Please use this identifier to cite or link to this item: https://app.uff.br/riuff/handle/1/14409
Title: Violência escolar: breve análise de uma estadual em Campos dos Goytacazes
Authors: Azeredo, Manuela Pinheiro Henrique de
metadata.dc.contributor.advisor: Silveira, Raquel Brum Fernandes da
metadata.dc.contributor.members: Ferreira, Flávia Mendes
Balbi, João Francisco Barreto Caiafa
Issue Date: 2018
Citation: AZEREDO, Manuela Pinheiro Henrique de. Violência escolar: breve análise de uma escola estadual em Campos dos Goytacazes. 2018. 41 f. Trabalho Final de Curso (Licenciatura em Ciências Sociais) -- Universidade Federal Fluminense, Instituto de Ciências da Sociedade e Desenvolvimento Regional, Campos dos Goytacazes, 2018.
Abstract: É notório o fato de que a violência em nosso país tem crescido em escala alarmante há considerável espaço de tempo, cujos índices têm sido manchetes em noticiários nacionais e internacionais e reproduzidos nos mais diversos meios de comunicação. Essa realidade revela que, apesar de discursos contundentes que reafirmam e reclamam a necessidade do combate a esse grande mal que assola o Brasil, tem sido desanimadora a tentativa de solução para o problema que afeta nossa população, sobretudo nos centros urbanos, onde vivemos a mercê de uma desenfreada onda de relacionamentos em desacordo com as normas de civilidade. O presente trabalho visa a identificar violências escolares existentes no ambiente institucional educacional, sob a óptica de alunos e professores, tendo como campo de pesquisa uma escola estadual de Campos dos Goytacazes, localizada em sua região central. Para tanto, foram realizadas entrevistas com alunos e professores do Ensino Médio do turno matutino da referida escola
metadata.dc.description.abstractother: It's notorious that violence in our country has grown on an alarming scale for a considerable period of time, the indexes of which have been headlines in national and international news and reproduced in the most diverse media. This reality reveals that, despite compelling discourses that reaffirm and claim the need to combat this great evil that plagues Brazil, it has been discouraging to try to solve the problem that affects our population, especially in urban centers, where we live at the mercy of an unbridled wave of relationships in disagreement with the norms of civility. The present work aims to identify existing school violence in the institutional educational environment, from the perspective of students and teachers, having as field of research a state school of Campos dos Goytacazes, located in its central region. For that, interviews were conducted with students and high school teachers of the morning shift of said school
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/14409
Appears in Collections:CSL - Trabalhos de Conclusão de Curso - Campos dos Goytacazes

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MONOGRAFIA MANUELA.pdf1.08 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.