Please use this identifier to cite or link to this item:
https://app.uff.br/riuff/handle/1/14479
Title: | "A reunião das pessoas que eram excluídas na escola": uma etnografia sobre "luta", diversidade e demandas por direitos na universidade |
Authors: | Viana, Thiago de Lima |
metadata.dc.contributor.advisor: | Mouzinho, Gláucia Maria Pontes |
metadata.dc.contributor.members: | Mouzinho, Gláucia Maria Pontes Mamani, Hernán Armando Campos, Heitor Benjamim |
Issue Date: | 2018 |
Publisher: | Universidade Federal Fluminense |
Citation: | VIANA, Thiago de Lima. "A reunião das pessoas que eram excluídas na escola": uma etnografia sobre "luta", diversidade e demandas por direitos na universidade. 2018. 40 f. Trabalho final de curso (Licenciatura em Ciências Sociais) - Universidade Federal Fluminense, Instituto de Ciências da Sociedade e Desenvolvimento Regional, Campos dos Goytacazes, 2018. |
Abstract: | Utilizando o paradigma antropológico “interpretação” e “narrativas”, defendido por Clifford Geertz. Abordarei nesta etnografia o ambiente universitário, correspondendo assim as suas estruturas físicas e as construções simbólicas que os meus interlocutores e demais estudantes ressignificam o espaço. Explicitarei também a formação de “famílias” por meio das redes de afeto e identidade, “acolhendo” os estudantes recém-chegados e também formando os “coletivos”. E por fim, irei apresentar as formas disciplinares do ambiente acadêmico, desde as classificações sobre o “bom aluno” e como os estudantes se utilizam de autores e vivências como forma de “luta” em busca de uma demanda por direitos. |
metadata.dc.description.abstractother: | Using the anthropological paradigm "interpretation" and "narratives", advocated by Clifford Geertz. I will approach in this ethnography the university environment, corresponding its physical structures and the symbolic constructions that my interlocutors and other students re-signify the space. I will also explain the formation of "families" through the networks of affection and identity, "welcoming" the newly arrived students and also forming the "collectives". And finally, I will present the disciplinary forms of the academic environment, from the classifications of the "good student" and how students use authors and experiences as a form of "struggle" in search of a demand for rights. |
URI: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/14479 |
Appears in Collections: | CSL - Trabalhos de Conclusão de Curso - Campos dos Goytacazes |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TEXTO MONO FINAL - Revisão.pdf | 877.62 kB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License