PERFIL SOCIOCULTURAL DOS CANDIDATOS AOS CURSOS DA ÁREA DE ENGENHARIA NO VESTIBULAR DA UFF 2011: UMA ANÁLISE USANDO REGRESSÃO LOGÍSTICA MULTINOMIAL
Vestibular da UFF 2011
Modelo de regressão logística multinomial
Regressão (Estatística)
Vestibular
Universidade Federal Fluminense
Engenharia
Fontes Neto, Geremias de Mattos | Posted on:
2014
Abstract
Os cursos de Engenharia são de extrema importância para um país e para a melhoria das condições de vida da população. Entretanto, as áreas de Engenharia exigem dos alunos bons conhecimento em matemática, física e química oriundos do ensino médio, e portanto, requer afinidade com a área. A preocupação excessiva com o vestibular e a precocidade da escolha da área profissional pode trazer uma série de consequências para os alunos ingressantes, como por exemplo a evasão dos alunos ou o prolongamento do tempo de formação do curso, sobretudo no caso das Engenharias. Utilizando os dados do requerimento de inscrição do vestibular da UFF 2011 e do questionário sociocultural, este trabalho teve como objetivo estabelecer a associação entre características demográficas, socioeconômicas e culturais e a escolha pela área de engenharia, relativamente às demais áreas de ciências exatas, e áreas de ciências humanas e biológicas. Para tanto, utilizou-se o Modelo de Regressão Logística Multinomial. A partir dos resultados do estudo, verificou-se maior chance de escolher as áreas de Engenharia, entre os candidatos do sexo masculino, com faixa etária de 15 a 19 anos, com motivação financeira, filhos de pais mais escolarizados (nível superior ou pósgraduação), com maior renda mensal familiar (mais de 10 salários mínimos versus até 3 salários mínimos) e que concluíram o ensino médio nos anos de 2009 ou 2010. Conclui-se, portanto, que os candidatos que optaram pelas áreas de Engenharia tendem a ser candidatos mais jovens e que concluíram o ensino médio próximo ao ano de realização do vestibular da UFF 2011. Além disso, o salário é um fator preponderante para a escolha das áreas de Engenharia, mas também outros fatores são levados em consideração, como por exemplo, o fato de não trabalhar e domínio de língua estrangeira. Diante da complexidade acerca da escolha profissional, ressalta-se a importância da orientação profissional, desenvolvida por equipe multiprofissional qualificada em escolas do ensino médio, a fim de identificar as características peculiares dos alunos, auxiliando-os em suas escolhas profissionais
[Texto sem Formatação]
[Texto sem Formatação]
Document type
Trabalho de conclusão de cursoSource
FONTES NETO, Geremias de Mattos. Perfil sociocultural dos candidatos aos cursos da área de Engenharia no vestibular da UFF 2011: uma análise usando regressão logística multinomial. 2014. 61 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Estatística) - Instituto de Matemática e Estatística, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2014.Subject(s)
Áreas de engenhariaVestibular da UFF 2011
Modelo de regressão logística multinomial
Regressão (Estatística)
Vestibular
Universidade Federal Fluminense
Engenharia
License Term
CC-BY-SAThe following license files are associated with this item: