Please use this identifier to cite or link to this item: https://app.uff.br/riuff/handle/1/14479
Title: "A reunião das pessoas que eram excluídas na escola": uma etnografia sobre "luta", diversidade e demandas por direitos na universidade
Authors: Viana, Thiago de Lima
metadata.dc.contributor.advisor: Mouzinho, Gláucia Maria Pontes
metadata.dc.contributor.members: Mouzinho, Gláucia Maria Pontes
Mamani, Hernán Armando
Campos, Heitor Benjamim
Issue Date: 2018
Publisher: Universidade Federal Fluminense
Citation: VIANA, Thiago de Lima. "A reunião das pessoas que eram excluídas na escola": uma etnografia sobre "luta", diversidade e demandas por direitos na universidade. 2018. 40 f. Trabalho final de curso (Licenciatura em Ciências Sociais) - Universidade Federal Fluminense, Instituto de Ciências da Sociedade e Desenvolvimento Regional, Campos dos Goytacazes, 2018.
Abstract: Utilizando o paradigma antropológico “interpretação” e “narrativas”, defendido por Clifford Geertz. Abordarei nesta etnografia o ambiente universitário, correspondendo assim as suas estruturas físicas e as construções simbólicas que os meus interlocutores e demais estudantes ressignificam o espaço. Explicitarei também a formação de “famílias” por meio das redes de afeto e identidade, “acolhendo” os estudantes recém-chegados e também formando os “coletivos”. E por fim, irei apresentar as formas disciplinares do ambiente acadêmico, desde as classificações sobre o “bom aluno” e como os estudantes se utilizam de autores e vivências como forma de “luta” em busca de uma demanda por direitos.
metadata.dc.description.abstractother: Using the anthropological paradigm "interpretation" and "narratives", advocated by Clifford Geertz. I will approach in this ethnography the university environment, corresponding its physical structures and the symbolic constructions that my interlocutors and other students re-signify the space. I will also explain the formation of "families" through the networks of affection and identity, "welcoming" the newly arrived students and also forming the "collectives". And finally, I will present the disciplinary forms of the academic environment, from the classifications of the "good student" and how students use authors and experiences as a form of "struggle" in search of a demand for rights.
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/14479
Appears in Collections:CSL - Trabalhos de Conclusão de Curso - Campos dos Goytacazes

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TEXTO MONO FINAL - Revisão.pdf877.62 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons