UM ESTUDO SOBRE A DESIGUALDADE NO ACESSO ÀS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR PÚBLICAS E PRIVADAS EM 2013 NO BRASIL
Desigualdade
Índice de oportunidades humanas
Ensino superior
Regressão logística
Estatística educacional
Ensino superior
Acesso à educação
Regressão logística
Ferreira, Ulisses Carlos Silva | Posted on:
2015
Abstract
O acesso a cursos de graduação no Brasil é notadamente desigual, seja pela criação tardia de universidades no país, seja pela demora na criação de políticas para tratar desse problema, tanto nas universidades públicas quanto nas universidades privadas. Esse trabalho analisa a desigualdade de acesso a instituições públicas e privadas em 2013 no Brasil. Para isso utiliza o Modelo de Regressão Logística para estimar a probabilidade de homens e mulheres, brancos e negros, ricos e pobres de todas as regiões do país em 2013 ingressarem em cursos de nível superior. Em seguida calcula o Índice de Oportunidades Humanas (IOH) desenvolvido por Barros et al (2009).Os resultados indicam que a desigualdade de acesso aos cursos de graduação é maior nas instituições públicas do que nas instituições privadas. Em 2013 o IOH para cursos de graduação públicos foi de 0,1225 e nos cursos privados foi de 0,2462. IOH mostra a cobertura de acesso a um bem ou serviço, este índice será 1 quando o acesso a universidade for universal, ou seja, não há desigualdade para ingressar em cursos de graduação
[Texto sem Formatação]
[Texto sem Formatação]
Document type
Trabalho de conclusão de cursoSource
FERREIRA, Ulisses Carlos Silva. Um estudo sobre a desigualdade no acesso às Instituições de Ensino Superior públicas e privadas em 2013 no Brasil. 2015. 40f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Estatística) - Instituto de Matemática e Estatística, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2015.Subject(s)
AcessoDesigualdade
Índice de oportunidades humanas
Ensino superior
Regressão logística
Estatística educacional
Ensino superior
Acesso à educação
Regressão logística
License Term
CC-BY-SAThe following license files are associated with this item: