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Title: Conhecimentos e habilidades necessários para o fornecimento de medicamentos para pacientes hospitalizados (Pesquisa Atuar – Eixo Hospitalar)
Authors: Santana, Priscila de Carvalho e Silva de
metadata.dc.contributor.advisor: Magarinos-Torres, Rachel
metadata.dc.contributor.advisorco: Brito , Monique Araújo de
metadata.dc.contributor.members: Cordeiro, Benedito Carlos
Ramirez, Sonia Silva
Brito, Monique Araújo de
Magarinos-Torres, Rachel
Issue Date: 2013
Publisher: Universidade Federal Fluminense
Citation: Santana, Priscila de Carvalho e Silva de. Conhecimentos e habilidades necessários para o fornecimento de medicamentos para pacientes hospitalizados (Pesquisa Atuar- eixo hospitalar). 2013. 85f. Monografia de Conclusão de Curso (Especialista em Farmácia Hospitalar) – Faculdade de Farmácia, Universidade Federal Fluminense, 2013.
Abstract: O presente estudo trata-se de uma pesquisa exploratória com o objetivo de apontar conhecimentos e habilidades necessárias ao farmacêutico para o fornecimento de medicamentos a pacientes hospitalizados. Foi realizada a descrição de situações de prática da assistência farmacêutica hospitalar relacionada com o fornecimento de medicamentos para pacientes hospitalizados, incluindo a rotina das Visitas Técnicas às Enfermarias e analisando as condições de armazenamento dos medicamentos nestes locais. O estudo foi realizado em um hospital geral localizado no município do Rio de Janeiro, com esfera administrativa municipal. Foram identificados onze conhecimentos e seis habilidades necessárias ao farmacêutico hospitalar. Foi feito acompanhamento e observação da rotina do farmacêutico através da técnica de observação participante e coletadas situações de prática. Houve alteração no perfil de todas as enfermarias depois da Visita Farmacêutica. A presença do farmacêutico nas enfermarias através das visitas técnicas regulares torna-se importante para acompanhar e conscientizar a equipe de enfermagem no que diz respeito ao armazenamento correto dos medicamentos, como também atentar para a importância das devoluções, evitando estoques informais nestes setores. Acompanhar a evolução da profissão, sua prática e as novas competências que estão sendo incorporadas deve ser parte inerente do processo educativo. A realização de estudos como este fornecem subsídios para o reconhecimento de “novos” conhecimentos e habilidades, que devem ser incorporados no currículo das escolas e servirem de diretrizes aos processos de educação permanente.
metadata.dc.description.abstractother: The present study is an exploratory research with the aim of pointing out knowledge and skills necessary to the pharmacist for the supply of medicines to hospitalized patients. It was carried out to describe situations of practice of hospital pharmaceutical assistance related to the provision of medicines for patients hospitalized, including the routine of visits the wards Pharmaceutical and analyzing the conditions of storage of medicines in these locations. The study was conducted in a general hospital located in the city of Rio de Janeiro, with municipal administrative sphere. Eleven knowledge were identified and six abilities needed for hospital pharmacist. Was done monitoring and observation of the routine of the pharmacist through the technique of participant observation and collected situations in practice. There was a change in the profile of all the wards after visit Pharmaceutical. The presence of the pharmacist in the wards through the technical visits regular becomes important to accompany and raising awareness of the nursing team as regards the proper storage of medicines, as well as to the importance of discards, informal avoiding stocks in these sectors. Follow the evolution of the profession to their practice and the new powers that are being incorporated should be inherent part of the educational process. The completion of studies such as this, provide subsidies for the recognition of "new" knowledge and skills that should be incorporated in the curriculum of schools, and serve as guidelines for permanent education processes.
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/14381
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