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Title: Jardim Botânico do Rio de Janeiro: a importância da educação patrimonial e do turismo na conservação do patrimônio
Authors: Astulla, Leandra Serrano de Marins
metadata.dc.contributor.advisor: Guimarães, Valéria Lima
metadata.dc.contributor.members: Catramby, Teresa Cristina Viveiros
Fonseca Filho, Ari da Silva
Issue Date: 2019
Citation: ASTULLA, Leandra Serrano de Marins. Jardim Botânico do Rio de Janeiro: a importância da educação patrimonial e do turismo na conservação do patrimônio. 2019. 211 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Turismo) - Programa de Pós-Graduação em Turismo, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2019.
Abstract: O desembarque da Família Real portuguesa e da corte portuguesa na cidade do Rio de Janeiro em 1808 promoveu intercâmbios no espaço e no cotidiano. Dentre elas, a criação de uma fábrica de pulverização de pólvora, fundição de ferro e torneamento de armas de fogo e um Jardim de Aclimatação, mais tarde, nomeado Jardim Botânico, destinado a abrigar espécies vegetais exóticas. Devido à sua importância histórica, cultural e científica, o Jardim Botânico foi tombado pelo IPHAN em 1938, sendo considerado como um museu vivo na área da botânica, definido pela UNESCO como uma das reservas da biosfera e tornou-se um dos principais atrativos turísticos da cidade do Rio de Janeiro. Esta pesquisa foi elaborada com base na seguinte questão norteadora: Qual é a importância da educação patrimonial e do turismo para a conservação do patrimônio denominado como o Jardim Botânico do Rio de Janeiro? O objetivo geral desta pesquisa é investigar a importância da educação patrimonial e do turismo na conservação do patrimônio, ao considerar como objeto de estudo o Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Os objetivos específicos são: contextualizar a criação do Jardim Botânico e do turismo no Rio de Janeiro, discutir a importância da educação patrimonial e do turismo na conservação do patrimônio e analisar o turismo e a educação patrimonial no Jardim Botânico. A metodologia da pesquisa foi a qualitativa, em função da pesquisa bibliográfica, observação direta no local e base etnográfica. A pesquisa de campo gerou reflexões sobre a importância da educação patrimonial e do turismo, por meio de atividades educativas e da interpretação ambiental, destacou a relevância da conservação do patrimônio material e imaterial, para memória e acesso às gerações futuras e identificou-se novas possibilidades de pesquisas. Devido às atuais mudanças no cenário político, econômico e financeiro do país, alguns espaços do Jardim Botânico ficaram desativados devido às secas e inundações, os relatos dos visitantes ressaltam a relevância do jardim histórico, porém ele precisa estar mais conservado e por fim, a escassez de recursos gerou a suspensão de cursos de capacitação de professores e do Serviço Educativo em Dezembro/2018.
metadata.dc.description.abstractother: El desembarco de la Familia Real portuguesa y la corte portuguesa en la ciudad de Rio de Janeiro en 1808 promovió intercambios en el espacio y la vida cotidiana. Entre ellos, la creación de una fábrica de pulverización de pólvora, fundición de hierro y torneado de armas de fuego y un Jardín de Aclimatación, más tarde llamado Jardín Botánico, para albergar especies de plantas exóticas. Debido a su importancia histórica, cultural y científica, el Jardín Botánico de Rio de Janeiro fue catalogado por el IPHAN em 1938, siendo considerado como un museo vivo en el área de la botánica y definido por UNESCO como una de las reservas de biosfera y se ha convertido en una de las principales atracciones turísticas de la ciudad de Río de Janeiro. Esta investigación se baseó en la siguiente pregunta guía: ¿Cuál es la importancia de la educación del patrimonio y el turismo para la conservación del patrimonio llamado Jardín Botánico de Rio de Janeiro? El objetivo general de esta disertación es investigar la importancia del patrimônio y el turismo em la conservación del patrimônio, considerando como objeto de estúdio el Jardín Botánico de la ciudad de Río de Janeiro. Los objetivos específicos son: contextualizar la creación del Jardín Botánico y do turismo no Rio de Janeiro; discutir la importancia de la educación del patrimonio y el turismo en la conservación del patrimonio y analizar el turismo y la educación del patrimonio en el Jardín Botánico. La metodologia de investigación selecionada fue la cualitativa, en función de la investigación bibliográfica, la observación directa en el sitio y la base etnográfica. La investigación de campo generó reflexiones sobre la importancia de la educacción del patrimonio y el turismo, a través de actividades educativas e interpretación ambiental, destacó la relevancia de la conservación del patrimonio material y inmaterial, para la memoria y el acceso a las generaciones futuras y se identificaron nuevas posibilidades de estúdios. Debido a los cambios actuales en el escenario político, econômico y financeiro del país, algunos espacios del Jardín Botánico fueron desactivados debido a sequias y inundaciones, los informes de los visitantes resaltan la importancia del jardin histórico, sin embargo, necesita ser estar más conservado y la escassez de los recursos llevó a la suspensión de los cursos de capacitación docente y el Servicio de Educativo en Diciembre/2018.
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/14390
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