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dc.contributor.advisorMonteiro, Rodrigo de Araújo-
dc.contributor.authorSouza, Carolina Alfradique-
dc.date.accessioned2020-07-22T12:38:13Z-
dc.date.available2020-07-22T12:38:13Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationSOUZA, Carolina Alfradique de. Desenvolvendo o envolvido: o projeto do pré-vestibular social de um colégio em Macaé como forma de ascensão das classes populares. 2018. 59 f. Trabalho Final de Curso (Licenciatura em Ciências Sociais) - Universidade Federal Fluminense, Instituto de Ciências da Sociedade e Desenvolvimento Regional, Campos dos Goytacazes, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttps://app.uff.br/riuff/handle/1/14452-
dc.description.abstractÉ lugar comum para a sociologia ter a trajetória das classes populares em busca de ascensão social como foco de pesquisa. Contudo, no presente trabalho, debruçou-se sobre a fuga do rótulo estigmatizante de “envolvido X não envolvido” e “sucesso X fracasso escolar” por parte das juventudes, tendo os pré-vestibulares sociais como ponte para alcançar o que se almeja: mudar a sua condição social pelo viés da educação. Ser/estar envolvido é algo de difícil concretude. Ao falar de envolvimento, o primeiro questionamento que deve ser feito é o seguinte: considerado por quem? Através de pesquisas realizadas com diferentes grupos pôde-se notar que de acordo com determinados grupos sociais a perspectiva do envolvimento muda. Esta se metamorfoseia a partir de quem a julga. E falar em julgamento envolve uma perspectiva social dotada de moralidade. E um dos alvos mais comuns da rotulação são as juventudes pobres, de periferias e subúrbios. Fazendo um delineado firme sobre essas juventudes estigmatizadas, apresentar-se-á as manobras utilizadas pelos mesmos para driblar a rotulação de envolvimento e camuflar uma identidade tida como deteriorada (GOFFMAN, 1891) para adquirir os capitais necessários para ascensão, provindos exclusivamente do ensino superior. Este trabalho fora realizado através de observação participante em um pré-vestibular social localizado em Macaé, RJ. Esta pesquisa foi financiada pela FAPERJ na condição de auxílio de Iniciação Científicapt_BR
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dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsOpen Accesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.titleDesenvolvendo o envolvido: o projeto de pré-vestibular social de um colégio em Macaé como forma de ascensão das classes popularespt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de cursopt_BR
dc.subject.keywordJuventudept_BR
dc.subject.keywordEnvolvimentopt_BR
dc.subject.keywordMobilidade socialpt_BR
dc.contributor.membersMouzinho, Glaucia Maria Pontes-
dc.contributor.membersSilveira, Raquel Brum Fernandes da-
dc.degree.levelGraduaçãopt_BR
dc.subject.descriptorMobilidade socialpt_BR
dc.subject.descriptorVestibularpt_BR
dc.subject.descriptorEducação popularpt_BR
dc.subject.descriptorEnsino superiorpt_BR
dc.subject.descriptorMacaé (RJ)pt_BR
dc.subject.descriptorJuventudept_BR
dc.subject.keywordotherYouthpt_BR
dc.subject.keywordotherInvolvementpt_BR
dc.subject.keywordotherSocial mobilitypt_BR
dc.description.abstractotherIt is common place for sociology to have the trajectory of the popular classes in search of social ascension as a research focus. However, in the present work, it will focus on the escape of the stigmatizing label of "involved X not involved" and "success X school failure" on the part of the youths, having the social pre-vestibular like bridge to reach what is wanted : change their condition social by education. Being / being involved is something of difficult concreteness. When talking about involvement, the first question that needs to be asked is this: considered by whom? Through research conducted with different associations it has been noted that according to certain social groups the prospect of involvement changes. This metamorphoses from the judge. And speaking at trial involves a social perspective endowed with morality. And one of the most common targets of labeling is the poor, suburban and suburban youth. By making a firm outline of these stigmatized youths, the maneuvers used by them will be presented in order to circumvent the labeling of involvement and to camouflage an identity considered as deteriorated (GOFFMAN, 1891) to acquire the necessary capital for ascension from the higher education. This work was performed through participant observation in a social precollege entrance exam located in Macaé, RJ. This research was funded by FAPERJ as a Scientific Initiation aidpt_BR
dc.identifier.vinculationAluno de graduaçãopt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal Fluminensept_BR
dc.degree.departmentInstituto de Ciências da Sociedade e Desenvolvimento Regionalpt_BR
dc.degree.date2018-
dc.degree.localCampos dos Goytacazes, RJpt_BR
dc.degree.cursoLicenciatura em Ciências Sociaispt_BR
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