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Title: A família homoparental e a escola: por uma educação mais inclusiva
Authors: Leonardo, Roberta Santana
metadata.dc.contributor.advisor: Pérez, Beatriz Corsino
metadata.dc.contributor.members: Pérez, Beatriz Corsino
Machado, Bárbara Breder
Issue Date: 2018
Citation: LEONARDO, Roberta Santana. A família homoparental e a escola: por uma educação mais inclusiva. 2018. 60 f. Trabalho final de curso (Bacharelado em Psicologia) - Universidade Federal Fluminense, Instituto de Ciências da Sociedade e Desenvolvimento Regional, Campos dos Goytacazes, 2018.
Abstract: O trabalho busca estudar como as escolas públicas de Campos dos Goytacazes trabalham com gênero e diversidade sexual junto à comunidade, com enfoque em famílias homoparentais. Investiga conhecer a pluralidade de modelos familiares e práticas de inclusão social proporcionada pelas instituições escolares com o objetivo de aproximar a comunidade e as famílias para o cotidiano da escola. Estuda as mudanças históricas das instituições familiares influenciadas pelas políticas médico-higienistas, e como isto refletiu nas vivências escolares de famílias homoparentais resultando em processos de exclusão. Desafios atuais encontrados na escola e família são discutidos, dessa forma, dispara o debate sobre como promover culturas, políticas e práticas inclusivas para uma educação democrática que promove a diversidade, proporcionando, assim, o papel de transformação social que a educação tem frente aos grandes desafios sociais, visando uma escola mais democrática e igualitária.
metadata.dc.description.abstractother: This study aims to study how Campos dos Goytacazes' public schools work with gender and sexual diversity in the community, focusing on homoparental families. It investigates knowing the plurality of family models and practices of social inclusion provided by school institutions with the aim of bringing the community and families closer to the daily life of the school. It studies the historical changes of family institutions influenced by the medical-hygienist policies, and how this reflected in the school experiences of homoparental families resulting in processes of exclusion. Current challenges encountered in school and family are discussed, thus triggering the debate on how to promote inclusive cultures, policies and practices for a democratic education that promotes diversity, providing the role of social transformation that education faces in the face of major social challenges, aiming at a more democratic and egalitarian school.
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/14530
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