Metadata
Show full item record
VERDADE OU CONSEQUÊNCIA?: O FRACASSO ESCOLAR E SEUS IMPACTOS NA FORMAÇÃO DOS JOVENS DE UMA TURMA DE EJA, EM CAMPOS DOS GOYTACAZES
Fracasso escolar
Psicologia escolar
Psicologia escolar
Fracasso escolar
Educação de adultos
Campos dos Goytacazes (RJ)
Azevedo, Amanda Martino de | Posted on:
2017
Abstract
Todas as crianças e jovens, de 4 a 17 anos, têm o direito fundamental de frequentar a escola pública no Brasil, garantindo o seu acesso aos conhecimentos valorizados socialmente e que vão prepará-los para a entrada no mercado de trabalho. Porém, a história nos mostra que a escola tem falhado no que diz respeito à permanência do aluno na escola. Inclusão está feita com ressalvas que ocasiona fenômenos como o fracasso escolar. Diante disso, o que se observa em todo país são os jovens abandonando a escola, após repetirem o ano letivo diversas vezes, por não se sentirem fazendo parte daquela instituição. Neste trabalho, tomamos como ponto de partida uma pesquisa-intervenção realizada em uma escola pública, a partir da experiência de estágio supervisionado em psicologia escolar, no curso de graduação em Psicologia. A pesquisa foi feita com um grupo de 15 alunos de uma turma diurna da EJA– Educação de Jovens e Adultos, matriculados numa escola municipal de Campos dos Goytacazes. Muitos desses alunos tinham um histórico de repetências, alguns tinham abandonado a escola e estavam voltando a estudar naquele ano. A presente pesquisa objetiva compreender por que estes alunos continuavam frequentando a escola, mesmo diante dos discursos negativos por parte de professores e funcionários. A turma era considerada a “pior”, a “mais difícil” da escola, e os jovens como aqueles que “não têm mais jeito”, os “vagabundos”. Buscamos compreender também quais os atravessamentos que tornavam o trabalho dos educadores tão árduo e desgastante. Analisamos os dados utilizando as falas dos professores e dos alunos sobre a dinâmica escolar. Esperamos com este trabalho trazer reflexão para o fenômeno do fracasso escolar cuja responsabilidade ainda é colocada no aluno, o que faz com que a escola não se implique nas relações socioescolares que produzem impactos reais na vida dos agentes inseridos neste contexto
[Texto sem Formatação]
[Texto sem Formatação]
Document type
Trabalho de conclusão de cursoSource
AZEVEDO, Amanda Martino de. Verdade ou consequência?: o fracasso escolar e seus impactos na formação dos jovens de uma turma de EJA, em Campos dos Goytacazes. 2017. 70 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Psicologia) ─ Instituto de Ciências da Sociedade e Desenvolvimento Regional, Universidade Federal Fluminense, Campos dos Goytacazes, 2017.Subject(s)
Escola públicaFracasso escolar
Psicologia escolar
Psicologia escolar
Fracasso escolar
Educação de adultos
Campos dos Goytacazes (RJ)
License Term
CC-BY-SAThe following license files are associated with this item: