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Title: "Angolano segue em frente": um panorama do cenário musical urbano de Angola entre as décadas de 1940-1970
Authors: Alves, Amanda Palomo
metadata.dc.contributor.advisor: Bittencourt, Marcelo
metadata.dc.contributor.members: Fiuza, Alexandre Felipe
Melo, Victor Andrade de
Marzano, Andrea Barbosa
Issue Date: 2015
Abstract: A presente pesquisa objetiva traçar um panorama do cenário musical urbano de Angola entre as décadas de 1940 e 1970. Os recortes temático e cronológico, privilegiados por nós, referem-se à possibilidade de lançarmos novos olhares para a história recente de Angola, valorizando fontes até então pouco apreciadas pela historiografia que trata do estudo daquele país. As fontes coletadas (no Brasil e em Angola) e a literatura consultada durante a pesquisa nos permitiram perceber que a música popular urbana de Angola passou por diferentes fases em sua história. Da mesma forma, destacamos de que maneira a gravação de discos e a realização de programas culturais e festivais da canção revelaram contextos específicos da história recente daquele país. Dito de outro modo, a análise do cenário musical urbano, sobretudo da cidade de Luanda, possibilitou-nos acompanhar momentos importantes da história angolana. Buscamos demonstrar, ainda, que as mensagens impressas nas letras das canções, produzidas naquele período, sinalizam temas como: cultura tradicional, resistência, luta anticolonial e a construção de um novo nacionalismo, proposto pelo Movimento Popular de Libertação de Angola (MPLA).
metadata.dc.description.abstractother: This research aims to give an overview of the urban music scene in Angola between the 1940s and 1970s. The thematic and chronological cutouts privileged by us refer to the possibility of launching new looks for the recent history of Angola, valuing sources so far little assessed by the historiography that deals with the study of that country. The sources collected (in Brazil and Angola) and the literature consulted during the research allowed us to realize that the popular urban music in Angola went through different stages in its history. Likewise, we highlight how the recording albums,performing cultic programs and song festivals revealed specific contexts of the recent history of the country. In other words, the analysis of the urban music scenario, especially in the city of Luanda, has enabled us to keep track of important moments of the Angolan history. We also demonstrated that the messages printed in the lyrics of the songs - produced in that period - signalize issues such as traditional culture, resistance, anti-colonial struggle and the construction of a new nationalism, proposed by the Angola People's Liberation Movement (MPLA).
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/14531
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