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Title: Juventude e socialização política: perspectiva dos participantes do projeto de educação ambiental "NEA-BC" em Farol de São Tomé
Authors: Dias, Mayra Rosestolato
metadata.dc.contributor.advisor: Silveira, Raquel Brum Fernandes da
metadata.dc.contributor.members: Silveira, Raquel Brum Fernandes da
Monteiro, Rodrigo de Araújo
Malta, Márcio José Melo
Issue Date: 2018
Publisher: Universidade Federal Fluminense
Citation: DIAS, Mayra Rosestolato. Juventude e socialização política: perspectiva dos participantes do projeto de educação ambiental "NEA-BC" em Farol de São Tomé. 2018. 52 f. Trabalho final de curso (Licenciatura em Ciências Sociais) - Universidade Federal Fluminense, Instituto de Ciências da Sociedade e Desenvolvimento Regional, Campos dos Goytacazes, 2018.
Abstract: O presente trabalho abrange o estudo sobre a perspectiva de que a socialização política muda os padrões de participação e organização democrática em um grupo. Para entender esse fenômeno, estudou-se um grupo de jovens moradores de Farol de São Thomé que estão inseridos especificamente no projeto de educação ambiental NEA-BC, em Campos dos Goytacazes. Para tal foram utilizados os seguintes aportes metodológicos: observações participantes e entrevistas semi-estruturadas, utilizado para considera-las na perspectiva de análise de conteúdo (MARCONI; LAKATOS, 1996). Nesse sentido, identificou-se no discurso dos entrevistados que as ações do projeto contribuiriam para a construção de um novo ornamento comunitário, auxiliando ativamente na construção de pautas para o desenvolvimento local através da participação cidadã. Por fim, considerase que a existência do projeto na zona tipicamente carente tem ampliado entre a juventude as noções de direitos sociais, políticas públicas e formação de sujeitos de direitos. Os resultados da presente pesquisa contribuem para divergir das literaturas que apontam políticas de jovens como específicas e de baixo engajamento, balizando que esse cenário pode ser reversível considerando novos métodos de participação e de incentivo oriundo de agências socializadoras como projetos sociais, escolas e famílias que podem contribuir para estimular a participação política entre a juventude.
metadata.dc.description.abstractother: This work debates this study under the perspective that political socialization changes the patterns of participation and democratic organzation in na group of people. To better understand this phenomena, a group of Young inhabitants of Farol de São Tomé, inserted especifically in the ambiental education projecto NEA-BC, in Campos dos Goytacazes. To this end, the following methodology tools were used: Participative observation and semi-structured interviews, used to consider them under the content analysis perspective (MARCONI; LAKATOS, 1996). In that sense, it was identified in the interviewed people's discourse that the project's actions contributed for the construction of an new communal ornament, helping actively the construction of themes for local evolution by citizen participation. At last, it is considered that the project's existance in an tipically poor zone amplified notions of social rights and subject formation with local youth. The results of this research contribute to diverge from the literature that points youth policies and low engagement ones, affirming that this scenario can be reversed considering new methods of participation and incentive coming from agencies as social projects, schools and families that can contribute to stimulate youth to participate even more in politics.
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/14473
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