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dc.contributor.advisorPaiva, Andréa Lúcia da Silva de-
dc.contributor.authorSilva, Rafaela Rangel da-
dc.date.accessioned2020-07-23T11:48:21Z-
dc.date.available2020-07-23T11:48:21Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationSILVA, Rafaela Rangel da. A nova reforma curricular: um breve olhar sobre o ensino médio. 2018. 51 f. Trabalho final de curso (Licenciatura em Ciências Sociais) - Universidade Federal Fluminense, Instituto de Ciências da Sociedade e Desenvolvimento Regional, Campos dos Goytacazes, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttps://app.uff.br/riuff/handle/1/14475-
dc.description.abstractO objetivo desta pesquisa é analisar a nova reforma curricular do ensino médio dada pela Lei 13.415, de 2017. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa documental, bibliográfica e com entrevistas, na qual busca compreender quais mudanças foram estabelecidas com a medida provisória nº 746/2016 e posteriormente definidas pela lei 13.415/2017. No decorrer do trabalho será discutido a realidade da escola pública, o processo de diversificação e flexibilização na nova organização curricular bem como os desacertos da proposta curricular atual, e a reformulação da nova BNCC para o Ensino Médio. Nesse sentido a pesquisa visa compreender os impactos positivos e negativos da reforma do ensino médio no ensino de sociologia buscando traçar um paralelo da transformação da educação na atualidade.pt_BR
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dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal Fluminensept_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.titleA nova reforma curricular: um breve olhar sobre o ensino médiopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de cursopt_BR
dc.subject.keywordReforma do ensino médiopt_BR
dc.subject.keywordCurrículopt_BR
dc.subject.keywordEducaçãopt_BR
dc.contributor.membersPaiva, Andréa Lúcia da Silva de-
dc.contributor.membersLemos, Carlos Eugênio Soares de-
dc.contributor.membersFerreira, Flávia Mendes-
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR
dc.subject.descriptorCurrículo escolarpt_BR
dc.subject.descriptorReformapt_BR
dc.subject.descriptorEnsino médiopt_BR
dc.subject.descriptorBase Nacional Comum Curricularpt_BR
dc.subject.keywordotherHigh school reformpt_BR
dc.subject.keywordotherCurriculumpt_BR
dc.subject.keywordotherEducationpt_BR
dc.description.abstractotherThe objective of this research is to analyze the new curricular reform of secondary education given by Law 13.415, of 2017. Methodologically, this is a documentary and bibliographical research with interviews, in which it seeks to understand what changes were established with the provisional measure nº 746 / 2016 and later defined by law 13,415 / 2017. During the course of this study it will be discussed the reality of the public school, the process of diversification and flexibilization in the new curricular organization, the mistakes of the current curricular proposal as well as the reformulation of the new BNCC for High School. In this sense, the research aims to understand the positive and negative impacts of high school reform in sociology teaching. Seeking to draw a parallel from the transformation of current education.pt_BR
dc.identifier.vinculationAluno de Graduaçãopt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal Fluminensept_BR
dc.degree.grantorInstituto de Ciências da Sociedade e Desenvolvimento Regional (ESR)pt_BR
dc.degree.departmentDepartamento de Ciências Sociais (COC)pt_BR
dc.degree.date2018-12-06-
dc.degree.localCampos dos Goytacazes, RJpt_BR
dc.degree.cursoLicenciatura em Ciências Sociaispt_BR
dc.publisher.departmentCampos dos Goytacazespt_BR
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