessoas com deficiências em diversas áreas, instâncias, espaços e ambientes socioculturais, contudo ainda temos poucos museus com acervo inclusivo. O Museu de Arqueologia de ... -
Acessibilidade, reconhecimento facial e inteligência artificial com Hand Talk
O World Deaf tech visa reunir a informática surda em todo o mundo e ser seu ponto de referência, dando a oportunidade de comunicação também através da língua de sinais. Acessibilidade com intérprete virtual no aplicativo ... -
Ações da Coordenação de Acessibilidade da Faculdade de Farmácia da UFRJ: guia para as aulas remotas acessíveis
um grande passo para ser inserido no mercado de trabalho e na sociedade. Assim, a construção de Ensino Superior mais inclusivo se dá a partir da eliminação de barreiras e a articulação entre unidades acadêmicas e unidades ... -
Agentes de recomendação na educação de matemática: construção do Miachat para o ensino fundamental
Justificativa e Objetivo: Esta dissertação aborda a construção do Miahchat, um Chatbot projetado para auxiliar no ensino de matemática no ensino fundamental. A justificativa reside na necessidade de novas abordagens para ... -
Alfabetização e letramento de crianças surdas em perspectiva bilíngue (Libras e língua portuguesa): práticas cotidianas em uma maquete
A comunidade surda, ao longo de muitos anos, enfrentou desafios em busca de qualidade de ensino e respeito à singularidade linguística, identitária e cultural da pessoa surda, uma vez que é constituída, sobretudo, por ... -
Altas Habilidades ou Superdotação com Síndrome de Asperger: relato de experiências na dupla excepcionalidade em E-book
Nas últimas décadas, a pesquisa sobre Dupla Excepcionalidade, característica do âmbito da Educação Especial relacionada às pessoas com altas habilidades e algum tipo de deficiência sensorial, física, comunicacional, ou ... -
Altas habilidades ou superdotação e contextos de vulnerabilidade social: uma proposta de ebook para os profissionais de regimes socioeducativos
A presente dissertação trata das Altas Habilidades ou Superdotação em contextos de vulnerabilidades sociais, em especial, adolescentes que estão cumprindo medidas socioeducativas. Primeiramente foi delineado o ... -
Altas habilidades ou superdotação e paralisia cerebral: um blog relacionado à dupla excepcionalidade com paralisia cerebral
A Dupla Excepcionalidade é um tema praticamente desconhecido pelos professores do Brasil, podendo existir dificuldades de relacionar as Altas Habilidades ou Superdotação à deficiência. Desse modo, mitos tem sido associados ... -
Altas habilidades ou superdotação: narrativa autobiográfica, experiências e desafios no processo de inclusão e na formação docente
Neste estudo abordamos os desafios da inclusão no ambiente escolar e da formação dos professores para o trabalho especializado com pessoas identificadas com altas habilidades ousuperdotação. Teve como objetivo geral o ... -
ALTERAÇÕES CRANIOFACIAIS E POSTURAIS EM CRIANÇAS DIAGNOSTICADAS COM SÍNDROME CONGÊNITA DO ZIKA VÍRUS: UMA REVISÃO INTEGRATIVA
Trata-se de uma dissertação de mestrado em Diversidade e Inclusão que tem como objeto as alterações craniofaciais e posturais em crianças expostas ao vírus da Zika durante a gestação. As crianças nasceram com uma série ... -
Alunos com defasagem na leitura e escrita: um E-book para desenvolvimento de habilidades de consciência fonológica
Os últimos dados evidenciam que a alfabetização é um grande desafio no cenário educacional brasileiro (SAEB/ANA, 2016). A atual pandemia de COVID-19 aprofundou ainda mais as perdas na aprendizagem da leitura e escrita. ... -
Alunos com transtorno do espectro autista: buscando um novo olhar
Com o objetivo de elaborar manual orientador a professores de alunos com TEA, realizou-se um estudo sobre o transtorno e suas características dentro do processo de ensino-aprendizagem a partir de uma revisão bibliográfica ... -
Alunos superdotados da Rede Municipal de Ensino de Nova Iguaçu: orientações e diretrizes para o cumprimento de política educacional inclusiva
Na educação especial, a escola, como promotora do desenvolvimento humano, desempenha papel fundamental para a identificação do aluno com comportamento superdotado e a potencialização do seu talento. O presente trabalho ... -
Uma arquitetura pedagógica como ferramenta colaborativa no processo ensino-aprendizagem para turmas de EJA
As arquiteturas pedagógicas são consideradas ferramentas potenciais, pois conseguem concretizar na prática o currículo, através das interações entre professores, alunos, objetos de estudo e aprendizagem. Esta pesquisa ... -
Arquiteturas pedagógicas para suporte ao professor de aluno com TEA: Mooc como ferramenta de capacitação
Este estudo buscou compreender formas estratégicas que pudessem ser desenvolvidas para professores que atuam com alunos com TEA, a fim de fornecer-lhes ajudas para um processo de inclusão não apenas espacial, mas ... -
O Atendimento Educacional Especializado e a criação de um livro de história infantil com o tema "Sala de Recursos"
Este estudo é fruto de uma pesquisa realizada no Curso de Mestrado Profissional em Diversidade e Inclusão/CMPDI, realizada na Universidade Federal Fluminense/UFF, tendo como objetivo principal a criação de uma história ... -
O atendimento educacional especializado no ensino médio e a criação de site e aplicativo rede inclusiva: elos de mediação
Aprendizes com qualquer impedimento, transtorno ou com altas habilidades/superdotação, têm direito ao atendimento pedagógico especializado, nas salas de recursos multifuncionais. Este é um direito previsto em lei e devemos ...