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Title: A nova reforma curricular: um breve olhar sobre o ensino médio
Authors: Silva, Rafaela Rangel da
metadata.dc.contributor.advisor: Paiva, Andréa Lúcia da Silva de
metadata.dc.contributor.members: Paiva, Andréa Lúcia da Silva de
Lemos, Carlos Eugênio Soares de
Ferreira, Flávia Mendes
Issue Date: 2018
Publisher: Universidade Federal Fluminense
Citation: SILVA, Rafaela Rangel da. A nova reforma curricular: um breve olhar sobre o ensino médio. 2018. 51 f. Trabalho final de curso (Licenciatura em Ciências Sociais) - Universidade Federal Fluminense, Instituto de Ciências da Sociedade e Desenvolvimento Regional, Campos dos Goytacazes, 2018.
Abstract: O objetivo desta pesquisa é analisar a nova reforma curricular do ensino médio dada pela Lei 13.415, de 2017. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa documental, bibliográfica e com entrevistas, na qual busca compreender quais mudanças foram estabelecidas com a medida provisória nº 746/2016 e posteriormente definidas pela lei 13.415/2017. No decorrer do trabalho será discutido a realidade da escola pública, o processo de diversificação e flexibilização na nova organização curricular bem como os desacertos da proposta curricular atual, e a reformulação da nova BNCC para o Ensino Médio. Nesse sentido a pesquisa visa compreender os impactos positivos e negativos da reforma do ensino médio no ensino de sociologia buscando traçar um paralelo da transformação da educação na atualidade.
metadata.dc.description.abstractother: The objective of this research is to analyze the new curricular reform of secondary education given by Law 13.415, of 2017. Methodologically, this is a documentary and bibliographical research with interviews, in which it seeks to understand what changes were established with the provisional measure nº 746 / 2016 and later defined by law 13,415 / 2017. During the course of this study it will be discussed the reality of the public school, the process of diversification and flexibilization in the new curricular organization, the mistakes of the current curricular proposal as well as the reformulation of the new BNCC for High School. In this sense, the research aims to understand the positive and negative impacts of high school reform in sociology teaching. Seeking to draw a parallel from the transformation of current education.
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/14475
Appears in Collections:CSL - Trabalhos de Conclusão de Curso - Campos dos Goytacazes

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