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Title: Um olhard discursivo sobre a prática de seleção docente de Português/Espanhol no Cefet/Rj Campus Valença
Authors: Pereira, Thaís Vale Rosa
metadata.dc.contributor.advisor: Daher, Del Carmen
metadata.dc.contributor.members: Giorgi, Maria Cristina
Preta, Luziana Catta
Issue Date: 2020
Abstract: Esta pesquisa integra as propostas do GRPesq Práticas de linguagem, trabalho e formação docente (UFF, CNPq, 2009) e tem como objetivo dar visibilidade as singularidades presentes e/ou ausentes, na materialidade linguística, que permeiam as práticas de selecionar docentes substitutos e efetivos para o exercício da carreira do Magistério Federal do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT) na área de Português/Espanhol do CEFET/RJ campus Valença por meio de uma reflexão acadêmica que se origina em um relato de experiência, que atravessam dois Editais que me autorizam a (não) atuar nessa conjuntura, sendo um de Processo Seletivo Simplificado (2017) e outro de Concurso Público (2019), incluindo as leis que os regem, seus anexos, formulários e conteúdos programáticos. Desta forma, a metodologia sócio histórica (FREITAS, 2003) evidencia um caminho significativo para uma visão humana da construção do conhecimento deste gênero do discurso (BAKHTIN, 2016) que estabelece as diretrizes para a realização do concurso público (CALDAS, 2019), por meio de um discurso jurídico, com base nas leis que o regem (GIORGI, 2005). Para análise dessa prática discursiva (FOUCAULT, 2019 [1969]), que possibilita a admissão do professor candidato à docência no funcionalismo público, seguimos a fundamentação teórica advinda da Análise do Discurso de base enunciativa (MAINGUENEAU, 1997,2005), considerando a singularidade de cada enunciado como um acontecimento discursivo (FOUCAULT, 2019 [1969]),em diálogo com a Ergologia (SCHWARTZ, 2000), visto que a proposta referida direciona-se para a análise de discursos que circulam sobre o trabalho (ROCHA, DAHER, SANT´ANNA, 2002) através da língua em uso. Como linguista, professora da referida área na rede pública, pesquisadora e candidata dos concursos mencionados, acredito ser de fundamental importância que o processo de seleção seja um ato ético (DAHER; SANT´ANNA, 2016) e considere que o docente deve conhecer sua futura realidade de trabalho para exercer tal função. Ao observar a relação poder-saber, proposta por Foucault (2012), identificou-se, por meio de possibilidades de dizer, intertextualidades, interdiscursividades (CHARAUDEAU; MAINGUENEAU, 2012) e silenciamentos, que nos apontam uma abordagem do trabalho docente posta em segundo plano e um apagamento das demandas e peculiaridade locais/regionais em nosso corpus de análise, o que dificulta a escolha de um profissional preparado para atuar naquele contexto, a fim de idealizar projetos vinculados à história, a cultura, a comunidade e a economia da localidade de seus alunos e de sua população. Esperamos que essa dissertação possa fomentar o diálogo entre a universidade, a Instituição CEFET/RJ e os (futuros) candidatos
metadata.dc.description.abstractother: Esta investigación integra las propuestas del GRPesq Práticas de linguagem, trabalho e formação docente (UFF, CNPq, 2009) y tiene como objetivo visibilizar las singularidades presentes y/o ausentes, en la materialidad lingüística, que permean las prácticas de selección de docentes sustitutos y efectivos para el ejercicio de la carrera del Magistério Federal do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT) en el área de Portugués/Español del CEFET/RJ campus Valença, a través de una reflexión académica que tiene origen en un relato de experiencia, que cruzan dos convocatorias que me autorizan a (no) actuar en dicha instancia, siendo una de Processo Seletivo Simplificado (2017) y otra de Concurso Público (2019), incluyendo las leyes que los rigen, sus adjuntos, formulario y contenidos programáticos. De ese modo, la metodologia sociohistórica (FREITAS, 2003) evidencia un camino significativo hacia una visión humana de la construcción del conocimiento de ese género del discurso (BAKHTIN, 2016) que establece las directrices para la realización del concurso público (CALDAS, 2019), por medio de un discurso jurídico, con base en las leyes que lo rigen (GIORGI, 2005). Para el análisis de esa práctica discursiva (FOUCAULT, 1969), que posibilita la admisión del profesor candidato a la docencia en el funcionalismo público, seguimos la fundamentación teórica advenida del Análisis del Discurso de base enunciativa (MAINGUENEAU, 1997,2005), considerando la singularidad de cada enunciado como un acontecimiento discursivo (FOUCAULT, 2019 [1969]), en diálogo con la Ergología (SCHWARTZ, 2000), ya que la propuesta referida dirige al análisis de discursos que circulan sobre el trabajo (ROCHA, DAHER, SANT´ANNA, 2002) a través de la lengua en uso. Como lingüista, profesora de la referida área en la red pública, investigadora y candidata de los concursos mencionados, creo que es fundamental e importante que el proceso de selección sea un hecho ético (DAHER; SANT´ANNA, 2016) y considere que el docente debe conocer su futura realidad de trabajo para ejercerlo de la mejor manera. Observando la relación poder-saber, propuesta por Foucault (2012), se identificó, por medio de posibilidades de decir, intertextualidades, interdiscursividades (CHARAUDEAU; MAINGUENEAU, 2012) y silenciamientos, que nos señalan un abordaje del trabajo docente puesto en segundo plan y un apagamiento de las demandas y peculiaridades locales/regionales en nuestro córpus de análisis; lo que dificulta la elección de un profesional preparado para actuar en aquel contexto, a fin de idealizar proyectos vinculados a la historia, la cultura, la comunidad y la economía de la localidad de sus alumnos y de su población. Esperamos que esa disertación fomente el diálogo entre la universidad, la Institución CEFET/RJ y los (futuros) candidatos
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/14385
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